Nossa Senhora Rainha: quem a coroou no Céu?

Nossa Senhora Rainha: quem a coroou no Céu?

A cena de Maria coroada no Céu é uma imagem forte e singular para a fé católica. E quem a coroou como Rainha? A Tradição da Igreja ensina que a coroa é o reconhecimento de que Deus a exaltou junto ao seu Filho e a tornou Rainha do Céu e da Terra.

O Magistério ensina que, após sua Assunção em corpo e alma, Maria foi exaltada por Deus e coroada no Céu. O Concílio Vaticano II recorda que ela “foi exaltada pelo Senhor como Rainha do Universo” (Lumen Gentium, §59). Essa realeza não diminui sua humildade, mas revela que a Mãe do Rei é também Rainha, porque participa de modo único da glória de Cristo.

Em 1954, o Papa Pio XII instituiu a festa de Santa Maria Rainha, com a Encíclica Ad Caeli Reginam, para ser celebrada inicialmente em 31 de maio. Após a reforma litúrgica, a memória passou para 22 de agosto, dentro da oitava da Assunção. Foi também Pio XII quem realizou a coroação da imagem de Maria Salus Populi Romani, que lembrava sua proteção durante a Segunda Guerra Mundial.

Nossa Rainha

Na Bíblia, encontramos a imagem da “Mulher vestida de Sol” coroada com doze estrelas (Ap 12,1). Em artigo publicado em 2024, o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, afirmou:

“Celebramos neste dia 22 de agosto a memória litúrgica de Nossa Senhora Rainha: é um reconhecimento a Deus por nos ter dado Maria como Mãe e ter permitido que ela gerasse o nosso Salvador em seu ventre. Ela, de fato, é a nossa Rainha, pois foi Mãe do nosso Rei”.

O Cardeal lembra que Maria é invocada como Rainha em orações e ladainhas da Igreja, como a Salve Rainha e a Ladainha Lauretana: “Rainha dos Apóstolos, rogai por nós. Rainha dos Patriarcas, rogai por nós. Rainha dos Profetas, rogai por nós”. Essa invocação agradece a sua intercessão materna por todos nós e por ser a nossa Rainha” (Encíclica Ad Caeli Reginam).

Dom Orani também explica que celebrar Maria como Rainha não significa colocá-la acima de Cristo, mas reconhecê-la como a humilde serva que educa e guia os filhos de Deus.

“Ela continua sendo a humilde serva do Senhor e não a colocamos como uma Rainha comum, aqui da terra, que ‘manda’ e os servos obedecem, mas Ela é uma Rainha que ensina e educa os seus filhos.”

A festa está intimamente ligada à Assunção: “Se o Filho é Rei, a Mãe é Rainha. Ela é Mãe de Deus, a escolhida, por isso, a invocamos como Rainha”.

Uma coroação feita por Deus

Quem coroou Nossa Senhora no Céu foi o próprio Deus. Não se trata de um gesto humano, mas da participação única de Maria na glória do Filho. Como afirmou Pio XII, ela recebeu o “duplo diadema da virgindade e da maternidade divina”.

A memória litúrgica de Nossa Senhora Rainha é um chamado a reconhecer em Maria a intercessora fiel, a Rainha que não governa com poder terreno, mas com amor de mãe, que sempre leva a Cristo.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.