O presépio retrata o caminho da humildade escolhido por Jesus

O presépio retrata o caminho da humildade escolhido por Jesus

Na maioria das casas de famílias católicas, o ato de montar, peça a peça, a cena do nascimento de Jesus é uma tradição cultivada todo ano, como forma de preparar-se para o Natal que se aproxima. Dentre todos os símbolos do Natal que cultivamos, o presépio é um dos mais importantes.

O Padre Reginaldo Manzotti já contou sobre o sentido deste símbolo tão importante do Natal:

“O presépio é a reprodução do cenário onde Cristo nasceu, com a manjedoura, Jesus, Maria e José, os animais, pastores e os três reis magos. Mesmo que você não tenha um presépio completo é importante que prepare pelo menos uma manjedoura com a imagem do Menino Jesus. Ele é o aniversariante.”

Também o Papa Francisco, na sua carta Admirabile Signum, nos falou sobre o significado e valor do presépio, lembrando que a representação nos convida a seguir o caminho de humildade de Deus, que Se fez homem para viver junto a nós:

“De modo particular, desde a sua origem franciscana, o Presépio é um convite a ‘sentir’, a ‘tocar’ a pobreza que escolheu, para Si mesmo, o Filho de Deus na sua encarnação, tornando-se assim, implicitamente, um apelo para O seguirmos pelo caminho da humildade, da pobreza, do despojamento, que parte da manjedoura de Belém e leva até à Cruz, e um apelo ainda a encontrá-Lo e servi-Lo, com misericórdia, nos irmãos e irmãs mais necessitados (cf. Mt 25, 31-46).”

Que tal conhecermos um pouco mais sobre o significado e sobre a história desse símbolo do Natal?

Você sabe como surgiu o presépio?

Seu nome vem da palavra latina praesepium, que significava “estábulo” ou o lugar onde se guardava os animais. Sua origem, como conhecemos hoje, remonta à passagem de São Francisco, em 1223, pela cidade de Greccio, na Valada de Rieti, na Itália.

Faltando quinze dias para o Natal, São Francisco chamou pediu a um habitante daquele lugar que o ajudasse a representar o nascimento de Jesus, para que todos pudessem vivenciar, em seus corações, as faltas e a pobreza da situação da Sagrada Família naquele momento tão importante: o Filho de Deus deitado em uma manjedoura entre os animais.

A representação aconteceu com moradores da localidade em 25 de dezembro e provocou nas pessoas que lá estavam uma alegria indescritível e inédita.

Já os presépios esculpidos, como conhecemos hoje, se popularizaram entre os cristãos apenas no século XVI, graças ao trabalho evangelizador dos padres jesuítas.

Essa é a grande força de evangelização do presépio em nossas vidas: ele aproxima quem o presencia da história acontecida em Belém, provocando emoções únicas e nos envolvendo na história da salvação. Nele, vemos como Jesus nasceu pobre e levou uma vida simples exatamente para que pudéssemos nos identificar e também viver com simplicidade.

Os símbolos no Presépio 

ESTÁBULO

Assim nos conta Lucas (2,7): “Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão”. No presépio, a representação do local onde Jesus nasceu simboliza a simplicidade e a humildade na qual o Filho de Deus escolheu viver entre nós.

ANIMAIS

Também os animais, no presépio, carregam grande simbologia. O boi nos remete à bondade, a força pacífica e o sacrifício. Já o burro representa a humildade e a perseverança. O Salvador escolheu nascer entre eles, demonstrando a todos nós que não devemos ser arrogantes e segregadores. Todos somos criaturas de Deus.

PASTORES

Em Lucas 2,8, vemos que os pastores foram os primeiros a saber do nascimento do Salvador, quando os anjos de Deus lhes anunciam a Boa-Nova. Eles vão até o estábulo adorar o menino. Outra vez, representa-se a chegada do Menino Jesus entre os mais humildes, já que pastores eram profissionais de pouco prestígio.

ANJOS

Eles nos lembram que também o céu se alegra com a chegada do Salvador, pois o amor de Deus alcançará a todos através de Jesus.

ESTRELA

Ela é a luz de Deus que conduz a humanidade até o Salvador. Ela guiará os Reis Magos até o local do nascimento, mas também nos ensina a ficar atentos aos sinais que Deus coloca diante de nós rumo a uma vida de amor e bondade.

REIS MAGOS

Os magos são homens ricos e sábios: também eles vieram adorar Jesus. Eram homens da ciência, cultos. Sua presença no presépio nos mostra que fé e ciência não são incompatíveis, mas também ela pode se deslumbrar e adorar a grandeza da Obra de Deus.

PRESENTES

Os Magos ofereceram a Jesus ouro, incenso e mirra. O ouro significa a realeza de Jesus; o incenso, com sua fumaça que sobe aos céus, a Sua divindade; já a mirra representa o Seu sofrimento e Seu caminho para a eternidade. Anuncia que Jesus irá sofrer, porém Seu reinado durará para sempre.

MANJEDOURA

A manjedoura, no presépio, simboliza a própria Eucaristia. Na manjedoura, os animais se alimentavam. O Menino Jesus era o “Pão da Vida”.

O Papa Francisco nos recorda que, muitas vezes, as crianças gostam de acrescentar, no Presépio, brinquedos e figuras que não têm relação com as narrações do Evangelho. Registra o Santo Papa que “esta imaginação pretende expressar que, neste mundo novo inaugurado por Jesus, há espaço para tudo o que é humano e para toda a criatura. Do pastor ao ferreiro, do padeiro aos músicos, das mulheres com a bilha de água ao ombro às crianças que brincam… Tudo isso representa a santidade do dia a dia, a alegria de realizar de modo extraordinário as coisas de todos os dias, quando Jesus partilha conosco a sua vida divina”.

Como preparar um presépio

O presépio pode ser montado em residências, hospitais, lojas e outros lugares públicos, desde que lá alcance o seu propósito evangelizador.

Não há nenhum problema em se montar o presépio todo de uma vez; no entanto, a tradição recomenda que ele seja preparado por etapas, de preferência a partir do primeiro domingo do advento.

As primeiras figuras a compor o cenário são os animais e a manjedoura vazia; na véspera de Natal, posiciona-se ao lado da manjedoura Maria e José. Na noite de Natal, à meia-noite do dia 25, deitamos o Menino Jesus na manjedoura, ao lado da Estrela que indica o local do Seu nascimento e dos anjos que cantarão “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”.

Em 6 de janeiro, chegarão os três Reis Magos, após seguirem a Estrela, para adorar o Salvador.

Obedecendo essa ordem, o presépio, além de celebrar o nascimento de Jesus e representar diante de nós a emoção da Sua chegada, funcionará como mais uma forma de evangelização familiar. A história pode, através do presépio, ser contada e mostrada às crianças, unindo a família na celebração pela chegada do Filho de Deus.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.