O que acontece quando você não cumpre as promessas feitas a Deus?

O que acontece quando você não cumpre as promessas feitas a Deus?

Fiéis cumprindo promessas em Aparecida do Norte. Foto:Divulgação

A animação para um ano que começa é contagiante. Planos e metas são estabelecidos na rotina, desde a mudança radical nos hábitos às pequenas atitudes que podem impactar positivamente dia a dia. Isso inclui participar mais de momentos com a família, começar a praticar exercícios físicos, reservar mais tempo para rezar ou tirar aquele sonho do papel. 

Ao mesmo tempo, o começo do ano também é o momento de refletir sobre as promessas feitas no passado e compreender se elas foram ou não cumpridas. Muitas vezes, quando há uma necessidade de algo urgente, as promessas são feitas no calor do momento e, nesse caso, há chances de esquecimento. Porém, será que Deus consegue lembrar do que você prometeu? E o que acontece se você não cumprir ou mudar a promessa no decorrer do tempo?

Padre Jean Patrik explica que as promessas são propósitos humanos feitos diante de Deus em vista de uma graça.

“Mas nós precisamos lembrar que Deus não exige nada de nós; nós é que fazemos essas promessas e esses propósitos. E o que Deus exige de nós então? Apenas o coração aberto disposto a amá-Lo e amar os irmãos”, explica. 

Dessa maneira, o que o Padre destaca é que Deus sabe, sim, das promessas que são feitas. No entanto, o que mais importa é estar disposto a cumprir os Seus ensinamentos e o que está no Evangelho, colocando-o em prática, a fim de que a vida seja com amor entre os irmãos. 

 

Posso não cumprir as promessas?

A resposta para a pergunta é não. Conforme explica Padre Jean, ao fazer uma promessa tem-se como objetivo o seu cumprimento. 

Mais do que promessas, Deus demonstra nas Escrituras Sagradas que faz uma aliança da Salvação com seu povo. “Deus sempre cumpre com sua parte nesta aliança. Entretanto, nós, que somos o povo, por vezes somos falhos e acabamos não cumprindo com os compromissos”. 

Vale ressaltar que Jesus veio para elevar a promessa humana à perfeição. Jesus assume os pecados humanos, redime na cruz e dignifica a carne humana, como enfatiza o Padre Jean Patrik.

“Deus, em Jesus, já cumpriu todas as promessas que não fomos capazes de pagar. Agora, cabe a nós tomarmos posse dessa graça. De que forma? Vivendo os Sacramentos, a Confissão, Eucaristia”.

Acontece que, em alguns casos, fica difícil cumprir, até porque o ser humano é limitado. Nesses casos, o ideal é procurar um Sacerdote, fazer uma confissão e pedir uma bênção. 

Se, por algum motivo, você não conseguir cumprir a promessa, procure um Sacerdote ou converse com Deus, transformando-a em um propósito. Foto: Divulgação

 

“Não podemos fazer de promessas superstição”

Antes de fazer uma promessa a Deus, você precisa ficar atento a um detalhe muito importante ressaltado pelo Sacerdote: promessas não podem ser superstições

Isso quer dizer que as promessas só são válidas quando são propósitos feitos a fim de que o indivíduo se torne uma pessoa melhor. “Infelizmente outros tipos de promessas existentes são banais. Elas só têm valor se, a partir dessa promessa, você se tornar alguém melhor”.

As superstições são, inclusive, condenadas pela Igreja, até porque, como o Padre completa, na superstição há desejo de mudar as vontades de Deus. “Portanto, posso fazer promessas, mas não posso acreditar em superstições”. 

 

Padre Jean Patrik explica a diferença entre promessas e superstições. Foto: Arquivo pessoa. 

Deus aceita promessas?

As promessas são, como apresentado anteriormente, propósitos. Na Bíblia, há diferentes promessas, como é o caso de Jacó (filho de Isaac), de Ana (mãe de Samuel) e também do apóstolo Paulo. 

“As promessas fazem parte da devoção popular. Entretanto, há outras práticas que são mais recomendadas pela Igreja, como o jejum, a esmola, a caridade”, diz o Padre. 

Por isso, sempre que pensar em fazer uma promessa, é recomendado que se pense bem sobre o assunto, a fim de que ela realmente seja uma graça a ser atendida. “Precisamos tomar muito cuidado com o que prometemos. Existem pessoas que fazem promessas para outras pessoas cumprirem, e isso não é correto”.  

A dica do Padre Jean é, portanto, ao invés de fazer promessas, buscar encontrar os propósitos. “Quando consigo o emprego, o filho passa no vestibular, arranjo um namorado, eu vou lá e faço algo com um cunho mais caritativo, ajudando quem precisa, fazendo uma ação de graça. Isso agrada muito mais a Deus que outros tipos de promessas”. 

Deus esquece nossas promessas?

Diferentemente do que você pode estar pensando, dificilmente Deus está anota todas as suas promessas em um caderno e verifica se você as está cumprindo. O que Ele quer, realmente, é seu coração aberto e puro, cheio de amor. 

“Se você fez uma promessa a Deus e não cumpriu, refaça esse acordo. Faça novos propósitos, de uma vida nova e com santidade. Mas não trate as coisas de Deus com frivolidade”, completa o Padre, enfatizando que “Deus não precisa das nossas promessas, Ele quer o nosso coração, ele quer a nossa vida”. 

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Paulo De Oliveira Maia
    Não faça...promessas apenas busque a face de Deus....se é que você consegue...só isto
  • Clayton Santos
    Estou incrédulo vendo os comentários, olha as promessas que esse povo faz, e o pior não conseguem cumprir, pessoal façam coisas que agradam Deus, nao façam promessas que não podem cumprir, façam caridade, ajudem quem necessite... E uma vez promessa que descumpriu uma promessa, peça perdão a Deus
  • Amanda
    Fiz uma promessa pra deus da a saúde do meu filho ir eu ia para de fuma maconha mais eu descompre ir estou arrependida posso colocar outra coisa no lugar mas deus mim perdoa
  • MARIA LUCIA RODRIGUES
    Fiz uma promessa de não pintar o cabelo mais e agora tá branco.quero pintar e trocar de promessa será que posso
  • Clarrice
    Me ajude padre eu fis uma promesa e n ao compri 😭😭😭😭🗼🗼😭😭😭😭😭😭
  • Alvaro artthur
    Padre , fiz uma promessa de que não iria mais assistir pornografia, porém acabei recaindo. E , logo após pedir perdão a Deus só que ainda estou com um peso na consciência. O que eu faço? Por favor me ajuda.
  • Samuel Gomes das Neves
    Apresentei um projeto a Deus e fiz desse projeto um propósito e Deus usou alguém pra dizer q ele tava dizendo sim para meu projeto, Deus fez oq eu tinha pedido,porém com 6 meses foi destruído de nv,eu reconheço q errei e por isso foi destruído,mais fiquei na dúvida, se Deus aprovou, aínda tá de pé? Msm q tenha sido destruído ele pode restaurar de nv já q é um projeto (propósitos) q ele msm disse q se agradou e tava dizendo sim ?????
  • Paulo Jorge
    Achei esclarecedor e simples. Vou rever minhas atitudes . Obrigado.
  • Eliane
    Padre eu fi uma promessa e não estou conseguindo cumprir,fiz no momento de medo e angústia . Se eu descumprir,o que pode acontecer ou como faço para poder ser perdoada ou por outra coisa no lugar.
  • Hanmaytt Ferreira Coelho Do Nascimento
    Eu achei muito importante pra todos q der um minuto d seu tempo pra estudar as coisas d Deus
  • Alessandra
    Eu fiz uma promessa se desce tudo certo na serugia da minha filha eu deixaria de ir pra academia ,mas só q a academia mim faz bem mentalmente. Mas queria trocar por outra coisa q eu faço q é muito pecado que é namorar com homem casado . Deixaria de namorar com homem casado e voltasse pra academia .
  • Maria Rita Rodrigues dos Santos
    Eu fiz a promessa de Deus mas descobri
  • Genezio
    Sem. Comentário
  • Priscilla Araújo
    Boa noite, Padre fiz uma promessa faz 5 anos e venho cumprindo com muito amor, faço todo mês doação de cesta básica, essa promessa fiz quando meu sobrinho estava na uti, porém a 4 meses fiz uma no calor de uma angústia e me arrependi, prometi que iria ficar 4 anos sem pintar o cabelo, e com meu cabelo estava muito loiro pintei um dia antes de fazer a promessa para que ficasse no tom natural, mas veio a desbotar e está alaranjado, é isso está me deixando muito triste e envergonhada, poderia mudar essa promessa?
  • Miguel
    Fiz uma promessa de deixar de beber uma cervejinha por 6 meses para tentar conseguir um emprego, e consegui um emprego, mas só faz 1 mês que se passou, queria saber se posso trocar por outra promessa?
  • Leuda Oliveira
    Padre, eu fiz uma promessa que nao estou conseguindo cumprir, como devo agir pra que eu possa desfazer essa promessa e refazer uma nova.....
  • Leuda Oliveira
    Achei o conteudo muito interessante.... eu entrei nessa pagina buscando alguma resposta para a promessa que fiz, de nao cortar meus cabelos por x tempo... mais nao estou conseguindo segurar... estou precisando muito me renovar...quando renovamos nossa aparencia o nosso interior tbm muda, nosso coração fica mais alegre..... um novo proposito acredito. mais nao sei o que fazer!!!
  • Francy Nete Farias de Oliveira
    Realmente me deixou bem mais calma,pois fiz uma promessa q se Deus deixasse meu filho salvo de um acidente eu deixaria de tomar uma cervejinha com amigas, já estou com quase 3 meses e tenho saudades de nos divertimos. Posso ajudar ao próximo em vez dessa promessa?
  • Andrezza felix
    Fiz uma promessa para para de fumar já faz 3 dias que parei mais tô perturbada não tô dormindo muito estressada. Posso trocar minha promessa
  • Ivan de oliveira Ferreira
    Olá sacerdote Jean Patrick, saudações em Cristo, obrigado por esses esclarecimentos, eu já fiz dezenas de promessas e não as consegui cumprir, talvez ou devido a várias sircunstacias, ou falta de fé ou esclarecimentos, e por isso peço perdão a Deus, em nome de seu filho, por não ser honesto com ele, ao fazer algumas promessas, agora, quero está com o meu coração aberto, para fazer o que tiver ao meu alcance, para agradar a Deus.
  • Giovana Fagundes Soares
    Eu prometi que não ir comer carne Vermelha por amor a Jesus e hoje cometi o maior erro da Minha vida Comi Frango , eu achava que podia comer por ser carne branca mais aí eu tinha visto que não podia então estou com a consciência pesada por não cumprir o prometido Jesus deve estar triste por eu não cumprir peço perdão ao meu erro grave, eu amo Jesus mais que tudo na minha vida ele e minha fonte de vida , de força e principalmente minha alegria de viver então peço que Jesus me perdoe pelo meu erro Jamais deixarei de amar por só tu és meu viver eu vou fazer de tudo para seguir seus passos 😭
  • Aparecida Antonia
    Muito esclarecedor dou graças por ter encontrado este esclarecimento. Amem
  • Filha de Deus
    Achei muito interessante Muito esclarecedor Me ajudou muito Obrigada
  • Filha de Deus
    Muito edificante me ajudou bastante muito obrigada que Deus continue te abençoando amém.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.