Tudo começou em um pequeno vilarejo na Alemanha e se multiplica nos corações de fiéis em todo o mundo. O Movimento Apostólico de Schoenstatt, fundado em 1914 pelo Padre José Kentenich, tem como missão transformar a vida dos cristãos por meio de uma espiritualidade centrada na Mãe de Deus.
No Santuário Original, em Vallendar, surgiu uma promessa que mudaria o rumo da fé de milhões: a construção de um santuário espiritual em cada coração que buscar abrigo, transformação interior e fecundidade apostólica. O Movimento Schoenstatt se espalhou por mais de 90 países, com a mensagem de renovação da fé e do compromisso cristão.
A proposta desde a origem é simples e profunda: permitir que a Virgem Maria agisse no mundo de forma especial a partir daquele santuário, transformando vidas e famílias. Hoje, Schoenstatt é um movimento global, com milhões de fiéis comprometidos em viver essa espiritualidade prática e missionária. O movimento tem como objetivo a formação de líderes cristãos que, por meio de Maria, se tornam instrumentos da renovação espiritual no mundo.
Os santuários de Schoenstatt, espalhados por diversos países, são réplicas do Santuário Original e carregam simbolismos e uma missão especial. Já são mais de 200 pelo mundo e cada um oferece aos peregrinos três graças que são vistas como um caminho para a renovação espiritual:
Pontos de peregrinação e oração, os santuários são conhecidos por despertar nas pessoas um novo sentido de missão e compromisso com a fé.
O movimento gira em torno de uma relação profunda com Maria e essa devoção é expressa por meio do compromisso dos fiéis de se tornarem “pequenos santuários” de amor, onde Cristo possa habitar. Essa espiritualidade tem raízes no conceito de que Maria é intercessora, além de verdadeira educadora de almas, que conduz os fiéis a uma relação íntima e transformadora com Cristo.
Nossa Senhora de Schoenstatt é venerada como Mãe e Rainha Três Vezes Admirável, título que expressa sua majestade espiritual e seu papel de intercessão por meio das três graças. O ícone da Mãe Três Vezes Admirável é encontrado em cada santuário de Schoenstatt, simbolizando a missão de Maria como mãe espiritual que conduz os fiéis a uma profunda intimidade com Cristo.
O legado de Schoenstatt é um movimento de ação concreta no mundo. Seus membros são chamados a levar a mensagem de Maria e seu amor ao mundo, por meio de atitudes que expressem o Evangelho de forma viva e ativa.
Por meio da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, milhões de pessoas em cinco continentes unem-se ao movimento, levando a imagem de Nossa Senhora a milhares de lares. Essa peregrinação visa fortalecer os laços de fé e renovar o compromisso espiritual das famílias que recebem a imagem da Mãe e Rainha.
A organização do Movimento envolve todos os estados de vida e todas as idades. É estruturada em colunas que incluem sacerdotes, famílias, mulheres e homens. Com graus diferentes de pertença ao Movimento, desde os Institutos Seculares, que seguem a vivência dos Conselhos Evangélicos, até os peregrinos que temporariamente visitam o Santuário, o Movimento é vasto e inclusivo. São mais de 25 ramificações, formadas por pequenos grupos, enlaçados pela Aliança de Amor com Nossa Senhora.
Há pouco mais de 20 Santuários Filiais da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt no Brasil. Veja alguns exemplos:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.