Ele merece todas as homenagens! Na Argentina e no Brasil, dois murais chamam a atenção e destacam Papa Francisco, que sempre dialogou com a arte e com a cultura e incentivou a criação de símbolos de fé, esperança e compromisso com os mais pobres.
No Brasil, o mural foi inaugurado em 25 de julho no Centro Educacional Unificado (CEU) Papa Francisco, em Sapopemba, na zona leste de São Paulo. Com 460 m², a pintura foi criada pelo artista Kelvin Koubik como parte do Museu de Arte de Rua (MAR), programa da Prefeitura de São Paulo.
A obra mostra o Papa Francisco acompanhado da frase: “Terra, teto e trabalho são direitos sagrados”, que faz referência direta à sua defesa da dignidade humana e da justiça social. A criação do mural se baseou em uma fala que ele fez em defesa dos direitos humanos:
“Terra, teto e trabalho são direitos sagrados. Que ninguém vos tire esta convicção, que ninguém roube esta esperança, que ninguém apague os sonhos.”
O mural está em um espaço que acolhe diariamente milhares de pessoas, entre estudantes e moradores da região. No local, há atividades culturais, esportivas e educacionais para até sete mil pessoas por dia.
Foto: divulgação PMSP
Na Argentina, país natal do Papa, a cidade de La Plata tem outra grande homenagem: um mural de 50 metros de altura, considerado o maior do mundo dedicado ao Papa Francisco. A obra foi realizada pelo artista Martín Ron na lateral de um prédio em frente à catedral da cidade.
A imagem hiper-realista retrata um momento que ficou muito famoso no início do pontificado, com o Papa sorridente observando uma pomba branca, símbolo do Espírito Santo e da paz. Foi inspirada em uma cena real que aconteceu na Praça São Pedro, em Roma, e representa o desejo do Papa de levar paz e esperança ao mundo.
Foto: reprodução AICA (Agência Informativa Católica Argentina)
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.