O exemplo dos apóstolos: vamos relembrar o Diário Espiritual de 2021?

O exemplo dos apóstolos: vamos relembrar o Diário Espiritual de 2021?

Você já conhece o Diário Espiritual da Associação Evangelizar É Preciso? O Diário Espiritual foi criado como uma ferramenta para fortalecer a rotina de fé de todos os cristãos.

A cada ano, ele ganha um tema diferente, trazendo novidades para facilitar o seu dia a dia. O tema escolhido, por sua vez, é trabalhado o ano todo, mês a mês, com histórias da Bíblia e personagens bíblicos inspiradores. São produzidos vídeos, conteúdo e imagens belíssimas para tocar o coração e ilustrar nossos momentos de oração e de estudo da Palavra de Deus.

Em 2021, o tema tratado foi o exemplo dos apóstolos de Jesus. Todos os meses, o Diário trouxe um resumo de suas histórias e um código exclusivo de acesso a páginas do portal IDe+, onde disponibilizamos aos associados mais conteúdo sobre cada apóstolo para inspirar a espiritualidade dos leitores.

Agora, em 2022, este conteúdo será disponibilizado a todos! Se você não usou o Diário Espiritual em 2021, é a oportunidade de conhecer este material edificante.

Lembramos que o Diário Espiritual de 2022 está disponível na loja Produtos que Evangelizam! Não deixem de adquirir o seu, cultivando sua vivência diária da fé com informações e conhecimentos sobre a Palavra de Deus.?

OS 12 APÓSTOLOS DE CRISTO

Jesus construiu com doze dos seus discípulos uma relação mais próxima de ensino-aprendizado: os seus apóstolos. Assim nos diz Lucas, 6,13-16: “Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor”.

Depois da morte de Judas Iscariotes, São Matias substitui o traidor em suas funções como apóstolo, escolhido pelos outros apóstolos após oração (Atos 1,21-26). Por fim, São Paulo, que não chegou a conviver com Jesus Cristo vivo, assume um papel importante no grupo dos primeiros cristãos, sendo assim também reconhecido apóstolo, ainda que não tenha sido escolhido por Jesus.

Apóstolo significa “aquele que foi enviado”. Nesse sentido, ao chamar esses homens de apóstolos, Jesus nos diz que são eles os enviados para espalhar sua missão pelo mundo. São, assim, os responsáveis por levar os ensinamentos fundamentais do Cristianismo.

Os doze homens e sua história de evangelização nos inspiram a espalhar a Boa-Nova. Vamos conhecer um pouco sobre eles?

Apóstolo São Tiago Menor

Era filho de Alfeu. Ao lado do apóstolo Pedro, desempenhou um serviço de liderança para contribuir com a organização da missão. Passou por provações profundas e doloridas, principalmente quando tentaram lhe obrigar a negar Cristo. Por levar a Palavra de Jesus e do Cristianismo, foi perseguido e morto.

Apóstolo São Simão

Irmão de São Tiago Menor, Simão Zelote nasceu em Caná da Galileia. Antes de se tornar discípulo de Jesus, viveu anos em um contexto de revoltas por questões políticas e sociais, que diziam respeito aos conflitos entre o povo judeu e os romanos. Os fatos que levaram à sua morte são controversos, havendo mais de uma versão sobre o ocorrido.

Apóstolo São Filipe

Nascido em Betsaida, na região da Galileia, uma pequena cidade pertencente à tetrarquia de um dos filhos de Herodes, o Grande, também ele chamado Filipe. Pregou o Evangelho por vinte anos na Cítia e em Hierápolis, na Frígia (atual Turquia), falecendo também nesse local.

Apóstolo São Matias

Escolhido por sorteio e “substituiu” Judas Iscariotes, que traiu Jesus. Tocado pelo Espírito Santo em Pentecostes, juntou-se ao grupo dos doze que espalharam a Boa-Nova. Ele era discípulo antes e já acompanhava o Cristo.

Apóstolo São Tiago Maior

Nasceu em Betsaida, uma antiga aldeia de pescadores à beira do Mar da Galileia. É filho de Zebedeu e de Salomé e irmão mais velho do apóstolo e evangelista João. Vem de uma família de pescadores e foi enquanto exercia essa atividade com seu irmão e pai que conheceu o Messias.

Apóstolo São Pedro

Foi um simples pescador galileu, chamado Simão, tornando-se Pedro após tornar-se apóstolo. São Pedro é a pedra fundadora da Igreja. No primeiro encontro com Jesus, seu nome foi alterado de Simão para Cefas, nome em aramaico correspondente a Pedro. Sua casa em Cafarnaum, na Galileia, foi o cenário de um dos primeiros milagres, quando Jesus curou a sua sogra.

Apóstolo São Tomé

Nasceu na Galileia e levava uma vida simples como judeu. Quando chamado por Jesus a ser seu discípulo, diversas vezes seu comportamento migrou entre incredulidade, questionamentos, certa inocência, mas também muita coragem. O cristianismo na Índia se deve ao apóstolo, onde conquistou milhares de almas para Cristo e também estabeleceu congregações.

Apóstolo São Bartolomeu

O apóstolo Bartolomeu, também citado como Natanael na Bíblia Sagrada, nasceu em Caná, na Galileia, perto de Nazaré, e assim como outros apóstolos, também era pescador. Acredita-se que o seu martírio aconteceu no território da Armênia, onde foi decapitado.

Apóstolo São Mateus

São Mateus vivia uma vida muito ligada às questões materiais, sendo coletor de impostos (publicano). Por isso, era muito malvisto e as pessoas estranhavam que Jesus e seus discípulos estivessem em sua companhia. Em Cafarnaum, sua cidade de origem, Cristo realizou milagres que o impactaram, decidindo, então, segui-Lo.

Apóstolo São Judas Tadeu

Era filho de Alfeu e de Maria Cléofas, natural da região da Galiléia. Acredita-se que ele era neto de Zebedeu e de Salomé, uma das mulheres piedosas que seguiam o Senhor. Foi martirizado na Armênia por espalhar o Cristianismo. Suas relíquias estão na Basílica de São Pedro e São Paulo, no Vaticano, junto às de São Simão Zelote, com quem pregou o Evangelho no Oriente.

Apóstolo Santo André

Nasceu na aldeia de Betsaida, na Galileia. É irmão do apóstolo Simão Pedro, e ambos eram pescadores, assim como seu pai Jonas, quando encontraram Jesus. Na sua trajetória, ajudou a converter judeus, os batizou e contribuiu também com a cura de enfermos. Apesar da perseguição e sofrimento físico, nunca negou sua fé no Cristianismo e foi, por isso, torturado, crucificado e morto.

Apóstolo São João

De uma vida simples, de pescador, ao lado do seu irmão, o apóstolo São Tiago Maior, vivendo com seus pais, Zebedeu e Maria Salomé, em Cafarnaum e Betsaida, teve a mais bela responsabilidade dada por Jesus: cuidar da Sua Mãe Santíssima, que é também mãe de todos nós. Foi preso diversas vezes e nunca negou sua fé em Cristo, chegando a ficar exilado na Ilha de Patmos, ao leste do Mar Egeu.

Apóstolo São Paulo

Diferente dos outros apóstolos, São Paulo não foi um dos doze escolhidos, não tendo convivido com o Messias. Era israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Antes de ser apóstolo, chamava-se Saulo e foi perseguidor de discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém, e por isso costumava dizer que era indigno de ser chamado de apóstolo.

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.