O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro cresceu em torno de um ícone, uma pintura do século XVII, em estilo bizantino e se espalhou pelo mundo a partir de 1870. Trata-se de um dos títulos Marianos mais populares da Igreja Católica e seu dia é celebrado em 27 de junho.

A imagem venerada nos dias atuais é de autor desconhecido, porém tem clara inspiração nas figuras iconográficas de Nossa Senhora pintadas por São Lucas Evangelista, que segundo a tradição cristã, também teria pintado ícones de Jesus Cristo, da Virgem Maria, de São Pedro e de São Paulo.

Essa pintura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi trazida de Creta, na Grécia, por um negociante, que a teria roubado de um altar na ilha grega com o intuito de conseguir um bom dinheiro em Roma. A imagem já era venerada pelo povo cristão desde tempos remotos.

Aparição de Nossa Senhora

Após uma travessia tempestuosa do Mediterrâneo, o negociante adoeceu e, arrependido, antes de morrer, pediu a um amigo que devolvesse a imagem a uma igreja. O amigo, porém, morreu sem cumprir a promessa, pois sua esposa se negava a se desfazer da pintura.

A Virgem Maria apareceu à filha de seis anos da viúva e pediu que dissesse à mãe e à avó que colocasse o quadro na Igreja de São Mateus Apóstolo, entre as Basílicas de Santa Maria Maior e São João Latrão, com o nome de Perpétuo Socorro.

Só então o ícone foi devolvido e passou a ser exposto na igreja de São Mateus a partir de 27 de março de 1499. A imagem foi venerada no local durante 300 anos, espalhando a devoção para os demais fiéis. O quadro original está atualmente na Igreja de Santo Afonso, em Roma.

Imagem ficou ocultada por 30 anos

Em 1798, a guerra atingiu Roma e a imagem mais uma vez desapareceu. Mas dessa vez foi guardada pelos Agostinianos, que a levaram para um local oculto, onde teria permanecido por 30 anos. Sua história foi revelada por um monge devoto em seu leito de morte.

Depois disso, a guarda do santo ícone foi entregue aos Redentoristas, em 1866, pelo Papa Pio IX, sob a recomendação: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção”.

Foram feitas então várias reproduções da imagem da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com o Menino Jesus no braço esquerdo e com dois anjos, um em cada lado.

Oração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

“Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento; que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação; que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos.

Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus. Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do reino de vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai nos corações dos vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da morte. Amém.”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Alice Meira
    Sou devota e já consegui graças pelo intermédio da nossa senhora. E amanhã é dia de novena. Ave ave ave Maria!
  • Francine Cardoso
    Parabéns pelo se dia mãe do perpétuo socorro!!!
  • Juliane Rudolf
    Me cobre sempre com seu manto, mãezinha! 🙏🏻

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.