O que acontece com uma criança que morre antes de ser batizada?

O que acontece com uma criança que morre antes de ser batizada?

O diácono e supervisor do Aconselhamento Espiritual da Obra Evangelizar É Preciso, Paulo Pacheco, explica que, no passado, existia a visão de que as crianças não batizadas iam para um lugar chamado “limbo”. Entretanto, essa nunca foi uma verdade de fé.

“Podemos dizer que foi mais uma solução teológica para os casos das crianças que não receberam o Batismo. No Catecismo da Igreja não encontramos referências sobre o termo limbo”, explica.

O que ensina o Catecismo da Igreja Católica (1261): “Quanto às crianças que morrem sem Batismo, a Igreja não pode senão confiá-las à misericórdia de Deus, como o faz no rito do respectivo funeral. O princípio de que Deus quer a salvação de todos os seres humanos permite esperar que exista uma via de salvação para as crianças mortas sem Batismo”.

Paulo Pacheco acrescenta que Jesus tinha uma real predileção pelas crianças e todo esse carinho faz crer, a partir da fé, que são reservadas às crianças um lugar muito especial ao lado de Cristo (Mc 10,14 ).

“Deus, em sua infinita Misericórdia, deseja que todos os seres humanos sejam salvos, ainda mais crianças que, muitas vezes, nem tiveram a oportunidade de ter escolhas”, explica o diácono.

De fato, a grande misericórdia de Deus “quer que todos os homens se salvem“ (1Tm 2,4). Essa é uma das razões para o Sacramento do Batismo ser voltado às crianças – para que possam ir ao encontro de Jesus tão logo seja possível.

Bebês que nascem com problemas de saúde devem ser batizados logo?

Nos casos de bebês que estão em situação grave de saúde, é recomendável que sejam batizados o quanto antes, de preferência, por um Ministro Ordenado, Padre ou Diácono. Na impossibilidade de uma dessas pessoas e, caso seja necessário um Batismo de emergência, qualquer pessoa, com reta intenção, pode batizar com água, e pode proferir as seguintes palavras da fórmula batismal:

Nome da criança, eu te batizo em Nome do Pai (derrama um pouco de água sobre a cabeça da pessoa) e do Filho (novamente um pouco de água sobre a cabeça) e do Espírito Santo (mais um pouco de água sobre a cabeça).

Depois, anote o nome da pessoa batizada e, se possível, seus dados e os leve à igreja mais próxima para que seja feito o registro do Sacramento.

Leia mais sobre o Sacramento do Batismo

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Muito interessante! Estou no curso de Formação para Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia (MESE), e o meu professor, um teólogo leigo, falou sobre isso também. Estudamos os Sacramentos e o significado de cada parte da missa.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.