Março é um mês muito especial para a Igreja, pois é tempo de celebrar São José. A imagem do Santo com o Menino Jesus no colo é a melhor representação da paternidade. Ele assumiu Maria grávida de Jesus, mesmo sabendo que não era o pai da criança. Cuidou e protegeu o Menino, assim como faz conosco hoje ao interceder por nossos pedidos.
Representa a personalidade desse grande homem: simples, humilde e trabalhador. Essa também é a cor da madeira, que remete ao ofício de carpinteiro, trabalho que amparou e sustentou a Sagrada Família.
Às vezes roxa, azul ou branca. O roxo remete à fé, paciência e confiança. O azul simboliza o céu, onde São José está e de lá intercede por nós. Já o branco, nos lembra a paciência e a pureza de coração.
Essa flor, assim como a túnica branca, representa a castidade e a pureza de José, homem honesto que confiava, obedecia e era fiel à vontade de Deus.
Em quase todas as representações, São José olha para baixo. Lembra-nos que ele foi o pai terreno de Jesus. Amou, cuidou e ensinou o Menino. Além disso, significa também que olha e intercede por nós, que estamos aqui na Terra.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.