Já pensou em percorrer o Brasil com uma mochila nas costas e um terço nas mãos, visitando os mais distantes recantos para levar a palavra de Deus? Conheça então a história do cearense Yvan Junior, de 27 anos, que em 2022 percorreu nove estados brasileiros para evangelizar em várias paróquias e comunidades por meio de seu projeto Mochileiro Missionário.
No mês de setembro, ele esteve no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, quando participou da festa de devoção da Associação Evangelizar É Preciso.
Ao todo, o jovem percorreu mais de 3 mil quilômetros a pé e 9 mil quilômetros de carona, passou por 91 cidades dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás e Pará.
“Raramente eu me identificava como um missionário nessas peregrinações. Eu era um mochileiro. E, nas conversas, as pessoas iam descobrindo que eu era um missionário, que eu tinha uma Boa Nova para trazer. Uma Boa Nova que talvez eles já conheciam e que estava adormecida”, disse em entrevista ao site Vatican News.
Yvan Junior se despediu da família, na cidade de Jaguaribe (CE), no dia 10 de janeiro de 2022 e partiu para sua jornada munido de uma mochila, terço de Nossa Senhora e uma Bíblia. Levava também uma carta de apresentação redigida e assinada por seu pároco, que atestava a missão de evangelização que estava realizando.
Além de muitas experiências inesquecíveis, os momentos vividos ao longo do caminho também serviram para Yvan Junior meditar e se encontrar consigo, com o outro e com Deus. Conversou com diversas famílias, sempre muito bem recebido onde chegava.
“No Caminho da Fé, quando eu chegava nas pousadas e as proprietárias descobriam que eu era missionário – porque as notícias correm -, elas não queriam cobrar e nem que eu trabalhasse. Elas pediam que eu realizasse celebrações da Palavra para as pessoas que estavam na pousada, os peregrinos do Caminho. Então foi como um retiro espiritual para mim e para todos”, lembra Yvan.
Além de conversar com famílias, ele conviveu com moradores de rua, celebrou a Palavra de Deus, rezou o terço de Nossa Senhora com várias pessoas, visitou os santuários da Menina Benigna e do Padre Cícero no Ceará, caminhou pelo Caminho da Fé entre São José do Rio Preto (SP) e Aparecida do Norte (SP), entre outros destinos.
Essa não foi a primeira aventura de Yvan Junior pelas estradas. Em 2014, ele realizou sua primeira jornada. Foi de sua cidade Jaguaribe, no Ceará, até Aparecida do Norte, no estado de São Paulo. Percorreu mais de 2.500 quilômetros de carona. Tinha como objetivo pagar uma promessa em agradecimento pela cura do avô.
Aspirante a franciscano, ele conta que a inspiração para ganhar as estradas para evangelizar veio nos tempos de seminarista, ao ler as páginas da Encíclica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, em seus momentos pessoais de oração. Ele então refletiu:
“Por que não viajar de carona e conversar com as pessoas, já que eu gosto tanto da estrada? Por que não usar disso, de toda essa aventura de fazer trilhas, de conhecer outras cidades, conhecer outras realidades como uma ferramenta para também levar o Evangelho para os que estão na estrada?”
A decisão de colocar o Projeto Mochileiro Missionário em prática foi tomada em 2021, quando chegou ao noviciado. Programou o início da sua jornada para os primeiros dias do ano seguinte. E assim foi feito.
Depois, ao ser interpelado por um garoto com fome que lhe pediu comida, Yvan diz ter sentido o chamado de Deus e criou o Projeto Mochila Solidária. Passou a ajudar pessoas em situação de rua com alimentação, produtos de higiene pessoal e acomodação.
O missionário participou de uma grande celebração no ano passado: a Festa de Jesus das Santas Chagas, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR). O evento acontece anualmente e tem duração de uma semana. Yvan Junior considera que estar presente à festa foi uma graça recebida devido à oportunidade de experimentar esse fenômeno de fé, religiosidade e experiência de Deus, tanto no período das missas quanto na procissão.
O sentimento que eu tive foi um sentimento de gratidão e de experiência do amor de Deus, relata ele.
Tudo aconteceu porque Yvan Junior foi convidado por um amigo que mora em Curitiba e, assim, seu projeto Mochileiro Missionário passou pelo local.
“Ter vivido a experiência me proporcionou tocar na fé simples do povo, que é uma fortaleza de nossa fé, querendo ou não. Esse fenômeno, essa experiência de fé, através dessa devoção de Jesus das Santas Chagas, traz o quanto é maravilhoso e extraordinário essa experiência católica”, conclui.
Atualmente, Yvan Junior já retornou ao seminário, onde está no primeiro ano de estudos na Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis. Seus planos futuros são de se dedicar à formação. Mas isso não exclui a possibilidade de que, nos momentos mais livres, ele programe mais uma “mochilagem” para levar o Evangelho aos que estão na estrada.
Após contar sobre seu projeto ao IDe+, o mochileiro aproveitou para convidar a todos para também vivenciarem a experiência de fé na Festa de Jesus das Santas Chagas deste ano.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.