Muitas mulheres se destacam na Bíblia pela força e dedicação a Deus. São personagens com histórias de devoção e de atos de coragem e fé, que marcaram a história dos cristãos e servem de inspiração divina.
Para citar alguns exemplos de mulheres que se destacaram por sua passagem na Terra, podemos mencionar nomes como Ester, Maria e Ana. Elas são grandes referências de amor e dedicação a Deus, e tiveram suas vidas marcadas pela força divina. Falaremos aqui do exemplo de Ana.
Mãe de Samuel, conhecido como o primeiro dos profetas de Israel e o último dos juízes, foi ela que lhe passou os ensinamentos do Senhor e quem primeiro lhe apontou o caminho a seguir. A história de Ana está nos capítulos um e dois do primeiro livro de Samuel, no Antigo Testamento.
Ana era estéril e não conseguia engravidar de Elcana, de quem era uma das esposas. Ela sofria com as provocações de Penina, outra esposa de seu marido, com quem ele tinha filhos. Ana tinha muita vontade de engravidar e não conseguir a entristecia bastante.
Mulher de devoção e fé em Deus, Ana se afastou de tudo para se dedicar a orar para o Santíssimo, justamente durante o período de mais tristeza e angústia, e sob o assédio nefasto de Penina. Isso é motivo de inspiração para os católicos até hoje. É preciso se aproximar ainda mais do Senhor nos momentos de mais dificuldade em nossas vidas.
“Senhor dos Exércitos, se de fato olhares para a aflição da tua serva, e te lembrares de mim, e não te esqueceres da tua serva, e lhe deres um filho homem, eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias da sua vida, e sobre a cabeça dele não passará navalha” (1 Samuel 1,11).
As humilhações de Penina só aumentavam, mas a fé de Ana seguia inabalável, e aumentava a cada dia. Diante de tamanha fidelidade divina, Jeová ouviu suas preces e lhe concedeu a gestação de um filho. Quando Samuel estava um pouco crescido, Ana o apresentou a Deus e lhe ofereceu a vida de seu único e amado filho, para que ele também se dedicasse ao Senhor.
O livro de Samuel (1,9-11), no Velho Testamento, assim relata a força da oração de Ana:
“Soluçando muito, Ana orou silenciosamente a Jeová. Seus lábios tremiam ao passo que pensava nas palavras certas para expressar sua dor. Ela fez uma longa oração, abrindo o coração ao seu Pai. Mas fez mais do que apenas pedir a Deus que realizasse seu forte desejo de ter filhos. Ana não queria só receber bênçãos de Deus, mas também queria lhe dar o que podia. Assim, fez um voto dizendo que, se tivesse um filho, ela o entregaria para servir a Jeová por toda a vida”.
Que a força do exemplo de Ana continue então a nos inspirar e nos dar forças para enfrentar as adversidades do dia a dia. O seu exemplo segue vivo, como fonte de inspiração, coragem e fé.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.