O que significa dar a outra face?

O que significa dar a outra face?

“Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra” (Mateus 5,39). Você provavelmente já ouviu esse versículo e pode ter questionado se sempre deve oferecer a outra face como uma forma de perdoar erros ou ofensas de quem lhe machuca. 

O Evangelho possui uma riqueza de significado e, além da passagem em Mateus, também encontramos uma citação parecida em Lucas 6,29, a qual diz:

“[…]. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses[…]”. 

Conversamos com o teólogo Paulo Pacheco, que também é supervisor de orientação espiritual da Obra Evangelizar É Preciso, para entender mais sobre o que Jesus nos ensina com essa afirmação. 

 

Amar os inimigos?

A primeira questão que Paulo nos explica é que, em ambos os trechos, a maioria das pessoas acaba espantada porque surge a dúvida de como é possível seguir esse preceito de Jesus. Sempre perdoar: será que era isso que Jesus estava falando?

“Se pudéssemos dar um título somente a estes versículos, talvez pudéssemos chamá-lo de ‘AMAR NOSSOS INIMIGOS’. Porém, o conceito de amor que Jesus cita não é somente no contexto de sentimento, mas no sentido de ação, amar como atitude. É preciso interpretar à luz da tradição judaica, para a realidade do momento em que Jesus vivia e trazendo aos nossos dias”, explica Paulo. 

Dessa forma, é preciso compreender que a tradição judaica vê o tapa no rosto com o lado externo da mão no lado direito como uma ofensa grande.  Como Jesus viveu nessa realidade, passou por situações como essa. Em Jo 18 22-23, antes da crucificação, tem-se:

E, havendo ele dito isso, um dos guardas que ali estavam deu uma bofetada em Jesus, dizendo: É assim que respondes ao sumo sacerdote? “ 

Paulo então explica que Jesus responde sobre a outra face revelando  o verdadeiro significado do que se quer dizer. “Jesus não revidou a agressão, mas evitou (pelo menos naquele momento) que ela se prolongasse. A ideia principal ou podemos dizer a ‘regra de ouro’ é evitar que se prolongue ou que a violência gere mais violência”.

Dar a outra face nos dias atuais

Atualmente, diferentes situações nos ensinam a seguir os ensinamentos de Jesus perante o significado de dar a outra face. Um exemplo explicado por Paulo Pacheco está nas situações cotidianas, como o trânsito. 

“Quando um carro nos fecha, nossa primeira atitude é xingar o outro e, se possível, revidar a fechada. Mas Jesus vem nos ensinar: respira, conte até dez, quinze ou vinte, e depois ore para que Deus acalme aquela pessoa para que não cause um acidente às outras pessoas”.

Nem sempre conseguimos respeitar esse ensinamento, porque é difícil controlar, mas não é impossível.  

Deus nos ensinou com palavras que ainda fazem muito sentido, mesmo sendo mostradas há mais de 2 mil anos. Ainda assim, são atitudes desafiadoras. 

“Vemos ainda muito presente a desigualdade, os excluídos e vulneráveis nas ruas, nos hospitais, nos asilos, presídios, enfim, na sociedade. A Palavra de Jesus ainda clama a nós o olhar ao próximo, a aqueles que necessitam, não pensando em recompensa, mas através do AMOR, do amor atitude e não só sentimento distante, sem contato”, disse Paulo. 

 

Não devemos ser submissos

Ser tolerante é totalmente diferente de não se defender de uma agressão, por exemplo. 

“Não é errado nos defendermos contra uma agressão. Devemos zelar por nossa integridade, mas sempre que possível não devemos colocar o orgulho à frente, vencermos o debate, dar a última palavra. Muitas vezes, recolher-se e deixar para lá é o caminho para descontinuar a violência”.

Prova dessa interpretação é que Deus nos ensina na passagem a seguir:  

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: sede santos, porque eu sou santo” (Pedro 1, 15-16).

A passagem nos fala sobre tolerância, perdão e expressão do amor, que devem passar pela tolerância e a não continuidade do ciclo de agressão. 

 

O amor é a maneira mais sublime de oferecer a face

Jesus nos ensinou muito sobre o amor. A passagem também faz referência a isso. 

“Através do amor ao próximo. É amor como palavra que gera atitude, que gera ação de olhar com o coração ao próximo. É seguir a Justiça de Deus concretizada nos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não o amor piegas, da boca para fora, mas o Amor em Plenitude, assim como Jesus nos ensina através de Sua Palavra”, completa Paulo. 

“Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta” (Tiago 2,26). 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Rogério da Conceição Gomes
    Gostei deste conteúdo foi foi aqui que eu pude tirar minha dúvida a qual não ter encontrado em outros conteúdo de significado mas através desse abrir a minha mente que eu pensava muito tempo como é que pode ( eu apanhar numa Face e depois eu dar a outra)? E através desse comentário abriu minha mente a qual eu já imaginava e pensava que agressão gera agressão temos que ser cauteloso em ações e atitude quando alguém vem ao nosso encontro provérbio vai falar que a palavra branda alivia o furô eu Rogério Gomes de Olinda Pernambuco amei muito
  • Isaias da cruz domingues
    Eu concordo com cristo, acho que o revide jera mais violencia ; nao devemos resistir o mal quando um miliante nos anuncia um asalto nao devemos reagir
  • Eduardo justimiano Pinheiro
    achei muito interessante esse aprendizado ,porque muitas pessoas confundem esse texto aprendi muito.
  • Glauciene
    Penso de igual modo. E as pessoas sabem que Jesus usava parábolas, mas algumas mensagens de Jesus, elas preferem levar ao pé da letra, lógico, quando as convém, ao ter que interpretar. Ora, como seria essa mensagem na "visão" de quem a convém. "Dar a outra face' : apanha e dá a outra face', apanha e dá a outra face..... Seria como: vire um saco de pancadas. Excelente colocação do Ide.
  • Danilo
    Muito bom. Mim edifiquei
  • Gilmar Elias de santana
    Muito bom
  • Matheus Lucas
    Basicamente o texto trata da vingança. Minha é a vingança disse o SENHOR
  • Glodi salmo João
    Adorei esse texto bíblico Eu gostaria mas desses livros
  • Antonio Cordeiro
    (...) Um certo colaborador de minha equipe, após ser demitido, fez inúmeras ações com propósito de me prejudicar sem nenhum resultado. Após um tempo ele passou por um grande problema, e o único que pode ajuda-lo fui eu. Assim fiz, e o seu conceito mudou quem era o problema.
  • Carmen Teixeira Evangelista
    Não ficou muito claro. "De a outra face". Seria o perdão o amor ao próximo?
  • Antonio José
    Muito bem esclarecido, essa é a verdadeira atitude,de nós colocamos nessa posição. Esse é o verdadeiro encinamento bíblico,amém;
  • Muito bom devemos fazer o que a bíblia nós ensinar. Maravilhoso
    Muito bom Graças a Deus temos muitos temas maravilhoso na bíblia pra nós ensinar muito muito bom
  • Celio
    Excelente
  • Maria Lucieude Barbosa Ferreira
    Texto bíblico muito edificante, nos faz pensar em nossas atitudes e para nosso crescimento na fé em Jesus Cristo 🙏
  • Marlene Maria de Moura
    Mateus5, 39 sempre foi muito complicado para eu entender, porém foi muito bom a explicação do testo .
  • Luciana Pereira de Andrade
    Achei esclarecedor e sabio. FAz com que vejamos o proximo com mais humildade e carinho. REalmente não e facil, mas e o que devemos fazer!
  • Luiz Fernando Valério
    Muito bons ensinamentos,temos q ter esse pensamento,essa serenidade de sair de certas situações sem confronto,as vezes é difícil mas é o melhor caminho e esse texto veio nos ensinar isso.
  • Amaro Gomes da Silva
    Muito bom. Edificante!
  • Maria Cristina Paula de Oliveira
    Ótimo texto. Perfeito.
  • Maria de Lourdes Soares Carvalho
    Esse conteúdo foi maravilhoso!
  • Maria de Lourdes Soares Carvalho
    Achei ótimo, de mt valia .
  • Rosicler Bernieri Ascari
    Toda a reflexão feita à luz da Palavra de Deus, possibilita à mudança de pensamentos, sentimentos e principalmente de atitudes. Um excelente texto/uz, diante de tantas violências vividas hoje. Parabéns!
  • Carlos Henrique
    São Jorge guerreiro
  • Simone
    Muito bom, fácil de entender
  • Guto Kraft
    Ótimo texto, parabéns pelo bom trabalho.
  • Flávia I Freitas
    Oferecer a outra face significa: não responder a uma violência com mais violência. É uma forma de fazer o bem, ao invés de buscar vingança, é perdoar, mesmo em situações/momentos difíceis. Não se trata de ser covarde, mas de responder ao insulto com amor e não com ódio. “Oferecer a outra face” é um ensinamento de como devemos tratar as pessoas que nos agridem, mostrando que atitudes devem ser saudáveis e compassivas.
  • Ótimo excelente!
    Muito bom conteúdo, enriquecedor.
  • Altair Braz Favarao
    Gostei muito do texto porque explica muito bem o que é amor
  • Maria graças
    Amem, más ainda tenho dúvidas sobre o vira a face.
  • Rayssa Lima
    Eu achei a sua explicação muito boa. Obrigada!
  • Alexandre José Passos
    Dar a outra face demonstra que estamos seguros de nossos atos e de nossas intenções. Que vamos continuar, com as graças de Deus, a lutar pela justiça. Que vamos sim, permanecer acreditando no amor divino.
  • Maravilhoso ensinamento,que o Senhor Jesus nos ajude a pratica-lo.
  • Rosângela Gomes
    Excelente.. muito esclarecedor.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.