Luto: o que não dizer

Luto: o que não dizer

Certamente você conhece alguém que já passou ou está passando pelo luto. Às vezes, é muito difícil saber o que dizer ou como ajudar a pessoa que acaba de perder um ente querido. Mas você sabia que uma forma de ajudar é também sabendo o que não dizer? A psicóloga Julita Sena, que tem capacitação em morte e luto, listou 5 exemplos.

5 exemplos do que não dizer

  1. “Você precisa ficar bem”

    Ficar bem é algo muito amplo e vago para quem está passando pelo processo, principalmente se a perda for recente. Usar a palavra precisa, que dá a ideia de dever, vai trazer uma pressão que pode prejudicar ainda mais o enlutado.

  2.  “Essa dor nunca vai passar”

    O processo de luto é particular, mas o formato da dor do início do processo, até por ser um sentimento novo, parece insuportável, é algo que consome e apavora. Ainda que a saudade e a lembrança da pessoa que partiu nunca passem, a ideia de que ela sempre vai sentir a dor daquela maneira não ajuda.

  3. “Vai passar. Tenha calma”

    Também deve ser evitado pelo sentido que pode atingir. Para quem ama alguém que não está mais presente, a ideia de que essa pessoa vai simplesmente “passar” é inimaginável. Que tal substituir por: “o tempo ajuda a transformar o sentimento”.

  4. “Já está na hora de…”

    “O tempo é relativo”, como já mostrou a ciência, e os processos e o tempo de luto de cada um dependem de diversos fatores, como: relação com a pessoa que partiu, tempo de convivência, a saúde emocional prévia do enlutado, a causa da morte, o apoio que existe para quem ficou e muitos outros. Por isso, falar em “hora certa” para melhorar pode trazer apenas mais ansiedade ou frustração.

  5. “Tudo bem?”

    É um cumprimento muitas vezes automático. Quase um “olá”. Porém, para quem está passando por uma situação extremamente sensível como luto, o simples fato de responder se está “tudo bem” pode ser difícil, já que, naquele momento, nada [ainda] está bem e a pessoa precisa passar pelo processo até chegar a ressignificar a vida ou mesmo “reaprender” a viver com a nova realidade.

O luto é um processo pelo qual todo mundo já passou ou vai passar. Por isso, a recomendação de especialistas é abordar o assunto e a morte como parte da vida, como algo natural e não tabu. Aproveite para ler nosso conteúdo especial sobre o tema: Como a fé ajuda a viver o luto pela perda de entes queridos.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.