Desde cedo, ainda na primeira infância e durante a catequese, somos preparados pela comunidade para conhecer os ritos da santa Missa. A celebração que nos coloca em diálogo com Deus por meio da reflexão conjunta de Sua palavra, que nos dá oportunidade de perdão e comunhão, é uma das principais experiências de fé do catolicismo.
Mas, para além dos ritos sagrados que aprendemos e nos habituamos a ver por parte das autoridades católicas que celebram a missa, há também nosso ritual individual como participante das celebrações.
A Irmã Lúcia Anita Caçol coordena a catequese na Diocese de Guarapuava e nos lembra que, sempre que vamos a uma celebração, temos que ter claro em nossa mente e coração qual o nosso propósito em estar na Igreja.
“Como bons fiéis católicos e pessoas de Deus, se vamos para a celebração, devemos ter o objetivo de buscar nela nos preencher mais dos ensinamentos do Pai. É na celebração que buscamos mais a Deus. Ele já está em nós, mas O buscamos com maior força nas celebrações. Vamos lá para nos encontrar em comunidade, agradecer, louvar a Deus por tudo que nos dá. Por isso, é preciso consciência: se vou para a celebração, o que me atrapalha para estar na presença de Deus?”, pondera.
Será que conhecemos todos esses passos e recomendações que permitem viver e sentir as missas plenamente? Para quem tem dúvida nessa missão, o post de hoje é especial. Vamos ver aqui coisas que você não deveria fazer na missa e talvez não saiba. Vamos lá?
Para Irmã Lúcia, podemos destacar alguns pontos como principais a serem evitados:
Esses detalhes que parecem pequenos e irrelevantes para muitos mostram o zelo pela Eucaristia e pela celebração toda em si. Se não estamos com esse propósito, estar na Igreja é frívolo e desrespeitoso, por isso, não basta apenas ir até a missa para, de fato, estar com Deus. É preciso abrir o coração e assumir sua postura cristã.
Fiéis acompanham Santa Missa. Foto: Felipe Gusso
E se você está pensando que essas são as únicas recomendações para se evitar durante a missa, ainda tem mais. Além das principais elencadas pela Irmã Lúcia, confira essa lista e fique atento a todas às recomendações:
Quais dessas recomendações você já seguia e qual aprendeu hoje? Conta pra gente.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.