O orçamento apertou? Veja dicas do que cortar para equilibrar as contas

O orçamento apertou? Veja dicas do que cortar para equilibrar as contas

Ainda que não estivéssemos na pandemia e em meio a um cenário econômico adverso, como trabalho há cinco anos com orientação financeira para as famílias, sei que a primeira oportunidade de melhoria está no conhecimento dos temas de finanças pessoais.

Contudo, estamos vivendo um momento que exige mais de nós e de nossas famílias. Cada vez mais as reflexões giram em torno da conexão com o essencial. E digo: eliminar excessos é sobre sermos gratos com o que temos e não fixar o pensamento no que está em falta. Profissionais que trabalham com desenvolvimento humano destacam que resolvemos os desafios da vida quando focamos na solução e não no problema.

Parte dos problemas atuais é: redução da renda, desemprego ou mesmo a falta de conhecimento sobre organização das contas da família. Acredito que estamos todos precisando encontrar soluções e a minha contribuição será como profissional de orientação financeira.

Sei que cada um tem a sua realidade no momento, mas estamos todos sob os reflexos das mudanças e com a necessidade de ajustar os nossos padrões de vida, até que a “tempestade” passe, porque ela irá passar “em nome de Jesus”! Então, avaliaremos novamente os nossos padrões para novos ajustes.

Veja dicas básicas de como identificar oportunidades de redução das despesas mensais da casa. Assim, a família encontrará forças para, com fé e fazendo a sua parte, vencer os desafios quando a renda (salário e aposentadoria, por exemplo) está menor do que as despesas.

  1. Localize os grupos de contas que somadas são as que mais “pesam” no mês. Em geral, os grupos são as despesas: alimentação, habitação (aluguel ou prestação da casa, condomínio, IPTU, água, luz e gás), saúde (plano e atividades físicas pagas), comunicação (tv/telefone/internet) e transporte (carro ou passagens/valetransporte), responsáveis por mais da metade do total (algo em torno de 65% da renda recebida por mês).
  2. As despesas maiores em geral, temos como reduzi-las, mas não eliminá-las. A seguir, apresentarei 4 dicas para reduzir essas despesas.
  • No meu método tenho a chamada “Pesquisa de 3”. Antes de realizar as compras da casa, veja os encartes de, pelo menos, três mercados que são próximos da sua casa. Identifique os dias da semana que têm ofertas de legumes e carnes.
  • Os materiais de limpeza têm as opções que chamamos de segunda linha das marcas que, em geral, são mais baratas.
  • As contas de telefone, televisão e internet podem ser reduzidas por meio de negociação com as prestadoras de serviço. Ligue na central de atendimento para falar com um atendente, que poderá lhe ajudar com uma negociação que contribua com a redução das suas despesas.
  • Para reduzir o consumo de energia, a dica é utilizar a luz do dia para fazer os serviços em casa e os estudos das crianças. Quando anoitecer, ter atenção para acender a luz apenas nos locais em que alguém esteja presente. É comum sairmos de um cômodo da casa e deixarmos a luz acesa.

Em geral, essas dicas podem reduzir em até 20% dos gastos mensais. Se uma família tem um padrão de vida com despesas todo mês de R$ 5.000,00, ela poderá chegar a uma redução de R$ 1.000,00. Muito bom, né? E com esse valor podemos dar início ou melhorar o plano de reserva da família.

E atenção para não direcionar todo o valor da redução para outras despesas. Cuidar das contas da casa exige disciplina e carinho para organizar o futuro financeiro da família.

Ainda tenho sugestões sobre o que fazer para ser disciplinado e construir a sua reserva de dinheiro para os períodos de crise, mas vou deixar para um próximo artigo.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.