Dia 14 de novembro é considerado o dia mundial de combate a diabetes. A data é uma maneira de conscientizar as pessoas sobre os perigos e cuidados com a doença.
O Brasil é hoje o 5º país com maior incidência de diabetes em todo o mundo, com mais de 16,8 milhões de pessoas convivendo com a doença. No mundo, são mais de 537 milhões de adultos com diabetes, segundo dados do Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation (IDF/2021).
Mas o que é essa doença e quão perigosa ela pode ser se não tratada?
A diabete é uma doença crônica em que o corpo não consegue produzir insulina ou não consegue usar ela adequadamente. A insulina é a responsável pela metabolização da glicose no organismo. Quando ela falta, há um déficit na metabolização, aumentando as taxas de açúcar no sangue permanentemente.
Mas há diferentes tipos de diabetes. A tipo 1, que ocorre em 5 a 10% dos pacientes. Nesse tipo, os anticorpos agridem as células protetoras de insulina.
Já o tipo 2, presente em 90% dos pacientes, é resultado da resistência à insulina e da deficiência na secreção.
Há também a diabetes gestacional e/ou decorrentes de fatores genéticos associados ao uso de medicamentos ou doenças.
Apenas um profissional de saúde é capacitado para fazer o diagnóstico, mas há alguns sintomas que auxiliam na descoberta da diabetes, incluindo:
– vontade de urinar diversas vezes;
– fome frequente;
– sede constante;
– perda de peso;
– fraqueza;
– fadiga;
– nervosismo;
– mudanças de humor;
– náusea;
– vômito.
– infecções frequentes;
– alteração visual (visão embaçada);
– dificuldade na cicatrização de feridas;
– formigamento nos pés;
– furúnculos.
A vida de um paciente com diabetes deve ser saudável, com a prática de exercícios e uma alimentação controlada.
Além disso, é necessário manter os níveis de glicose no sangue e, se necessário, utilizar medicações específicas para o tratamento. Isso porque, quando as taxas de açúcar no sangue estão alteradas e permanecem assim por longos períodos de tempo, podem causar problemas mais graves, como a cegueira, insuficiência renal, amputação de membros, etc.
A diabete é uma doença perigosa e quando não tratada, pode levar o paciente à morte. Em 2021, mais de 6,7 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença. Por isso, o tratamento e o cuidado são tão importantes – independentemente da idade do paciente.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.