“O amor é contagioso”. Provavelmente, você conhece essa frase ,que dá nome à versão brasileira de um famoso filme estrelado por Robin Williams. Ela também é título de livro do Papa Francisco (Editora Fontanar, 2017).
A leitura começa abordando algo bastante presente, mas que às vezes não é percebido: a negatividade é contagiosa, assim como a positividade. Bem e mal podem ter o mesmo efeito de contagiar as pessoas. Desse modo, a escolha do bem e do amor são definições diárias de cada um – do que quer transmitir e do que deseja absorver.
O livro do Santo Padre mostra que é o amor a porta para todos os males que abatem, sobretudo a injustiça. O livro é dividido em capítulos nomeados pelos bons sentimentos que devem ser incentivados, como solidariedade, alegria e caridade.
“Qual é a lei do povo de Deus? É a lei do amor, do amor a Deus e do amor ao próximo, segundo o novo mandamento que o Senhor nos deu. (cf. Jo 13,34) Mas trata-se de um amor que não é sentimento estéril, nem algo vago, mas sim o reconhecimento de Deus como único Senhor da vida e, ao mesmo tempo, o acolhimento do outro como verdadeiro irmão, superando divisões, rivalidades, incompreensões e egoísmos.”
Andar nos passos de Jesus deve ser o desejo de todos os cristãos. Por isso, um dos principais pontos que se deve estar atento é ao coração de Jesus. O que existe e o que não faz parte do coração do Senhor?
A partir disso, vamos pensar: o que quero para o meu coração? O que combina e o que não combina com os ensinamentos de Jesus Cristo?
A definição bíblica do coração vai muito além de órgão do corpo humano, faz referência a mais profunda e verdadeira essência do ser humano. Como está no livro “20 Passos para a Paz Interior”, do Padre Reginaldo Manzotti (Editora Petra), “no coração de uma pessoa, os sentimentos e intenções mais puros coabitam com outros dos quais não há a menor razão para se orgulhar”.
“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus.” (Mt 5,8)
A busca por seguir o que pregou Jesus Cristo envolve, antes de tudo, o desejo sincero. Se você sente esse desejo, que tal fazer um exercício prático com a gente? É simples e os resultados podem fazer muito bem para a alma.
1º) Pegue uma folha de papel, cartolina ou algum material que gosta e desenhe um grande coração que vai representar o de Jesus Cristo.
2º) Reúna seu conhecimento e coloque dentro do desenho palavras que representam o que existe no Sagrado Coração de Jesus.
3º) Em outra folha, faça um novo coração. Nele, coloque todos os sentimentos que estão no seu: os bons e os ruins, sem autojulgamento.
4º) Contemple quais sentimentos são similares nos dois corações: o perfeito e sagrado, de Jesus Cristo, e o seu, ser humano criado por Ele, com virtudes e defeitos, mas amado incondicionalmente, em busca de ser cada vez mais próximo de seu Criador.
5º) O exercício segue com calma, pois toda mudança profunda e real exige tempo, dedicação e entrega.
6º) Procure ler o que diz a Bíblia sobre cada uma das palavras que estão em seu coração. Reflita sobre elas e, se possível, converse em família. A partir do que for estudado, se quiser abandonar aquele sentimento, procure ler sobre, busque ajuda espiritual da sua Paróquia. Permita-se renascer.
7º) A partir das mudanças que surgirem em você, vá alterando as palavras daquele coração. Riscando umas, acrescentando ou destacando outras.
8º) O objetivo é fazer com que o seu coração seja cada vez mais parecido com o de Cristo. Então, coloque-se aos Seus pés constantemente e enquanto faz o exercício, peça essa transformação ao Nosso Senhor e a intercessão de Maria e dos Santos.
“Senhor Jesus, cujo lado aberto tens estampado um coração transportando amor.
O Teu coração permanece aberto para que Teu amor seja derramado para toda a humanidade.
E o fruto desse amor infinito é o perdão, é a misericórdia.
É no Teu Sagrado Coração que eu coloco a minha vida e busco refúgio e consolo e humildade para minha alma.
Senhor Jesus, manso e humildade de coração, toca em meu coração mesquinho, endurecido, e ajuda-me a cultivar um coração bondoso,
Um coração grande, capaz de acolher mais, amar mais.
Jesus, manso e humilde de coração, faze que meu coração seja semelhante ao Teu.”
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.