O que preciso fazer para me confessar de forma correta?

O que preciso fazer para me confessar de forma correta?

Tão importante quanto o cuidado com a saúde do corpo, a saúde espiritual também requer atenção, zelo e admissão. Como em todo e qualquer processo de cura, precisamos parar, refletir, avaliar os sintomas daquilo que sentimos e buscar a melhora. Quando falamos de dores da alma, é no sacramento da confissão que encontramos o caminho curativo e misericordioso. 

Na caminhada cristã, a confissão nos aproxima de Deus, de Seus propósitos e ensinamentos. Se fechamos os olhos para as dores e falhas do nosso espírito, como iremos tratá-las e vencê-las?

É preciso coragem, humildade e fé para a confissão. Padre Reginaldo Mazotti lembra que não importa o quanto erramos ou o que fizemos de errado. O que importa é a decisão que tomamos depois.

“Precisamos pedir para sermos curado das nossas incredulidades em relação a Deus, à sua família, ao amor, às suas dores. Precisamos pedir para sermos curados das nossas feridas internas”. 

Mas como podemos fazer isso?

É muito comum termos dúvidas sobre o processo de confissão: ‘por que preciso buscar um Padre, se posso falar com Deus em minha oração?’, ‘e se eu tiver vergonha do padre?’, ‘não sinto necessidade de me confessar’. Todos esses pensamentos são mais comuns do que imaginamos e muita gente passa por esse processo. 

Por isso, o IDe+ conversou com o Padre Érico Gabriel Gurkowski, da Diocese de Guarapuava, que atua na Coordenação da Ação Evangelizadora e também como pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga e Beato Carlo Acutis. O bate-papo tira dúvidas muito populares e traz dicas valiosas para que a confissão seja eficiente, tranquila e verdadeira. Confira nossa conversa:

Como a confissão deve ser feita? Quem pode se confessar? 

Padre Érico: No sacramento da confissão pedimos a cura, a purificação dos males espirituais, confessando os nossos pecados. Pelo arrependimento, nós buscamos o Sacerdote para receber a absolvição e o perdão dos nossos pecados. Nessa caminhada de fé que vamos fazendo, vamos meditando, refletindo em nossa vida sobre tudo aquilo que desagrada a Deus, ao próximo, e também os pecados que cometemos contra nós mesmos. Nos colocamos diante do Sacerdote para pedir perdão às nossas faltas, suplicando a misericórdia de Deus.

Esse é o caminho que fazemos para nos encontrarmos na graça de Deus. Todo cristão batizado, a partir da Eucaristia, que vê a necessidade de pedir perdão a Deus, pode se confessar. Pedimos perdão por todas as vezes que quebramos essa comunhão com Deus através de nossos pecados, das falhas. Costumo dizer que pecamos mais por omissão aquilo que poderíamos fazer, deixamos de lado por preguiça, comodismo. Por isso, pedimos perdão por nossos atos e omissões, suplicando a Deus Sua misericórdia. Não devemos ter medo de nos confessar. Temos que ter medo de pecar e não pedir perdão por nossas fragilidades. 

Por que me confessar a um Padre e não diretamente a Deus? 

Padre Érico: Se é Deus quem nos perdoa por nossos pecados, então, por que não irmos direto a Deus? É muito comum pensarmos isso, mas devemos lembrar que o Sacerdote é um canal da graça. Gosto de dar esse exemplo: para que a gente possa tomar um bom banho, é preciso termos a canalização que traz a água até o chuveiro, não basta apenas o chuveiro. Nesse sentido, entendemos que o Padre é essencial para que possamos receber esta graça do sinal visível do perdão de Deus. Como diz o Catecismo da Igreja Católica, só Deus perdoa os pecados, mas seu filho, Jesus Cristo, diz a Pedro:

O Filho do homem tem o poder de perdoar os pecados na Terra’. E Jesus exerce esse poder divino: ‘Teus pecados estão perdoados’. Em virtude da autoridade divina, Ele transmite esse poder aos homens, através dessa missão que ele confere a Pedro.

“Tudo que ligares na Terra será ligado no céu. Tudo que desligares na Terra será desligado no céu”. 

A vontade de Cristo é que toda Sua Igreja seja, na oração, na sua vida, o sinal e o instrumento do perdão e da reconciliação. Por isso, nos dirigimos ao padre, essa autoridade que foi confiada pelo próprio Jesus ao Sacerdote e aos seus discípulos para que perdoassem os pecados. 

A confissão só pode ser feita pelo Padre?

Padre Érico: A confissão é feita diante do Sacerdote. Além dos padres, nossos bispos, nossos cardeais e o Papa também atendem a confissão. Muitos sempre perguntam: com quem o Padre se confessa? Com quem o Bispo se confessa? E o Papa?

Todos nós também temos nosso confessor, que no caso do Padre, a confissão pode ser feita com outro Padre ou com um Bispo. Assim como um bispo também pode se confessar com um padre, e assim por diante. Todos buscam essa cura e misericórdia de Deus por suas falhas. 

Como posso me preparar para a confissão?

Padre Érico: Primeiro, para nos confessarmos, deve haver o arrependimento das nossas faltas. E para isso, o primeiro passo é fazer o bom exame de consciência. Aliás, o exame de consciência não precisa ser feito apenas para a confissão, mas ao cair da tarde, à noite, antes de dormirmos, podemos fazer essa reflexão e pedir a Deus por nossas faltas, antes de descansarmos.

Mas, na confissão, precisamos receber a graça do Sacerdote, por isso, o exame de consciência é importante. E no que consiste esse exame?

É analisar nossa vida, nossa relação com Deus, com o próximo e nossa relação conosco. Podemos utilizar de vários métodos para fazer uma boa confissão, uma delas é observarmos os Dez Mandamentos da Lei de Deus, se não temos infringido nenhum desses mandamentos, pensando em como estamos vivendo os mandamentos de Deus e se não estamos fracassando em algum deles.

Também temos os cinco mandamentos da Igreja e um deles nos diz sobre a confissão: ‘confessar-se ao menos uma vez por ano’, então, esta é uma obrigação do cristão, que deve buscar a confissão. 

Devemos nos colocar com humildade diante de Deus, reconhecendo nossas fraquezas, nossas falhas, nossas limitações humanas, confiando sempre na misericórdia divina e no perdão de Deus. Nessa caminhada, aprendemos com Jesus que o perdão que nós pedimos a Deus através da confissão, nós também devemos transmitir aos irmãos e irmãs. A confissão faz parte da busca cristã de viver na unidade com Deus. 

Quantas vezes posso receber esse sacramento? 

Padre Érico: Infinitamente, quantas vezes eu achar necessário e oportuno. Lembrando que devemos buscar o confessionário pelo menos uma vez por ano, porque se acabamos deixando de lado esse sacramento, nos afastamos do caminho de Deus e esquecemos qual é esse caminho. Se nos afastamos, acabamos achando que está tudo certo em nossa vida e nos distanciamos dos ensinamentos de Deus. 

IDe+: E sobre o sigilo da confissão?

Padre Érico: A confissão é um sacramento tão importante dentro da Igreja que existe o sigilo da confissão e, caso ela não seja respeitada, uma denúncia pode ser feita ao Bispo, que pode gerar até a suspensão de ordem do padre envolvido. Por que digo isso? Para que se tenha uma ideia do sigilo e da importância desse sacramento.

Por isso, quando nos dirigimos ao confessionário, não temos que ter medo por pensar o que o Padre vai achar de mim, se vai falar do meu pecado para alguém, pois o sigilo é algo inerente dentro da confissão e o qual faz parte, também, da vida sacerdotal. É tão sigiloso que não se pode revelar de modo algum, nem sob tortura, aquilo que o fiel declara na confissão. Tudo que é dito em confissão, morre com o padre. Nada é revelado nem mesmo ao bispo e nem ao Papa. 

 

E aí, já se sente mais preparado para buscar a confissão? Se as palavras do Padre Érico te ajudaram, conta para a gente! Se tiver outras dúvidas sobre como confessar, fale com a gente em nossas redes sociais ou aqui nos comentários.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • LUZIA DE CASTRO FERNANDES LINS
    Aula maravilhosa, com ensinamentos profundos sobre os Sacramentos e principalmente sobre a Penitência ou Confissão . Amei
  • José valentin laguilio
    Muito bom explicação para todos entenderem muito bem.
  • Robson da Silva Santos
    Bom dia, tenho vivido no pecado por um bom tempo nunca me confessei porém meu coração está me proporcionando esse novo espaço na qual as coisas do mundo impede gostaria de saber como progredir nesse fundamento tão importante em minha vida.
  • Antônio Camilo da Silva
    Boa noite! Nunca me confessei Padre Érico, sua benção, mas pretendo fazer isso num futuro próximo, preciso me organizar pra voltar a ser um católico praticamente, o conteúdo me deixa mais aliviado, pois é a confiança que ajuda nessa jornada Deus abençoe, amém!
  • Ricardo José França da Silva
    Foi de extrema ajuda obrigado muito tempo que não me confesso amém
  • Leandro
    Nunca me confessei, não sei nem como começar sempre vive longe de Deus em pecados. Isso se tornou um fardo um peso na minha vida, me arrependo de tudo o mal que que possa ter feito não quero mais isso pra mim sei que todos temos um propósito nunca encontrei o meu peço ao senhor meu Deus que me ajude nessa jornada que sei que não será fácil mais nada é impossível pro senhor. Estou cansado
  • TEREZINHA FOSSE COUTINHO
    Eu preciso confessar. Tenho dúvidas quais meus pecados. Jogar praga é pecado? Pensar em deixar a igreja Católica para seguir outra igreja estou pecando?
  • ROSELI LAGE DE CARVALHO CRUZ
    Muito esclarecedor.
  • NERCINA EMILIA MELO DE ALMEIDA E SILVA
    Muito bom os ensinamentos ! Deus abençoe !
  • Edivone
    Muito Bom
  • Carlos Barbosa de Sousa
    Olá li tudo entendi algumas coisas q não tinha conhecimento, de alguma forma me deixou mais confiante, não porquê tinha medo, ao ler as orientações do padre só me fez entender mais sobre a palavra confessará.
  • Erci Ramos de Deus
    Muito bom , Muitos não se confessam por achar :se eu posso ir direto ao altíssimo porque um intermediário ? Temos que ser católico do jeito católico , não a meu jeito
  • Maria elody Abreu Santos
    Um conteúdo que ajuda,muito atirar nossas dúvidas sobre a conficao amém. Obrigado Boa noite sua benção;pois estou mais confiante.
  • Maria Arlete
    Boa Noite A sua benção Padre Érico, obrigada pelas suas palavras, mim sinto bem confiante em fazer a minha confissão agradecida. Deus te abençoe.
  • Maria Brito
    Obrigado padre Érico, muito confiante depois que li e reli seus ensinamentos pois estou mas preparada para me fazer presente a uma confissão, os seus esclarecimento me encentivou muito mas. q Deus continue lhe abençoando com sabedoria e inteligência.
  • Suely Wosniak
    Obrigado Padre Érico, agora Sim confiante e perseverante na minha fé, obrigado por me esclarecer certos aspectos de uma boa confissão. Deus o abençoe. Amém
  • Luciano
    Estava com receio medo de me apresentar a confissão mais ouvindo esta palavra amanhã vou me confessar
  • Arleide Simões
    Muito esclarecedor, agradecida.
  • Luis pereira de moraes
    Foi muito bom pra mim queria tanto miconfesar com o senhor padre
  • Irene Rodrigues
    Gostei muito das orientações, tirou muito minhas dúvidas,,todas as vezes que vou me confessar fico sem saber o que vou falar agora melhorou. Deus é maravilhoso.
  • Ana da Conceição de Jesus
    Muito bem explicadinho parabéns
  • Vera Rocha
    Faz muito tempo que me conheceu, não seio como me expressar nem como falar dos meus pecados. Me ajude por favor. Estou me sentindo perdida!
  • Luciana
    Gostei muito das explicações do Padre Érico, estou me preparando para a confissão, gostaria de saber se tenho que falar de cada pecado? Ou dizer, me arrependo dos meus pecados, e me comprometo não cometê-los?
  • Bernadete de lourde samapio
    Posso reconfessar pecados mais de uma vez por medo da minha confissao ter sido invalida . E pecado reconfessar ?
  • Rainete Gaspar
    Muito bom!
  • Sebastião de Araujo
    Muito esclarecedor gostei, muito obrigado.
  • Onancy Almeida
    Foi muito bom o esclarecimento
  • Maria moura
    Achei ótimo!
  • Vicente luiz giacomel
    Muito bem explicado necessidade do cristão se confessar. Mas o que não acho correto e estar frente a frente com o padre. Seria melhor se o padre não tivesse acesso a identidade da pessoa. A igreja poderia voltar a ter os concessionários sem ver o fiel.
  • Maria da Guia Silva
    Olá boa noite! Eu não sei o q falar na confissão! Não sei como me expressar! Posso pedir q o Pe me conduza , me auxilie?
  • Muito esclarecedor!
  • Teodoro
    Excelente explanação que Deus nos abençoe🙌
  • Mary
    Achei ótimo e mim deixou mt confiante obrigada padre Érico por suas palavras 🙏🏾🙏🏾❤❤
  • Luciana Aparecida
    Achei otimo
  • Silvana
    Gostei muitíssimo.
  • André
    Achei ótimo, esse conteúdo, eu amo me confessar, por que desde o ventre materno, meus saudosos pais me ensinaram a importância deste sacramento. Deus abençoe e peço também a sua benção Padre Érico.
  • Igorskq
    Ukraine
  • Eu gostei muito das dicas do pé Érico sobre o exame do consciência ,e a confissão são totalmente deferente .eu pensava ser igual .
  • Muito bom Aprendi muita coisa que eu estudei quando era criança o catecismo hoje eu tô com 65 anos e tinha esquecido de muitas coisas foi muito bom
  • Rosângela Galvão
    Esclarecedor! Gratidão
  • Muito bom! Ajudou-me bastante! Gratidão
  • Regina Márcia Rodrigues
    Desde q fiz a primeira comunhão tenho horror à confissão , tenho vergonha, fico muda qdo consigo joelhar no confessionário já pensei em desistir de comungar mil vezes.
  • Wellington
    Estava com muito medo de me confessar, mais depois dessa pequena revisão nas palavras do padre Érico. Criei coragem e vou me confessar..
  • Maria Helena
    Muito esclarecedor.Simples linguagem.Otimo
  • Maria Vitória
    Gostei, conteúdo bastante informativo.
  • Gostei
  • ElizangelaGomesR
    Gostei

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.