O Catecismo da Igreja Católica, do número 2258 ao 2330, explica que a vida humana é sagrada porque ela é ação criadora de Deus e nos mantêm numa relação especial com Ele. Só Deus é senhor da vida, desde o seu começo até o seu fim.
Por isso, a Igreja considera pecado grave cometer ou apoiar, direta ou indiretamente, o aborto, a eutanásia, os homicídios voluntários, tráfico, corrupção, a falta de assistência e socorro aos vulneráveis, por exemplo.
O suicídio é um pecado grave contra o amor. Mas perturbações psíquicas, a angústia e temor de algum sofrimento são circunstâncias que podem diminuir a responsabilidade de um suicida. Cabe a nós rezar e pedir a misericórdia de Deus por essas almas.
É pecado atentar contra a vida e contra o amor, se expor a condições de risco (na terra, no mar, no ar) ou em alta velocidade. Igualmente é atentar contra a vida se entregar aos abusos de bebida, comida, medicamentos, etc. Por fim, também é grave expor alguém ao pecado ou ferir sua dignidade.
Os Mandamentos da Lei de Deus, ou Decálogo, são as dez frases que o próprio Deus escreveu em tábuas de pedra, conforme o relato do livro do Êxodo (Capítulo 20) e do livro do Deuteronômio (capítulo 5). Essas tábuas ficaram conhecidas como Tábuas da Aliança, pois elas revelam o caminho que Deus propõe para que o homem se liberte da escravidão do pecado e O ame .
1º Mandamento
Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Mandamento
Não tomar seu santo nome em vão
3º Mandamento
Guardar domingos e festas de guarda
4º Mandamento
Honrar pai e mãe
5º Mandamento
Não matar
6º Mandamento
Não pecar contra a castidade
7º Mandamento
Não furtar
8º Mandamento
Não levantar falso testemunho
9º Mandamento
Não desejar a mulher do próximo
10º Mandamento
Não cobiçar as coisas alheias
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.