O poder das experiências positivas 

O poder das experiências positivas 

Uma boa forma de vivenciar experiências positivas é criando-as. Vou te explicar melhor ao longo desse texto como isso funciona. Nosso cérebro não sabe se estamos sentindo, pensando ou fazendo. Ele também não sabe se determinada situação é real ou imaginária. Diante disso, os pensamentos e sentimentos, bem como o humor e o prazer podem ser criados para proporcionar bem-estar e felicidade. 

Criar uma experiência positiva pode ser tão simples como olhar em volta para descobrir uma paisagem ou então pensar em alguma coisa que o deixa feliz. Geralmente você faz isso simplesmente porque seu cérebro sabe que é bom. 

Em outras ocasiões, você evoca a experiência de uma força interior para reagir a um desafio: um motorista do carro ao lado do seu dá aquela resmungada com você, porque talvez sem perceber você o fechou na curva logo ali atrás. Então você respira fundo para se acalmar e se lembra de não levar aquilo para o lado pessoal.

O cérebro ativa estados mentais 

Seja para sentir-se bem ou para enfrentar desafios diários, nosso cérebro tem a capacidade de autoativar estados mentais benéficos. Isso é fundamental para o bem-estar, para o equilíbrio emocional, para o crescimento pessoal, para a produtividade diária e para a prática espiritual. 

Para algumas pessoas isso não parece tão simples. Elas acham difícil evitar experiências positivas sempre que desejam. Os estados da mente que seriam mais benéficos para uma pessoa geralmente são os mais difíceis de ser autogerados. 

Mas você só mudará isso se começar a praticar, pois à medida que interiorizar com frequência as experiências criadas por você, suas memórias começarão a mudar e sairão pensamentos mais tranquilos e positivos. As experiências criadas por você surgirão naturalmente em sua defesa como forças interiores quando a vida lhe der um safanão. 

Seu cérebro agindo inconscientemente para o bem

Seu cérebro possui sistemas separados para o gostar e o querer. Consequentemente, é possível gostar de algo sem querer. Se você permitir ter experiências positivas sem tentar se agarrar a elas, tirará mais proveito e não será dominado pela compulsão e pela pressão de querê-las. 

O fato de perceber experiências boas lhe proporciona inúmeras oportunidades de incorporar todo dia o que é bom. Até mesmo perceber sua própria consciência representa uma oportunidade de ter uma experiência boa, já que a consciência é intrinsecamente serena e nunca é maculada, nem prejudicada por aquilo que passa por ela. 

Tome consciência dos diversos recursos da sua experiência, que incluem pensamentos, percepções sensoriais, sentimentos, desejos e ações. Todos eles, e cada um deles individualmente, podem ser bons para incorporar. 

Os pensamentos incluem conversas consigo mesmo, bem como imagens, expectativas, perspectivas, planos, projetos e recordações. 

Pense sobre aspectos do fato positivo que estimulem seus sentimentos, sensações, desejos e ações positivas.  Seja amável consigo, permita que sua voz interior te diga “segue em frente e tudo sempre dá certo”. 

Dicas para treinar seu cérebro

Há uma grande quantidade de coisas que são relativamente estáveis e confiáveis, que representam oportunidades de usufruir de experiências boas. Acredite, muitos lugares que você ama continuam existindo sem problema. 

Então, por exemplo, quando você estiver em uma fila imensa esperando sua vez de ser atendido, imagine uma praia, uma passeio na areia, visualize mentalmente as ondas do mar e ouça o vento suave nos coqueiros. Olhe para o interior da sua casa, do quarto até a cozinha, repare nas coisas que continuam existindo e diga internamente o nome delas. 

Claro, as condições podem mudar, os filhos saem de casa, entes queridos morrem, e as condições positivas podem ter seu lado ruim. Ainda assim, podemos identificar as boas condições que de fato existem, e cada uma delas pode ser um ponto de partida importante para você alcançar uma sensação de bem-estar, de gratidão, de segurança, de tranquilidade ou de maravilhamento. Tudo passa a ser para onde você direciona seus pensamentos e seu olhar. 

Sua perspectiva dos fatos (o contexto em que os situa e o significado que dá a eles) realmente molda sua experiência com relação a eles. Em especial, descobrir um significado positivo em acontecimentos negativos, processo conhecido como reconfiguração, é útil no enfrentamento e na superação das situações difíceis. 

Não quero aqui dizer que uma experiência desagradável seja menos dolorosa, nem que seja normal que as pessoas o tratem mal. Mas, mesmo um acontecimento ou uma situação desagradável e desgastante pode proporcionar alguma possibilidade de você viver uma experiência positiva. 

E pra finalizar, deixo aqui uma reflexão: pense nos sofrimentos passados. De alguma maneira eles o deixaram mais fortes? Que lição tirou deles? E quanto às perdas: elas o ajudaram a valorizar o que você ainda tem? Pense no seu maior desafio atual e pergunte a si mesmo: “Será que isso me fez perceber que tenho que mudar de rumo? Ou será que estou precisando cuidar mais de mim?”

 

Larissa Renata é neurocientista e bióloga, escreve sobre saúde do cérebro, bons hábitos para saúde, memória, distúrbios do sono e ansiedade.

Leia mais textos da colunista:

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.