No Dia do Papa, veja algumas das principais realizações de Francisco e o início da liderança de Leão XIV

No Dia do Papa, veja algumas das principais realizações de Francisco e o início da liderança de Leão XIV

Em 13 de março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito o 266º Papa da Igreja Católica, quando adotou o nome de Francisco. Sua eleição marcou a primeira vez que um Pontífice da América Latina e membro da Companhia de Jesus assumiu o trono de São Pedro.

No Dia do Papa, e de São Pedro e São Paulo, vamos recordar o exemplo de amor, abertura e olhar aos desafios da atualidade deixados como legado do pontífice que foi ao encontro do Pai há cerca de dois meses, o Santo Padre que sempre agiu com foco na misericórdia divina e promoção da justiça social.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, filho de imigrantes italianos. Formou-se como técnico em química antes de ingressar no seminário jesuíta. Foi ordenado Sacerdote em 1969 e, ao longo das décadas seguintes, teve diversas funções dentro da Ordem e na Igreja argentina. Em 1992, foi nomeado Bispo auxiliar de Buenos Aires e, em 1998, Arcebispo da mesma Arquidiocese. Em 2001, Cardeal pelo Papa João Paulo II.

O Papa da simplicidade

Quando foi eleito Papa, pediu que os fiéis não fossem até o Vaticano para assistir, mas que doassem os valores para comunidades pobres.

Decidiu morar na Casa Santa Marta, e não no suntuoso apartamento papal no palácio.

Principais iniciativas e reformas durante o Pontificado

  • Conversão e reforma eclesial: Papa Francisco promoveu uma reforma contínua na estrutura da Igreja, em busca de uma “conversão pastoral” que a tornasse mais missionária e próxima das realidades contemporâneas. Essa reforma incluiu a reorganização da Cúria Romana para torná-la mais eficiente e transparente.
  • Igreja “em saída”: desde o início de seu pontificado, ele enfatizou a necessidade de a Igreja estar em constante movimento, em saída ao encontro das periferias existenciais e sociais para levar a mensagem do Evangelho a todos.
  • Atenção à família: o Papa convocou dois sínodos sobre a família, que resultaram na exortação apostólica “Amoris Laetitia”, que aborda os desafios contemporâneos enfrentados pelas famílias e promove uma pastoral de acolhimento e misericórdia.
  • Ecologia integral: em 2015, o Pontífice publicou a encíclica “Laudato Si’”, na qual aborda a crise ambiental e chama a humanidade à responsabilidade compartilhada na proteção da “casa comum”.
  • Medidas mais rigorosas: o Papa implementou medidas mais rigorosas para enfrentar casos de abusos, em prol de uma cultura de transparência e responsabilidade dentro da Igreja.
  • Promoção da fraternidade humana: Francisco foi uma voz ativa na promoção do diálogo inter-religioso e da fraternidade entre os povos. Também foi firme na busca de construir pontes de entendimento e paz em um mundo marcado por divisões e conflitos.
  • Encíclica “Fratelli Tutti”: publicada em 2020, aborda a fraternidade e a amizade social. Convoca a humanidade a superar as diferenças e trabalhar conjuntamente pelo bem comum.
  • Sínodo sobre a Amazônia: em 2019, o Papa convocou um sínodo para discutir os desafios pastorais e ecológicos da região amazônica, com destaque para a importância de ouvir as comunidades locais e proteger a biodiversidade.
  • Jubileu da Misericórdia: em 2015, Francisco proclamou um Ano Santo extraordinário dedicado à misericórdia, e incentivou os fiéis a praticarem o perdão e a compaixão em suas vidas diárias.
  • Reforma econômica do Vaticano: o Papa implementou medidas para aumentar a transparência financeira na Santa Sé.

Impacto global e legado

Papa Francisco foi atuante no cenário global. Com coragem e compaixão, abordou questões como migração, mudanças climáticas e justiça social. Seu estilo pastoral e acessível conquistou a admiração de muitos e rendeu muitas cenas que aproximaram as pessoas da Igreja e do amor de Deus.

Sucessor de Pedro

Cristo confiou a condução da Igreja a São Pedro e hoje os católicos estão presentes mundialmente. A cada mudança de liderança, a Igreja vive um novo ciclo, mas com o compromisso de permanecer unida em sua missão universal. 

Papa Francisco sempre teve muitas frases e conselhos inspiradores para os fiéis. Um deles, muito significativo ao se pensar a finitude, foi direcionado aos jovens em um evento, mas serve para todas as pessoas.

“Às vezes, a vida põe-nos à prova, faz-nos ver as nossas fraquezas em primeira mão, faz-nos sentir nus, indefesos, sozinhos. Não tenhais vergonha de dizer ‘estou com medo’, a escuridão assusta a todos nós. A escuridão nos põe em crise, principalmente quando levantamos as redes e elas estão vazias, então a gente não entende, a gente se pergunta o porquê, mas depois da noite vem o dia, sempre. Não tenhas medo da vida, por favor! Tem medo da morte, da morte da alma, da morte do futuro, do fechamento do coração. Tem medo disto, mas não da vida, a vida é bela, a vida deve ser vivida e doada ao próximo, a vida deve ser partilhada com os outros, não fechada em si mesma”, disse.

Com a escolha do Papa Leão XIV, os desafios contemporâneos permanecem. Em seus primeiros meses de pontificado, o Santo Padre tem dado indicações de que manterá várias iniciativas inspiradas por seu antecessor, como a Igreja em saída, atuante, comprometida com a paz, a justiça social e o ecumenismo. Em seu primeiro discurso como Papa, citou Francisco e confirmou que é preciso “construir pontes” por meio do diálogo. 

Na homilia de hoje (29), Leão XIV incentivou a comunhão eclesial e a vitalidade da fé, de acordo com o site Vatican News. Ele recordou São Pedro e São Paulo. Ambos com origens, histórias, personalidades diferentes, mas um objetivo comum em Cristo. Irmãos na fé que deram as vidas pela causa do Evangelho. O Santo Padre exortou:

“Empenhemo-nos em fazer da nossa diversidade um laboratório de unidade e comunhão, de fraternidade e reconciliação, para que cada pessoa na Igreja, com a sua história pessoal, aprenda a caminhar junto dos outros.”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.