O Dia do Trabalhador e o significado de São José ser carpinteiro

O Dia do Trabalhador e o significado de São José ser carpinteiro Afresco na Basílica del Sacro Monte (Itália), do artista P. G. Gilardi.

Trabalhador, responsável, cumpridor de todas as obrigações. Assim era São José, pai adotivo de Jesus. Carpinteiro, ele ensinou a sua profissão ao Filho, que a praticou até o início de sua missão evangelizadora. Esse ofício tem um significado muito importante. Por que Deus escolheu um carpinteiro para ser o guardião terreno de Seu Filho?

Na sociedade judaica da época de São José, era comum que os pais ensinassem uma profissão aos seus filhos. Isso mostrava a importância do trabalho e da habilidade manual para a vida. Muitas vezes, os pais ensinavam o que eles próprios sabiam fazer, e isso incluía ofícios como carpintaria, pesca e agricultura.

São José testemunhou e partilhou dessas atividades, pois “graças ao seu banco de trabalho, junto do qual exercitava o próprio ofício com Jesus, José aproximou o trabalho humano do mistério da redenção”, como mostra a Exortação Apostólica Redemptoris Custos, nº 22.

Jesus escolheu a carpintaria como seu ofício para refletir sua identidade social, econômica e habilidade profissional. Assim, valorizou o trabalho com esforço e desejou ser conhecido como o filho de um carpinteiro. Ele optou por viver grande parte de sua vida como operário, seguir o exemplo de São José como figura paterna e modelo profissional e humano. Ao unir-se às realidades humanas, o Salvador as santificou com sua humanidade, mostrou o exemplo da dignidade por meio do trabalho e ensinou a partir do exemplo e dos ensinamentos de São José.

Ser carpinteiro

Pela tradução do termo carpinteiro, que vem do latim carpentarius artifex, entende-se que o esposo de Maria era alguém que fazia trabalhos manuais. Na contemporaneidade, o termo pode se referir tanto ao artesão que trabalha manualmente com ferramentas tradicionais, como martelos e serras, quanto aos profissionais que utilizam ferramentas elétricas ou até mesmo aqueles que operam programas de computador para criar peças de madeira com precisão milimétrica.

Há diversos tipos de carpinteiros, desde os que trabalham na construção civil, os especializados na fabricação de móveis, conhecidos como marceneiros, e até os que atuam na construção naval. Ser carpinteiro, para José, tem um significado muito ligado à importância do trabalho, ao conhecimento passado de pais para filhos e ao fazer com as próprias mãos.

Não à toa, São José é o patrono dos trabalhadores. Essa característica da vida de São José reflete a maneira como Deus se comunica com Seus filhos. Assim como São José ouvia e obedecia aos sonhos enviados por Deus, os trabalhadores de hoje podem encontrar orientação e conforto por meio da oração e da inspiração divina, mesmo durante suas atividades diárias.

Em 1955, Papa Pio XII instituiu a data de 1º de maio como o dia de São José Operário, que destaca o papel do trabalho como dom de Deus e do trabalhador como “imagem” de Deus, santificada por Cristo.

No Brasil, a data é feriado pelo Dia do Trabalhador. Para católicos, é um momento especial para celebrar São José como modelo de trabalhador, cujas mãos sempre serviram e apontaram para Cristo.

São José, modelo dos trabalhadores, rogai por nós!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.