O que as Olímpiadas têm a ver com os valores cristãos?

O que as Olímpiadas têm a ver com os valores cristãos?

O símbolo é bastante conhecido: cinco anéis entrelaçados pela união mundial que representam as Olimpíadas. Falta apenas um mês para mais uma edição do evento que reúne pessoas, anima, supera limites e apresenta valores tão bem-vindos à vida de todos os povos.

Pierre de Coubertin, o fundador dos Jogos Olímpicos modernos, escreveu em suas Memórias Olímpicas que o olimpismo é uma “escola de nobreza e de pureza moral, bem como de resistência e energia física – mas só se (…) a honestidade e a abnegação do esportista forem desenvolvidas de forma tão acentuada quanto a força dos músculos”. Para ele, o espírito olímpico é sinônimo de desenvolvimento harmonioso dos aspectos morais, físicos e intelectuais que ganham muitas formas na competição esportiva.

Os valores atribuídos por Coubertin ao movimento olímpico incluem igualdade, equidade, justiça, respeito pelas pessoas, racionalidade, compreensão, autonomia e excelência. O pesquisador Sigmund Loland argumentou que o olimpismo tem quatro objetivos principais: educar e cultivar o indivíduo através do esporte; cultivar as relações humanas em sociedade; promover paz e compreensão internacional; e venerar a grandeza humana e suas possibilidades.

Em 1999, uma pesquisa do Comitê Olímpico Internacional (COI) com 5.500 pessoas em onze países revelou quatro proposições centrais dos valores olímpicos: alegria do esforço, amizade/jogo limpo, esperança e sonho/inspiração. Atualmente, o COI promove três valores centrais: excelência, amizade e respeito.

Em meio a tudo isso, qual a relação de cada ponto com os valores cristãos? Papa Francisco, em várias ocasiões, elogiou os Jogos Olímpicos devido aos seus esforços em promover a paz, a amizade e a solidariedade. Em sua mensagem para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, o Pontífice destacou a importância do espírito olímpico e de combater o “bom combate”, que promove paz e harmonia entre as pessoas.

Veja como esses valores se relacionam:

  • Excelência por buscar ser melhor: a busca contínua pelo aperfeiçoamento. No olhar do cristão, a excelência, ou buscar ser melhor, é refletida no chamado à santidade e ao desenvolvimento dos talentos dados por Deus.
  • Amizade: Jesus ensinou a importância do amor fraternal. “Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros como eu os amei” (João 15,12).
  • Respeito: no contexto olímpico abrange o fair play e a valorização de todos os competidores. No cristianismo, o respeito é um princípio básico. “Portanto, tudo o que vocês querem que os outros façam a vocês, façam também vocês a eles” (Mateus 7,12).
  • Alegria do esforço: em Colossenses 3,23, Paulo escreve: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.