O que a Bíblia diz sobre chorar?

O que a Bíblia diz sobre chorar?

Chorar é algo natural. Segundo a psicóloga Talita Abreu, trata-se de uma resposta espontânea às emoções passadas e é entendido como um mecanismo de descompressão que permite aliviar o estresse e a dor. Importante tanto para a saúde física quanto mental, também pode ser de alegria, mas comumente é associado aos momentos de dificuldades, tristeza ou dor. E a saúde espiritual, o que tem a ver com o choro? A resposta também está na Bíblia e em diversos momentos, pois até “Jesus chorou” (São João 11,35).

Assim como na passagem em que o Senhor se emocionou por demonstrar compaixão pelos familiares e amigos enlutados de Lázaro, há outras partes das Escrituras Sagradas que mostram o choro como uma emoção de expressão do luto e também como parte natural da vida, como mostra Eclesiastes 3,4: “Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de dançar”.

Na Bíblia, também está presente como ato de súplica e confissão: “Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas” (Salmos 6,6). As lágrimas também estão em Joel 2,12: “Por isso, agora ainda – oráculo do Senhor –, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto”.

A mensagem de Deus mostra ainda o choro como consolo e esperança, como registra o Evangelho de São Mateus 5,4, quando Jesus falou no Sermão da Montanha que “bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. E ainda em Salmos 30,5, há o texto que ficou tão popular por lembrar que o dia seguinte sempre vem. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. A passagem traz esperança e a lembrança de que a tristeza é temporária.

Em outro momento muito bonito das Escrituras, chega a necessidade de pensar no próximo e viver em união pelas palavras de São Paulo, quando ele instrui os cristãos a compartilhar os momentos uns dos outros: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram” (Romanos 12,15). Quantas vezes um problema ficou menor ao ser dividido ou algo bom cresceu por poder ser uma alegria compartilhada e então multiplicada?

As lágrimas são ouvidas pelo Pai, como está em 2 Reis 20,5: “Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei”.

A promessa de acabar com o choro enquanto representação de sofrimento também se dá em Apocalipse 21,4. O livro diz que no novo céu e nova terra, o choro terá seu fim. “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”.

A psicologia sobre o choro

Assim como mostra a Bíblia, o choro faz parte da vida. Papa Francisco já abordou o tema algumas vezes. Em uma delas, enquanto recebia fiéis, disse que, muitas vezes, as lágrimas ressecam na indiferença e no egoísmo, e pediu que ninguém perca a capacidade de se comover, especialmente pelo próximo:

“Por favor, não tenham vergonha de chorar, de sentir comoção por quem sofre; não se poupem ao exercitar compaixão por quem é frágil, porque nessas pessoas está presente Jesus”.

A psicologia, que estuda as emoções e a saúde mental das pessoas, tem também o entendimento do choro como algo que não deve ser reprimido. A psicóloga Talita Abreu destaca que chorar é parte de viver:

“Chorar é visto como uma forma de aliviar as dores. Fisicamente, as lágrimas emocionais ajudam a relaxar o corpo e permitem que ele libere o estresse. Quando derramamos lágrimas emocionais, estamos literalmente expulsando estresse e toxinas, o que promove uma sensação de alívio e calma”, acrescenta a profissional.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Celina Magui
    Eu acho que às vezes o choro é como um abraço de Deus. Aquele choro sentido, que vem lá da alma, em dias que você nem sabe como encontrar a solução e só chora. Chora, chora, chora tanto que até dorme. Acho que acontece um consolo divino, um abraço e, por algum motivo que raramente entende quando acorda se sente melhor, naquele momento algo fpi transformado também. As vezes internamente e as vezes do lado de fora. Pode ser até nos dois. Pena de quem acha que não pode ou não deve chorar
  • Sérgio Oliveira
    Sou muito sensível e nas últimas semanas a situação vivida pelos irmãos gauchos me trouxeram lágrimas por compaixão. Muito bonito o texto com as palavras do Papa.
  • Ema Silveira
    Já fiz até terapia por medo de chorar e demonstrar fraqueza. Hoje entendo de uma forma muito diferente. Adorei o conteúdo. Parabéns!
  • Tatyana Casarino
    Essa análise bíblica do significado do choro é bem interessante. Para algumas religiões e filosofias, o choro não é bem-vindo, contraria a "evolução espiritual" e o autocontrole. Uma das coisas que eu mais amo no Cristianismo é a aceitação do choro. É bom ter a possibilidade de chorar, sabendo que as lágrimas fazem parte do caminho da santidade e que Jesus ama os que choram. O grande mal da sociedade é associar o choro ao feminino somente e à fragilidade. O choro pode ser força, resiliência, resistência à adversidade e vontade de superar. Os homens também têm o direito de chorar. E nós mulheres não somos mais frágeis nem menos poderosas por chorarmos mais facilmente. A primeira pessoa que viu Jesus Ressuscitado foi uma mulher que estava chorando. Escrevi sobre isso numa poesia chamada "Lágrimas de Madalena".

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.