Talvez você não saiba o que a palavra tibieza significa. No entanto, em algum momento de sua vida ela pode ter feito parte dos seus dias. A tibieza significa, de acordo com o dicionário de língua portuguesa, um estado de fraqueza, debilidade, falta de entusiasmo e até mesmo frieza.
No conceito mais religioso, ela também pode demonstrar a insatisfação com Deus e com si próprio, além da falta de vontade para oração ou de forças para pedir ou desistir de algo.
E agora que você já sabe o que significa, ficou mais claro saber se, em algum momento da sua vida, você já sofreu com a tibieza?
É difícil perceber quando as pessoas estão vivenciando a tibieza, principalmente porque o seu estado espiritual fica debilitado e desanimado. Mas há formas de compreender e observar se a tibieza está presente. Separamos os 5 principais sinais da tibieza espiritual.
Jesus nos ensinou a ser piedosos e misericordiosos. Ela pode ser feita também pela meditação e observação, a fim de encontrar a verdadeira necessidade individual. Porém, quando a piedade deixa de fazer parte da vida da pessoa, há sinais de que a pessoa está ficando tíbia. Outra questão importante é deixar a piedade ser negligenciada, incluindo a má-vontade para orar, confessar e falta de generosidade para corrigir tais práticas.
Nem sempre compreendemos os planos de Deus para a vida, mas é necessário entender que há possibilidades. Quando alguém sente-se aborrecido com Deus, é sinal de que a vida espiritual pede ajuda. A falta de paz interior age mais do que a vontade de viver uma vida plena e feliz.
Ser puro e praticar o bem sem olhar a quem. Deus ensina que tudo o que o ser humano faz não é para ganhar vantagens, mas sim para cumprir os propósitos divinos e alcançar a glória de Deus. Ao agir com interesses levianos, a pessoa se afasta da pureza nas suas intenções, e esse é outro sinal da tibieza humana.
Ninguém é perfeito a ponto de não ter falhas. Mesmo com muitas imperfeições, Deus nos ama e nos dá possibilidades de alcançarmos o seu reino com seu perdão. A pessoa tíbia, ao contrário dessa compreensão, acredita que não precisa ser fervoroso a Deus e não é fiel com as pequenas coisas do dia a dia. Porém, são também nos pequenos sacrifícios ocultos, pequenas cruzes e virtudes que, por meio da generosidade, santificamos a alma.
Há muito o que se fazer ainda, mesmo que já se tenha percorrido um grande caminho. Ser tíbio é ter a presunção de que o caminho feito está completo e confiar apenas no passado como salvação. Tanto esforço quanto generosidade devem ser constantes. Quando paramos, estagnamos na vida, deixamos de progredir nas virtudes e espiritualidade.
Quando a tibieza chega, Deus acaba sendo afastado da vida do indivíduo. Isso significa que ela tem como característica o distanciamento de Deus. Dessa forma, uma pessoa considerada tíbia rompe sua relação com Deus.
Portanto, o primeiro passo para combater a tibieza é ter consciência acerca da importância de Deus na sua vida e renovar constantemente a presença do Espírito Santo no cotidiano.
Ironi Spuldaro, escritor e apresentador do programa Há Poder de Deus, explica que nos tornamos pessoas melhores a partir da oração e da compreensão da importância do Espírito Santo em nós. “Não podemos fazer nada de bom sem o Espírito Santo. É ele quem nos convence do que é pecado, que nos torna testemunhas de Deus e que nos fará realizar coisas maiores do que aquelas que o Senhor realizou. E o Espírito Santo habita em nós”.
Quando a pessoa se afasta de Deus pela tibieza, ela afasta também o Espírito Santo do seu templo. “É preciso que a inspiração para a vida nasça do Espírito Santo, porque é ele quem possibilita ter mais intimidade com Deus. Por ele também teremos um desejo diário de inspiração para a santidade”, completa Ironi.
“Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando voltarei a ver a face de Deus?” (Sl 42,3).
O salmo é uma demonstração do quanto precisamos de Deus para conseguir compreender seus propósitos. Ao ter a tibieza como caminho, afastar-se de Deus é a premissa básica e, dessa forma, não se enxerga mais o que Ele ensinou.
Padre Reginaldo Manzotti, em um de seus textos publicados aqui no IDe+, disse:
“A vida é busca e encontro. Nossa grande busca é Deus, Ele é o amado de nossa alma (…). Busquemos encontrar Deus e Ele se deixará encontrar. O próprio Deus nos diz, através do profeta Jeremias: “Vocês me procurarão e me encontrarão se me buscarem de todo o coração” (Jr 29,13).”.
Quando a alma encontra a Deus, o remédio natural contra a tibieza chega. O Espírito Santo se inflama e a pessoa consegue compreender o que verdadeiramente importa, aquecendo a mente e o coração. Quanto mais cheios de Espírito Santo, menos chances de cair na tibieza. Quanto mais imersos na tibieza, mais precisa-se do Espírito Santo para sair desse estado.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.