A Igreja Católica dedica o mês de junho à devoção ao Sagrado Coração de Jesus, uma das três solenidades do Tempo Comum dentro da liturgia católica e que representa o amor infinito de Deus por seus filhos. A data é comemorada sempre na segunda sexta-feira após o Corpus Christi e este ano será celebrada no dia 16 de junho.
De acordo com a tradição cristã, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus teve início por volta de 1620, quando Nosso Senhor pediu à Santa Margarida Maria Alacoque que a difundisse entre os fiéis. Assim, foi divulgada no mundo por São Cláudio de La Colombiere.
Naquela época, a heresia do “jansenismo” impedia que os católicos comungassem com frequência e tentava impelir o medo a Deus entre as pessoas.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus passou a ser difundida para agir contra essa corrente e para mostrar que existe um Jesus humano, misericordioso, sempre pronto a perdoar.
A tradição católica ensina que Santa Margarida ouviu as seguintes palavras durante a primeira revelação do Sagrado Coração de Jesus a ela concedida:
“Meu coração Divino está inflamando de amor pelos homens e por Ti. Preciso difundir as chamas do meu coração para enriquecer a todos com os preciosos tesouros do meu coração”.
Cristo deixou então doze promessas a partir dos seus encontros com Santa Margarida para os cristãos que o adorassem com fé. São elas:
“A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”.
“Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”.
“Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
“Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
“Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
“Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
“Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”.
“As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
“As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”.
“Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
“As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”.
“A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Criada em uma família muito católica, no interior do Rio Grande do Sul, Inesa Dalpasqual conta que todos os dias seus pais rezavam com ela e seus irmãos. Era bem criança na época, mas lembra que havia muitas imagens católicas na casa da sua mãe.
“Na cabeceira da cama deles, uma imagem que eu sempre tenho na minha memória é a do Sagrado Coração de Jesus. Então, eu me apeguei muito a ele, e isso ficou para a minha vida inteira. Eu rezo todos os dias para Jesus e também para Maria”, conta Inesa.
Ela comenta que, por ser católica praticante, tem muita fé no Sagrado Coração de Jesus e acredita que ele a protege e a seus familiares, todos os dias.
“Peço pela minha família toda, pelos meus filhos, meus genros, minhas noras, meus netos… Enfim, rezo para todos. Acho também que é muito importante rezar em família”, recomenda ela.
Há 26 anos, Dorinha Castro é coordenadora do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte. Ela diz ter alcançado muitas bênçãos e graças desde que passou a servir ao Sagrado Coração de Jesus, inclusive no enfrentamento de problemas bem difíceis.
Considerando sua fé ardente e pulsante, Dorinha afirma encontrar forças para superar todas as dificuldades na vida justamente por ter sempre o Pai a seu lado.
“Minha devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muito profunda. Os mistérios de Deus me despertaram para essa profundeza de amor, de amar e servir de coração a coração. É uma missão linda que Deus me confiou, de divulgar, mostrar e ser mensageira do Sagrado Coração de Jesus, servindo ao Apostolado da Oração”, relata a potiguar.
“Sagrado Coração de Jesus, ofereço-vos, através do Coração Imaculado de Maria, mãe da Igreja, em união com o Sacrifício Eucarístico, as orações, obras, sofrimentos e alegrias deste dia, em reparação das nossas ofensas e pela salvação de todos os homens, com a graça do Espírito Santo, para a glória do Pai Divino. Amém”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.