Nutrição e ansiedade: você sabia que suas escolhas alimentares podem auxiliar na redução dos sintomas?

Nutrição e ansiedade: você sabia que suas escolhas alimentares podem auxiliar na redução dos sintomas?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil se destaca como o país onde há mais pessoas com ansiedade  no mundo: são mais de 18 milhões de brasileiros que convivem com o transtorno (9,3% da população). Boas escolhas alimentares podem ser uma forte aliada para redução dos sintomas da ansiedade, assim como optar por alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar podem afetar de forma negativa o bem-estar e emoções. 

Esses alimentos não saudáveis podem comprometer todo o organismo, inclusive a microbiota intestinal (também conhecida como flora intestinal), pois mantê-la saudável é primordial para garantir a produção de neurotransmissores que auxiliam na sensação de bem-estar e melhoram o humor. 

Para que o intestino se mantenha saudável, é importante o consumo adequado de fibras como frutas, legumes, verduras e de probióticos como iogurtes e kefir, por exemplo, que são alimentos fermentados e contêm uma grande variedade de compostos bioativos, os quais contribuem para o bom funcionamento do trânsito intestinal e para a saúde.

Quais alimentos ajudam a controlar a ansiedade

Vários alimentos podem auxiliar na redução dos sintomas da ansiedade por serem ricos em triptofano (aminoácido essencial que ajuda na produção de serotonina – neurotransmissor que contribui com o humor e com o sono) como:

  • Banana;
  • Chocolate amargo – 70% cacau;
  • Oleaginosas: vegetais como frutos secos e sementes, ricos em gorduras saudáveis e que devem ser consumidas em quantidade adequada;
  •  Aveia;
  •  Peixes: sardinha é um bom exemplo;
  •  Alimentos fontes de vitaminas do complexo B: também são primordiais, como os vegetais verde escuros, sementes e ovos, pois auxiliam na conversão do triptofano em serotonina. 
  • Alimentos ricos em ômega 3: como mencionado, sardinha, atum, sementes, oleaginosas e azeite de oliva extra virgem. 
  • Alimentos ricos em zinco: como castanhas, carnes, ovos, amendoim, leite e derivados. 
  • Fontes de magnésio: como abacate, couve, espinafre, castanhas e banana. 

O que evitar

É importante evitar bebidas alcóolicas e também o consumo das que contenham cafeína como café, chás mate, preto e energéticos, pois são bebidas estimulantes. Uma opção para quem gosta de café seria usar o descafeinado. 

Também pode-se optar por incluir chás com ação ansiolítica como infusão com folhas de maracujá, mulungu, melissa e camomila, que podem ser usados como coadjuvantes e auxiliar em sintomas leves. 

É fundamentado acompanhamento com profissionais que irão auxiliar no tratamento como, por exemplo, psicólogo, nutricionista e o psiquiatra, que irá prescrever medicamentos se necessário. 

Além de uma alimentação saudável, ter um planejamento diário e organização auxiliam na redução dos sintomas: ter um hobby que você goste, fazer exercícios físicos regularmente, sono de qualidade e evitar distrações na hora de dormir. Assim como você pode praticar a meditação e técnicas de respiração. Além disso, é importante se manter próximo do convívio social com pessoas que você ama e te fazem bem podem auxiliar a estar cada vez melhor. 

Desfrute da vida e das boas coisas que temos disponíveis, não foque apenas em compromissos de forma exagerada, sempre separe um tempo para você e seu bem-estar que os bons sentimentos podem em muitas situações se sobrepor à ansiedade. 

Receita com alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Receita provada e aprovada pela equipe do IDe+

Abaixo uma receitinha com alimentos que auxiliam na produção do triptofano. Além disso, você se sentirá bem por preparar algo gostoso e saudável e oferecer esse alimento para confraternizar com as pessoas que você ama. Faça o teste! 

RECEITA – Bolo de cacau com aveia

Ingredientes

Farinha de arroz ou amêndoas ———— 1 xícara

Farelo de aveia ————————- 1 xícara

Cacau em pó —————1/2 xícara

Fermento químico em pó————1 colher de sopa

Ovo de galinha————————– 3 unidades

Azeite de oliva ————————-1/4 xícara

Açúcar demerara (Opcional)———–1/2 xícara

Água quente——————————1/2 xícara

Gotas de chocolate amargo (Opcional)—–1/2 xícara

Modo de preparo
  1. Misturar os ovos, o azeite e açúcar até obter uma massa homogênea. 
  2. Depois, adicionar os demais ingredientes, exceto o fermento, e mexer bem.
  3. Adicionar o fermento e mexer delicadamente. 
  4. Transferir para uma forma untada com azeite e enfarinhada com aveia ou farinha de arroz e assar em forno pré-aquecido a 180 graus durante 30 a 35 minutos.

Para ler um estudo sobre o tema, clique aqui. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Superinteresante!!!
  • Flávia I Freitas
    Parabéns IDE+ por trazer matérias tão importantes para nós cristãos. Sabemos que alimentação é fundamental para termos saúde física e mental, já dizia Hipócrates “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” precisamos cuidar de nossa “dieta”, muitas vezes precisamos fazer uma reeducação alimentar. É claro que para controlar a ansiedade, não é só uma questão “culinária”, há diversos aspectos a considerar, tais como: fazer exercícios físicos, fazer meditação (foco na respiração), lazer (distração), buscar se socializar, ter uma rotina diária agradável, procurar nutrir pensamentos positivos, dormir pelo menos 7 horas por dia, não ser tão exigente consigo mesmo (amar-se) e buscar ajuda médica (quando necessário). A ansiedade é um distúrbio que afeta milhões de pessoas no mundo, precisamos nos cuidar, e a alimentação é um fator importante nas mudanças de hábitos, a orientação de um nutricionista às vezes é necessária por trazer um olhar profissional sobre nossas necessidades nutricionais, não devemos tentar resolver tudo sozinho. Felizmente, com o tempo colheremos os frutos dos novos hábitos.
  • Terezinha kovalski
    Amei essa matéria, caiu como uma luva pra mim ,estava mesmo passando por essa problema e ansiedade. Gostei da receita do bolo ,vou fazer .Obrigada pela matéria
  • Maria Luiza Pires Sucupira
    Muito bom. Gostei das orientações. A receita não posso fazer pq tenho labirintite e não uso açúcar nem cacau e chocolate.
  • sueli
    Gostei do conteúdo apresentado. Sempre fui ansiosa, porém, após minha aposentadoria em 2017 piorei muito. Hoje faço uso de medicação e com muita fé em Jesus das Santas Chagas luto contra isso. O conteúdo apresentado é relevante sim. A alimentação balanceada contribui para saciar e driblar a necessidade de sempre estar comendo algo que não seja saudável. Parabéns!!!!
  • Dione Maristela Mondelli
    Olá, achei excelente! Parabéns, mais uma vez por tdo q vcs fazem para q tenhamos mais saúde .... Em todos os aspetos espiritual, emocional e física. Amem, Deus os abençoe e que uma gota do sangue de Jesus Cristo das Santas Chagas recaia sobre todos vcs. Paz e benças 🙏🙏🙏🙏
  • Gislaine de morais Silva
    Adorei o conteúdo,me ajudou demais,e vou colocar em prática MT obrigada ☺️
  • Giovana Ferrari
    Muito bom. Parabéns! A receita fechou a matéria com chave de ouro 👏👏👏
  • Ivo Reginaldo Inczmionka
    Muito bom, amei , são coisas que muitas até sabemos mas com o passar do tempo acabamos em não fazer mais. Parabéns !
  • Marcelo Petruzalek
    Gostei muito da matéria! Sensacional. Parabéns!
  • Edineide Rocha de santana
    Achei maravilhoso , muito bom vou seguir com as recomendações obrigado
  • Maria de Lourdes dos Prazeres
    Maravilhoso. De grande ajuda. Muito obrigada.
  • Vera Lucia Costa wagner
    Amei ótima dicas
  • Vera Lucia Costa wagner
    Amei ótima dicas
  • vera lucia da silva feire
    Adorei as informações, pois sofro de ansiedade e SII . Vou fazer essa receita, como não pega leite na sua composição é ótimo.
  • vera lucia da silva feire
    Gente, amei essas informaçôes pois sofro de ansiedade , tomo mediamento e tbm tenho SII. Um alimento melhora minha ansiedade outro prejudica meu intestino. Essa receita de bolo e muito boa, pois não pega leite. preciso controlar a ansiedade para melhorar meu intestino. Parabéns pelo conteúdo.
  • Maria Zenilda Silva
    Adorei ,gosto mto de saber como ter os benefícios de uma alimentação saudável. Vou fazer essa receita ainda hoje.
  • Aurelina de Jesus Cavalcante
    Um assunto que sempre irá fazer parte de nossa vida, muito importante estimular essa consciência de uma alimentação saudável! Um vida saudável seremos felizes!!!!
  • BIANCA FIALHO DE AEAUJO
    GOSTEI MUITO DESSE TEMA
  • Perolina Dias de Amorim
    Achei a matéria bem interessante. Eu, particularmene, já dou preferência aos alimentos mais saudáveis, menos gordurosos e os integrais, além de exercícios fisicos. Aprendi que, agindo assim, de certa forma estamos nos prevenindo de certas doenças. Obrigada por nos disponibilizar informações importantes pro nosso dia a dia.
  • Idelze Pereira Soares
    Maravilhosa essa dica, é de grande valia, pois nós estamos convivendo lado a lado com á ancieda!
  • Edson Pereira da Silva
    Achei ótimo e preciso muito praticar essas recomendações, estou obeso e com muitas doenças: coluna, dores no joelho, tornozelos, dedos do pé direito, incontinência urinária e outras. Vou me esforçar para caminhar e modificar a alimentação, obrigado pelas dicas
  • Verônica Kurzydlowski
    Muito bom,um conteúdo que vai auxiliar onde muita pessoas necessitam,algo assim chama atenção para a leitura.
  • Silvio Gallego
    Sensacional a matéria e de brinde uma deliciosa receita saudável. Parabéns!!
  • simone
    ADOREI ESSA MATERIA, MUITO INTERESSANTE. PRECISAMOS REVER NOSSA ALIMENTACAO E MUDAR HÁBITOS, INCLUINDO ATIVIDADES FISICAS CONSTANTES. MUITO OBRIGADA
  • simone
    ADOREI ESSA MATERIA. OBRIGADA
  • Daniela Ribeiro Resende Alves de Souza
    São conteúdos de extrema importância para que várias pessoas possam ter uma consciência melhor,não só apenas sobre o que comer...mas sobre como comer comida de verdade e viver com saúde. Alimentação saudável é tudo...
  • Ivete Maria Casagrande Sipoli
    Muito interessante, pois estamos vivendo um momento de muita pressão, correria e saber que os alimentos saudáveis podem sem usados ao nosso favor é muito bom. Com diz a doutora Gisela Savioli fazer fazer a dieta da bíblia. e tentar viver melhor. Sou ouvinte da Rede evangelizador em minha casa a televisão quando está ligada fica na Rede Evangelizar. Obrigada pelo carinho.
  • Maria de Lourdes
    Pra mim achei muito interessante pois sou muito ansiosa e me ajudou bastante. se possível gostaria de saber mais sobreo assunto.
  • Maria Dorotéia Martins Mendonça
    Muito ieressante gostei muito vou compartilhar llm outras pess
  • Marilda Coelho de Barros Barony
    Muito interessante! Realmente, diante de tantos problemas e dificuldades, muitas pessoas têm se apresentado cada vez mais ansiosas. E essas informações são muito valiosas.
  • Muito interessante! Realmente, diante de tantos problemas e dificuldades, muitas pessoas têm se apresentado cada vez mais ansiosas. E essas informações são muito valiosas.
  • Flavia
    Gostei
  • Ivete da Cruz Fonseca
    Fantástico! Será muito importante pra toda a minha família
  • Jose maria de almeida raeder
    Foi muito boa os assunto acima e os seus ensinamentos. Continue nos informando sobre estes e outros assuntos para nossa melhor vivência. Obrigado
  • Flavia Aparecida Ferreira
    Adorei a matéria, muito enriquecedora. Irei compartilhar com outras pessoas para auxiliar no processo de controle de ansiedade. Obrigada
  • Maria Abigail Cabral Siqueira Joaquim
    Bom dia.Maravilhoso.Foi uma aula divina.Obrigada.Isso e amar o irmao.Na simplicidade do amor divino.Parabens.VALEU.
  • Regina da Silva Costa de Baturité ce
    É muito bom .eu gostei muito deste tema
  • Luzia C. Cortez Feliciano
    Achei muito bom e saudável valeu
  • ANA PAULA
    MUITO BOM ESSE ARTIGO.
  • Edelzi Maria
    Que ótimo! Muito bom conteúdo com informações que ajudam na nossa saúde e bem-estar. Gratidão
  • Vladia Maria Rodrigues da Silva do CE
    Eu achei maravilhoso esses conteúdos sobre ansiedade pois sofro desse problema mais com essas dicas e com fé no meu Deus do impossível vou conseguir vencer
  • clebio
    muito bom,esse tema.
  • Marijari
    Otimo
  • Abadia Altina
    Muito bom!
  • Abadia Altina
    😀 bacana
  • Abadia Altina
    😀 legal!
  • Idamar Borges
    Muito legal parabéns
  • Katrine
    Ameeei
  • Celia
    Gostei muito esse tema sobre anciedade é muito interessante saber o que comer pra controlar a anciedade
  • Adri
    Muito bom... Tenho ansiedade e tomo medicação para controlar mas não sinto muito melhor vou seguir algumas dicas que eu li aqui, obrigada. ah também vou repassar para as pessoas que também sofrem com ansiedade. Obrigada fique com.
  • Adelir
    Excelente ao ler fui recordando do que é bom e saudável..
  • Marlucia Arruda
    Amei essa reportagem, muito bela e com conteúdo de grande valia, aprendendo muito. Obrigada vocês são maravilhoso.
  • Fátima
    Ótimo!
  • Sonia
    Bom dia.. nossa amei a matéria, com certeza vou fazer essa receita..
  • EVANIR AMARAL
    Achei muito bom o conteúdo, como sempre vocês arrasam , adorei a receita do bolo já vou testar sofro com ansiedade, tomo medicamento , foi muito útil pra mim. obrigada.
  • Tatyana Casarino
    Parabéns pelo texto! Eu, os meus amigos e familiares adoramos a matéria. Realmente, a nutrição ajuda a controlar o humor. Banana e chocolate amargo afastam a ansiedade de mim. Gosto de comer banana com Neston no café da manhã e sinto mais energia no meu cotidiano. Adoro castanhas, ovos, leite e seus derivados. Alimentos saborosos que combatem a melancolia, a indisposição e a ansiedade. Gostaria de saber sobre alimentos que combatem a TPM hehehe e que fazem bem para as mulheres em especial. Parabéns!
  • Um conteúdo muito bom para controlar um pouco a alimentação , para uma melhora na alimentação
  • Margareth Lira
    Esse matéria foi muito útil para melhorar a minha qualidade de vida! Parabéns!
  • Elizete Gomes
    Adorei a reportagem. Gostaria de ver mais mensagens como controlar a ansiedade e receitas saudáveis...

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.