No dia 25 de dezembro, muitas pessoas se reúnem para celebrar o Natal. Família, amigos e conhecidos compartilham alimentos, presentes e muitas histórias, além é, claro, dos momentos de espiritualidade pelo nascimento de Jesus. No momento de reunir pessoas que, muitas vezes, pensam diferente, tiveram anos com diversos obstáculos, conquistas e mudanças na vida, é importante ter um compromisso com a paz e o bom convívio.
Para manter o espírito natalino e o convívio familiar com a harmonia que deve existir não apenas nesta data, mas no ano inteiro, separamos três dicas do que NÃO fazer na celebração do Natal.
Perguntas indiscretas são uma péssima escolha para o dia. Isso inclui a presença de namorados, opinião política e a respeito da aparência do outro. Ninguém é obrigado a estar feliz o tempo todo e, por alguma razão, esse tipo de pergunta pode despertar algum gatilho emocional impactante. Ou seja, você pode estragar o momento daquele ente querido com uma questão assim.
No entanto, não precisa ficar sem curiosidade de saber como a pessoa está. A dica é perguntar se está tudo bem e, se na conversa o outro aceitar, fazer mais perguntas sobre a vida e os relacionamentos, por exemplo.
Outra dica valiosa é só perguntar aquilo que você também responderia sem dificuldades ou problemas. Lembre-se: o limite para tudo é o respeito com os irmãos.
Sobre a opinião política, esse tema é bem delicado. Então, evite deixar os ânimos exaltados. Prefira sempre os momentos engraçados e felizes.
Algumas piadinhas, no estilo do “pavê ou pacumê” são recorrentes nos períodos de encontros familiares. Só que você pode evitá-las caso sejam de cunho pejorativo.
Dessa maneira, pense bem no que você vai dizer antes de poder ofender algum de seus convidados. Ninguém é igual a ninguém e você pode, com uma frase, machucar muito a pessoa que está ao seu lado. A dica é, portanto, pensar no que será dito antes de contar aquela piada.
De resto, é um dia festivo e nada melhor que comemorar a vinda de Jesus com muita risada. Então, pode procurar uma lista de boas conversas e trocadilhos para fazer toda a família cair na gargalhada.
As famílias e amigos se reúnem em um horário determinado no Natal. Após a Missa ou então antes da celebração para depois irem juntos fazer às preces. Se você se atrasar, acabará afetando os planos de toda a família. Por isso, cumpra os horários determinados e não chegue tarde (ou muito cedo).
Se atrasar, a dica é avisar com antecedência e deixar claro que a família pode seguir os planos até você chegar. Ao contrário, se precisar chegar mais cedo, também avise os anfitriões, pois eles já podem ter planos que não incluem a sua presença. Lembre-se: a comunicação clara e verdadeira é a melhor forma de garantir a eficiência dela.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.