No Outubro Rosa, veja a relação entre exercícios físicos e câncer de mama

No Outubro Rosa, veja a relação entre exercícios físicos e câncer de mama

O Outubro Rosa já faz parte do calendário de muitas empresas, instituições públicas e, também, de muita gente. No mês em que se busca ainda mais conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, é tempo de destacar um importante aliado: o exercício físico regular.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, praticar atividades físicas, ainda que leves, e manter uma alimentação equilibrada estão entre as melhores formas de prevenir a doença. O Inca estima 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025. O câncer de mama feminina e o de próstata foram os mais incidentes com 73 mil e 71 mil casos novos, respectivamente.

O que se sabe sobre a relação

Um grupo de pesquisadores investigou essa relação e publicou o artigo “Os Benefícios dos Exercícios Físicos no Câncer de Mama” em uma revista científica. A conclusão foi de que a prática regular deve ser estimulada, visando a prevenção primária do câncer de mama, melhoria da qualidade de vida e redução da mortalidade, embora precise de mais estudos para que se chegue a resultados detalhados e precisos sobre os casos e dados.

Essa descoberta, aliada a outras sobre o tema, é importante pois, como explica o Hospital do Coração (HCor), a partir de um estudo publicado no Journal of Cancer Survivorship, até pouco tempo atrás existia a ideia de que o exercício físico poderia prejudicar mulheres que estivessem em tratamento contra o câncer de mama. Mas essa pesquisa mostrou que não é essa a realidade.

Ao explicar o estudo, o oncologista do HCor Onco, Dr. Auro Del Giglio, argumenta que o sedentarismo oferece mais riscos à saúde do que a prática de exercícios, mesmo em pessoas que se recuperaram da doença. Além disso, treinar regularmente pode até diminuir a chance de recorrência do câncer.

“A prática de atividade física pelo menos três vezes por semana é uma excelente ferramenta para restaurar e melhorar o bem-estar físico durante o tratamento do câncer de mama. Os exercícios aumentam a força muscular e a capacidade funcional, além de auxiliar no controle do peso, reduzir os sintomas de fadiga, melhora da autoestima e da qualidade de vida do paciente”, esclarece.

Veja benefícios dos exercícios físicos

  • Redução do risco de desenvolver câncer de mama.
  • Regulação dos níveis de hormônios como o estrogênio.
  • Controle de peso, fundamental na prevenção.
  • Melhora da qualidade de vida durante o tratamento.
  • Fortalecimento do sistema imunológico.
  • Apoio emocional, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Fonte: Inca

O Outubro é rosa e sem sedentarismo

Para colocar em prática a prevenção aliada aos exercícios físicos, consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa. Lembre-se de começar devagar e ter regularidade: o importante é fazer das atividades físicas parte da rotina diária.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Isabel Cristina Kruger
    Muito obrigada pelo conteúdo equipe
  • Maria Eduvirgem Lima Wust
    Achei otimo. Sempre é bom saber mais

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.