O que significam as cores das vestes litúrgicas?

O que significam as cores das vestes litúrgicas? Foto: Felipe Gusso

As vestes litúrgicas são como as roupas, mas têm um significado muito maior, e por isso mesmo que as chamamos de vestes (ou paramentos). São assim denominadas porque têm um significado sagrado e devem ser utilizadas para a celebração da liturgia ou do culto. 

As vestes mudam de tempos em tempos, e provavelmente você percebeu isso durante as celebrações da Santa Missa. As cores alteram exatamente porque temos um tempo litúrgico específico para cada veste, bem como celebrações específicas que exigem tais alterações. Todas elas, no entanto, seguem o padrão de cores: verde, vermelho, branco, roxo, róseo e preto. 

Verde

A veste verde que o Sacerdote utiliza é a mais utilizada. Como símbolo da esperança, os Sacerdotes a usam em domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. 

Vermelho

A representação do fogo do amor, da caridade e do martírio, o vermelho lembra o fogo do Espírito Santo e, por isso, é a cor de Pentecostes. Como representa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas em nome de Deus, a veste aparece nas Festas dos Santos Mártires, domingo da Paixão e na Sexta-Feira Santa

 

Foto: Felipe Gusso

Branco

Ao usar a cor branca, está se transmitindo a paz, pureza, alegria e a ressurreição de Jesus. Por isso, é a veste litúrgica da Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos não-mártires. 

Roxo

O luto e o sofrimento de Jesus também estão presentes nas vestes litúrgicas, e são representados pela cor roxa. Sendo assim, durante a Quaresma e no Advento é a cor das vestes. Aparece também em Santas Missas dos mortos e durante a confissão. 

 

Foto: Felipe Gusso

 

Rosa

Durante o terceiro Domingo do Advento (Gaudete) e no quarto Domingo da Quaresma (Laetare), usa-se a cor rosa para simbolizar a alegria em tempo de penitência. 

Preto

Em celebrações fúnebres, como a Missa de corpo presente e também no Dia de Finados utiliza-se a cor preta. 

Podem ser usadas outras cores?

A resposta é sim. Sacerdotes podem usar outras cores e elementos em suas vestes litúrgicas. Entre elas, tem-se o dourado (que lembra a realeza de Deus) e o azul (para celebrações em homenagem a Nossa Senhora). 

Foto: Felipe Gusso

 

Cada Padre escolhe suas vestes?

A designer Tuani Caleffi, responsável pelo desenho das vestes do Papa Francisco quando ele esteve no Brasil em 2013, explica que há diferenças nas vestes e que elas são de acordo com escolhas individuais e da Igreja. 

“Vestes litúrgicas fazem parte de uma tradição. É uma expressão simbólica do que significa o sacerdócio usada para representar serviço a Deus. Dessa forma, é possível explorar símbolos litúrgicos para reforçar os ensinamentos bíblicos de cada período litúrgico. Além disso, o membro de uma paróquia muitas vezes opta por homenagear um padroeiro específico ou ainda a própria Igreja”, disse. 

Apesar dessas particularidades, a designer explica que eles são apenas detalhes, a cor das vestes segue sempre o calendário litúrgico, ou seja, obedecem às cores anteriormente citadas para cada ocasião. Mas é importante citar que o importante é a intenção de expressão simbólica do sacerdócio. “Não existe uma regra clara a respeito das casulas, podem variar em material, podem conter ou não bordados, estampa e até mesmo gola”. 

Veste utilizada pelo Papa Francisco durante a visita ao Brasil em 2013. Crédito foto: Vatican Media

Curiosidade

Você já percebeu que as vestes litúrgicas são diferentes para os distintos cargos da Igreja? Isso mesmo, Padres, Bispos e Papas não costumam utilizar as mesmas vestes, já que elas representam o cargo que exercem na Igreja. 

Quando desenhou as vestes do Papa Francisco no Brasil, Tuani conta que fez o desenho pensando na simplicidade pregada pelo Pontífice. 

A designer conta que a equipe em que ela trabalhava teve a oportunidade de presenteá-lo com a casula e mitra da missa de Copacabana, durante as celebrações da Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013. 

“Nos focamos em aplicar os aprendizados do Papa Francisco. O tecido escolhido era sustentável. O bordado era leve e o desenho escolhido representava o lema da JMJ Rio 2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mateus 28, 19). Além de somar com os paramentos litúrgicos utilizados por outros representantes da Igreja nesse evento.  Com certeza foi uma alegria muito grande participar desse projeto. Vale ressaltar que o resultado só foi possível com bom trabalho em equipe, e muitas mãos de pessoas dedicadas em tornar esse sonho realidade”, finalizou. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • DENY
    AMEI SABER MAIS DO QUE EU SABIA
  • Anna Paula Ramos
    Gostei muito. Agradeço a Deus, ao Meu Senhor Jesus Cristo e ao Divino Espírito Santo que abençoe todos os irmãos que trabalharam para que esses estivessem aqui para nós ensinar os fundamentos da nossa religião católica. Muito obrigada a todos.
  • Flávia
    Gostei . Tirou muitas dúvidas e entendi melhor . Aprendi na verdade
  • Bianca Fialho de Araújo
    Gostei muito
  • Eliany lopes da conceição
    GOSTEI MUITO POIS APREDI O CORRETO SOBRE AS CORES ,HOJE NÃO TENDO MAS DUVIDAS ESSE CONTEUDO MAGNIFICO PARA MEU APRENDIZADO E PODER FALAR DAS CORES DAS VERTES DOS SACERDOTES COM EXATIDAÓ.MUITO OBRIGADA QUE DEUS CONTINUI TE ABENÇOANDO RICAMENTE E GUIANDO SEUS PASSOS TAMBÉM, AMÉM E GLORIA Á DEUS. BOA NOITE,

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.