Você já ouviu falar em coragem criativa? O termo, inserido no contexto católico, significa uma característica individual que se manifesta diante das dificuldades enfrentadas na vida. Em outras palavras, quando alguém consegue vencer dificuldades cotidianas acreditando em Deus e tendo fé em Seus propósitos.
Dessa forma, o Papa Francisco ressaltou recentemente a vida de São José como um exemplo de coragem criativa, por meio da carta apostólica Patris Corde.
Mas por que ele é considerado o exemplo do termo? A pergunta é simples de ser respondida: porque José, mesmo com todos os planos e metas para sua vida, mudou tudo depois de Deus lhe dar outros desígnios.
Quando Maria foi chamada para ser a mãe de Jesus, o carpinteiro a acompanhou e dedicou sua vida a cuidar do filho de Deus. Desde que descobriu a gravidez, manteve a serenidade e buscou encontrar saídas para que Maria pudesse ter uma gravidez e parto com segurança. Trabalhou incessantemente para que isso acontecesse e, dessa forma, manifestou toda a sua coragem criativa para resolver todos os conflitos e dificuldades que apareciam no caminho. Sempre com muita fé, sabia que era por um propósito maior. Dessa forma, nunca questionou os porquês, mas acreditou e confiou no que estava acontecendo.
O Pontíficie apresentou ainda diferentes características de São José que o colocam como o exemplo de coragem criativa. Separamos duas delas apontadas por Francisco como essenciais aos seres humanos.
A primeira é transformar um problema em uma oportunidade. Isso aconteceu quando José soube transformar em oportunidade o desafio de ter que ir embora de Nazaré para que Maria pudesse ter o filho em segurança. Não acreditamos que Deus nos abandonou, mas sim nos deu uma oportunidade de inventar ou inovar.
A segunda é usar a experiência humana a serviço da fé. José cumpriu sempre os desejos de Deus sem hesitar, porque sabia dos planos divinos. Aprendeu pouco a pouco o que precisava e nunca renunciou ou desistiu de suas responsabilidades.
Nem sempre acreditar nos propósitos de Deus é fácil. Questionar as decisões e tentar compreender os motivos pelos quais tudo está acontecendo faz parte da humanidade. No entanto, a partir do momento em que se estimula a coragem criativa, tem-se uma melhor compreensão das vontades divinas para os indivíduos.
Quanto mais observamos a história de São José, mais ele se apresenta como um homem de coragem criativa. Sua confiança em Deus está intimamente ligada ao amor que tem em seu coração e sua fé. E essa relação se retroalimentam, porque quanto mais ele confiava em Deus, mais amor recebia – e vice-versa.
Por isso, usar São José como espelho da coragem criativa pode ser o primeiro passo para conseguir aplicá-la diariamente.
Quer ler tudo sobre São José? Aqui no IDe+ temos uma série especial sobre o marido de Maria, acesse os links abaixo e se inspire muito com a história desse homem cheio de coragem criativa.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.