O que o futebol de botão tem a ensinar? História e lições do jogo que atravessa gerações

O que o futebol de botão tem a ensinar? História e lições do jogo que atravessa gerações

Bem, amigos do esporte e da criatividade! Preparem-se para jogadas que fazem história e atravessam gerações como uma atividade para fazer em família. Nesse campo, idosos e jovens podem competir à vontade. Uma tradição original do Brasil, que vai muito além de simples botões e mesas improvisadas. É hora de conhecer as origens e curiosidades desse esporte que conquistou corações e resiste ao tempo: o futebol de botão!

Apito inicial: o nascimento do futebol de botão

No fim dos anos 1920, enquanto o futebol tradicional conquistava os campos de todo o mundo, uma versão inusitada da paixão pelo esporte começava a ganhar forma. Inspirado na modalidade de campo, o futebol de botão, também conhecido como futebol de mesa ou futmesa, dava seus primeiros passos, ou melhor, jogadas. A brincadeira usava botões de roupas como jogadores e uma placa de celotex, material utilizado em forros e paredes na época, servia como campo.

O jogo evoluía, mas foi em 1930 que Geraldo Cardoso Décourt deixou sua marca nessa história. Ele publicou o livro “Regras Officiaes do Foot-ball Celotex” e foi um verdadeiro golaço de criatividade e regulamentação. Assim, deu a base do futebol de botão e estabeleceu o Dia do Botonista, comemorado no aniversário de Décourt: 14 de fevereiro.

O mundo dos botões

Ao longo das décadas, o futebol de botão virou uma paixão nacional, reconhecido oficialmente como uma modalidade desportiva no Brasil em 1988. Hoje, é praticado no mundo todo e ganha variações. A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa reconhece oito modalidades distintas, cada uma com suas próprias regras, encantos e desafios.

A modalidade 1 toque foi inicialmente conhecida como “regra baiana”. Com duas variações – botão liso e botão livre (cavado por baixo) – essa modalidade exige técnica refinada e estratégia apurada.

As mesas, com altura de 78 cm, revestidas preferencialmente em verde, são os campos de batalha. Com dimensões de 2,2 m por 1,6 m, o campo de jogo é demarcado com precisão, e as traves, com 15 cm por 6 cm, são testemunhas de muitos golaços.

Os atletas do futebol de botão são chamados técnicos, com botões de até 6 cm de diâmetro e 1 cm de altura como jogadores. O goleiro, um paralelogramo de 6 cm por 3,8 cm, com espessura de 2 cm, defende o gol. A bola é um disco de 1 cm de diâmetro e 0,2 cm de altura e rola pelos campos de botões com a promessa de muitos lances emocionantes.

Lições do jogo

Assim como no campo tradicional, o futebol de botão tem seu tempo regulamentar. Com jogos de 50 minutos, divididos em dois tempos de 25 minutos e um intervalo de 5 minutos, a competição é intensa. E, claro, quem faz mais gols leva a vitória para casa.

Mas o futebol de botão não é apenas sobre gols e vitórias. Deixa lições sobre respeito ao adversário, aceitação da derrota e jogo limpo. Cada lance, cada peteleco nos botões, é uma oportunidade de crescimento, diversão e interação.

O apito final

Do Pará ao Rio de Janeiro, do Celotex às mesas personalizadas, a atividade faz parte da cultura esportiva brasileira. É mais do que uma brincadeira: tradição que resiste ao tempo, uma expressão de paixão e dedicação.

No jogo da vida, na qual cada lance é uma oportunidade, a atividade ensina que, mesmo com pequenos botões, podemos marcar grandes gols.

Nesse campo, desde a origem, a criatividade reina e todos sempre são bem-vindos.

Foto: @cbfmoficial

Como fazer um jogo de futebol de botão

O Museu do Futebol fez um passo a passo para quem quer montar o próprio jogo. Veja!

Você vai precisar de:

  • Cola branca
  • Fita crepe
  • Folhas de sulfite
  • Tesoura
  • Caneta
  • Lápis de cor, canetinhas, tinta e etc.
  • Fita adesiva
  • Botões de camisa e/ou tampinhas de garrafas diversas
  • Caixinha pequena como caixinha de fosforo, porta treco etc.

Modo de fazer:

  1. Para iniciar a confecção do jogo, separe os materiais escolhidos para desenhar, colar e personalizar os times.
  2. Com os botões e tampinhas em mãos, confeccione os jogadores de futebol. Posicione os botões ou tampinhas em cima da folha de sulfite e utilize lápis ou caneta para fazer o molde e personalizar os seus jogadores.
  3. Repita o passo anterior com as caixinhas para formar os goleiros dos times. Dica: Escolha a superfície que será o campo de futebol, sendo o mais lisa possível (como vidro) para facilitar os jogadores deslizarem por ela.
  4. Com todos preparados para entrar em jogo, escolha um botão menor ou faça uma pequena bolinha de papel para ser a bola. Dica: Para marcar as linhas do campo utilizamos fita crepe. Para o gol, pode usar palitos de fósforos para fazer o desenho.
  5. Por fim, utilize da criatividade para criar as regras do seu jogo e se divertir! Dica: os jogadores são conduzidos dando pequenos petelecos com os dedos.

Quer acompanhar eventos esportivos do futmesa?

A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa é a entidade que representa o esporte dentro e fora do território brasileiro e está ligada à Secretaria de Esporte do Governo Federal. Tem por objetivo difundir e incentivar a modalidade. 

Acompanhe as competições programadas para 2024: Confederação Brasileira de Futebol de Mesa.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.