O Papa é pop e também foi goleiro: São João Paulo II e o seu talento no futebol

O Papa é pop e também foi goleiro: São João Paulo II e o seu talento no futebol Foto: reprodução Vatican News

Na hora de guardar as traves e tentar impedir que o gol entre, jogadores de futebol de todos os clubes do mundo poderiam pedir uma intercessão de um Santo bem especial: São João Paulo II. Isso porque além de uma história de dedicação à Igreja, o Pontífice era um exímio goleiro e apreciador dos esportes.

Na juventude, ele jogava no gol. Também chamado de “o atleta de Deus”, era conhecido por considerar o esporte como uma combinação de exercícios físico e espiritual. Ele via nessas atividades um treino para relações sociais baseadas no respeito pelos outros e pela própria pessoa, além de ser um elemento de coesão social que favorece a amizade internacional.

São João Paulo II, o primeiro da esquerda, corre em direção à bola./Foto: Stanislaw Rybicki

O polonês, tão popular e querido pelos fiéis brasileiros, tinha uma longa trajetória de envolvimento com esportes como canoagem, montanhismo, natação e esqui, que praticou até os 73 anos. Mas o que muita gente testemunhou e conta era que o futebol ocupava um lugar especial em sua vida. Mesmo após receber sua consagração episcopal, Karol Wojtyla, então Bispo, visitou Jeziorak e não hesitou em jogar uma partida de futebol, que foi registrada em uma foto.

Na juventude, Wojtyla organizava partidas de futebol entre judeus e cristãos, muitas vezes reforçando a equipe hebraica quando faltavam jogadores. Segundo a revista Goal, seus amigos próximos lembram dele como um excelente goleiro e um grande líder no vestiário. Ele jogou em sua cidade natal, Wadowice, e depois no time de Cracóvia, o MKS.

Mesmo perto de sua partida para a vida eterna, em janeiro de 2005, João Paulo II manteve contato com seu time do coração, e recebeu uma camisa branca e vermelha com seu nome e o número 1 nas costas.

São João Paulo II recebe o Cracóvia, pioneiro no futebol polonês e seu time do coração./Foto: reprodução Revista Goal

João Paulo II e o futebol brasileiro

No Brasil, em sua visita em 1980, ele recebeu uma bandeira do Flamengo e uma camisa do Fluminense, do qual é padroeiro, ao lado de Nossa Senhora da Glória. Sua paixão pelo futebol e seus discursos sempre enfatizaram a importância do esporte para a promoção de valores como tenacidade, espírito de sacrifício, respeito mútuo, lealdade, amizade e trabalho em equipe.

Por isso, ao longo de sua vida, São João Paulo II manteve laços estreitos com o futebol, considerado um goleiro especial nos gramados e um grande promotor dos valores mais nobres do esporte.

Em 26 de abril, o Brasil celebra o Dia do Goleiro, em homenagem ao aniversário do ídolo brasileiro Haílton Corrêa Arruda, o “Manga”. Especialmente pela data, conheça a oração a São João Paulo II.

Foto: reprodução

Oração do papa São João Paulo II a Deus Pai

Bendito sejais, ó Pai, porque, no Vosso amor infinito, nos destes o Vosso Filho Unigênito, que encarnou por obra do Espírito Santo no seio puríssimo da Virgem Maria e nasceu em Belém há dois mil anos. Ele fez-Se nosso companheiro de viagem e deu novo significado à História, que é um caminho a percorrer unidos na aflição e no sofrimento, na fidelidade e no amor, rumo àqueles novos céus e nova terra onde, vencida a morte, Vós sereis tudo em todos.

Louvor e glória a Vós, Trindade Santíssima, único Deus altíssimo!

Sustentai, ó Pai, com a força do Espírito, o empenho da Igreja em prol da nova evangelização e guiai os nossos passos pelas sendas do mundo, para anunciarmos Cristo com a vida, orientando a nossa peregrinação terrena para a Cidade da luz.

Resplandeçam os discípulos de Jesus pelo Seu amor para com os pobres e os oprimidos; sejam solidários com os necessitados e magnânimos nas obras de misericórdia; sejam indulgentes com os irmãos para poderem eles próprios obter de Vós indulgência e perdão.

Louvor e glória a Vós, Trindade Santíssima, único Deus altíssimo!

Concedei, ó Pai, que os discípulos do Vosso Filho, purificada a memória e reconhecidas as próprias culpas, sejam todos um só, para que o mundo creia.

Cresça o diálogo entre os seguidores das grandes religiões, e todos os homens descubram a alegria de serem Vossos filhos.

À voz suplicante de Maria, Mãe dos povos, unam-se as vozes em oração dos apóstolos e dos mártires cristãos, dos justos de todos os tempos e povos.

Louvor e glória a Vós, Trindade Santíssima, único Deus altíssimo!

A Vós, Pai onipotente, origem do mundo e do homem, por Jesus Cristo, o Vivente, Senhor do tempo e da História, no Espírito que santifica o universo, louvor, honra e glória, hoje e pelos séculos sem fim.

Amém!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.