“Minha professora transformou minha vida”

“Minha professora transformou minha vida”

A frase do título da matéria certamente faz parte da sua vida. Um professor ou uma professora pode ter feito a diferença em algum momento da sua caminhada, não é mesmo?

Liz Cavalcante é professora do Ensino Fundamental da Escola Municipal Omar Sabbag, em Curitiba (PR). Mas suas aulas não se restringem ao quadro e cadernos. Como professora de robótica educacional há 10 anos, o que ela mais ensina, na verdade, é a como aprender

Ficou na dúvida de como isso é possível? A própria Liz explica melhor. Segundo ela, durante as aulas, os alunos são incentivados a descobrir novas habilidades e formas de aprender e esse é o principal objetivo das aulas. Além disso, fazem de forma lúdica e divertida, solucionando problemas do dia a dia. 

“Quando comecei o projeto na escola, não tinha ideia do impacto que causaria em mim e nos alunos envolvidos. Hoje sou muito feliz em ter contribuído com a formação de muitos alunos, que já estão até no mercado de trabalho”, disse. 

Para além do conhecimento sobre tecnologia, computação e robótica, as aulas também proporcionam o protagonismo, tão necessário para as crianças. 

“Elas se tornam protagonistas de seus aprendizados e conhecimentos em seus próprios tempos. Desenvolvem ainda a criatividade de forma lúdica, colocando a mão na massa e resolvendo os problemas em equipe”, completou a professora. 

 

Uma professora, muitas vidas transformadas

Durante os 10 anos no projeto, a “profe Liz” já fez a diferença para muitas crianças, que hoje lembram com alegria dos seus ensinamentos. É o caso de Gustavo Castro. Ele conta que, antes do projeto, não parava na sala de aula. Em suas palavras, “eu era um moleque arteiro demais, que brigava com todo mundo e vivia na diretoria”. 

A vida virou de ponta cabeça quando ele conheceu a professora Liz.

“As pessoas diziam para ela não me aceitar no projeto, mas ela deixou. Soube lidar comigo, conversava e me orientava. Mostrava o que era correto. Se eu não a tivesse encontrado na minha vida, não sei o que seria de mim”. 

Sem saber nem ler, a robótica, ao lado da professora que o incentivava, o então menino passou a ser diferente e se formou um homem pronto para encarar a vida. 

“Ela mudou a minha vida. Me ensinou, acreditou em mim e hoje estou aqui para agradecê-la. Essa mulher incrível”.

Professora Liz com seus alunos em uma das aulas do projeto de robótica. Foto: Arquivo pessoal. 

 

Mais energia para aprender

O reconhecimento não vem só de Gustavo. Rodrigo Teleginski afirmou que o projeto foi decisivo em sua vida porque colocou a energia que faltava para fazer a diferença nos campeonatos e educação. 

“Ela se doou e a gente conseguiu ter um resultado incrível muito tempo atrás. Ela é determinada e incrível. Merece tudo de bom nesse mundo e, sem dúvidas, sempre vai ser uma grande inspiração que eu levo para a vida inteira”.

Rodrigo disse ainda que se não fosse pela professora e pelo projeto, jamais teria despertado seu interesse pela tecnologia, que hoje é parte da sua vida. 

Alunos de Robótica da professora Liz aprendem de maneira lúdica e colocando a mão na massa, ou melhor, nos fios e condutores. Foto:Arquivo pessoal. 

 

Amor e amor!

Outra aluna da equipe de Robótica é Kauana Martins. Emocionada, enfatizou o quanto o projeto foi gratificante para sua jornada. Segundo a aluna, a experiência de participar da equipe, disputar competições e aprender com a mão na massa fez a diferença em toda a sua formação. 

“Esse projeto formou a minha vida. A professora Liz me ensinou tanto que eu nem consigo mensurar. Hoje eu sou a pessoa que sou por conta do projeto e dela”. 

 

A educação transforma

No dia 15 de outubro, Dia dos Professores, é necessário fazer o reconhecimento mais que merecido aos professores de Norte a Sul do Brasil. 

Aos que dedicam suas vidas para fazer a diferença na caminhada de milhões de crianças, jovens e até adultos, muitos parabéns.

A partir de experiências, gestos e atitudes, conseguem levar amor, esperança e fé ao lado da educação e dos ensinamentos. Muito mais do que matemática e português, ensinam lições que conseguem transbordar e ser eternas. 

Pose para a foto em uma das aulas de Robótica. Foto: Arquivo pessoal

“A educação transformadora abre novos horizontes, pois quando temos contato com contextos diversificados, temos um repertório maior de conhecimentos, o que ajuda  a abrir a mente para outras formas de viver  e outros estilos de vida. Dessa forma, teremos agentes transformadores do mundo em que vivemos. Não podemos transformar o mundo, mas podemos transformar pessoas que transformarão o mundo e suas próprias vidas”, finalizou Liz. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.