O que você faz para não perder a fé?

O que você faz para não perder a fé?

Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já se questionou sobre o porquê de algumas coisas acontecerem, não é mesmo? Mas não se assuste nem se culpe, isso é normal e acontece com todos os seres humanos, afinal, estamos em constante evolução.

Em Hebreus 11,1, aprendemos que a fé é:

 “O firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”.

Isso significa que é por meio da fé que temos construído nossas bases junto a Deus. 

Jacinta Cristina Vieira, catequista da Paróquia Nossa Senhora da Visitação, localizada no Bairro Boqueirão, em Curitiba – Paraná, deu algumas dicas importantes para que você siga firme na fé e não desista diante das adversidades.

Fique sempre perto de Deus

Para Jacinta, ficar perto de Deus sempre é uma maneira de acreditarmos ainda mais em Sua Palavra e vontades.

“Vá à missa todo o domingo. Isso é muito importante porque lá estamos diante do Santíssimo. Estar lá é fundamental em qualquer situação, tanto na alegria quanto na tristeza”. 

Participar das celebrações da Santa Missa auxilia a compreender melhor os desejos de Deus, além de ser efetivamente um encontro com Ele

Como disse Padre Reginaldo Manzotti, no texto sobre a Santa Missa, participar dessa celebração é vivenciar a oração mais poderosa. 

“Não há oração mais perfeita do que a Santa Missa, porque nela temos o clamor da Igreja à Deus. Quem se interpõe no meio e faz a nossa defesa é Jesus. Por isso, não tem oração mais forte, não tem reza mais potente que a Santa Missa”. 

Tenha uma Bíblia em casa

Outra dica da catequista é ter uma Bíblia em casa, de preferência que seja apenas sua. Você tem que ter em um lugar de estudo e reflexão, exatamente para poder anotar e aprender com as Palavras de Deus. 

“Em momentos difíceis, a Bíblia é o único livro em que o autor está presente. Porque enquanto a lemos, estamos fazendo ao lado da presença viva. É a palavra de Deus viva na sua casa”, explica. 

Caso ainda não tenha uma Bíblia em casa ou não esteja habituado a ler o texto, o IDe+ separou algumas dicas do Papa Francisco sobre como ler a Bíblia. Confira o texto completo aqui. 

Reze o terço

A oração é um instrumento poderoso quando estamos passando por dificuldades e também quando queremos agradecer. Rezar o terço, portanto, auxilia a nos conectar com Deus e com a fé pela oração. 

A dica da catequista é rezar o terço sempre. “É importantíssimo reservar um horário para a oração. Ao rezarmos o terço também estamos pedindo a presença de Maria como intercessora nossa, como advogada. Ela é a consoladora, a mãe que quando não temos coragem, ela intercede junto ao Pai”. 

E se você ainda ficou com alguma dúvida sobre a importância de rezar o terço, aqui no IDe+ tem um texto interessante com mais motivos para fazer a oração. Veja neste link

 

Viva em comunidade

Entre todas as dicas dadas pela catequista, viver em comunidade, para ela, é a forma mais latente de nos reencontrarmos com a fé. Recentemente, Jacinta vivenciou uma grande perda e foi a comunidade que demonstrou o clamor do Espírito Santo ao ajudá-la a ter força. 

“Temos Deus como alicerce, só que Deus precisa da comunidade para nos fortalecer. Assim como Jesus precisava dessa rede de apoio, a gente também precisa dessa mesma comunidade. Por isso, esteja perto de alguém que te leve para perto de Deus”, completa a catequista.

 

Pratique todas as dicas sempre!

Cada dica de hoje faz parte de uma junção de atividades que podemos fazer sempre para não perder a fé. Como nos ensina Jesus:

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-ei. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes” (Marcos 11, 22-26)

Para finalizar, Jacinta lembra que não podemos ficar parados na compaixão por nós mesmos. Diante de momentos difíceis, a fortaleza no sofrimento nos auxilia a pensar na vida de uma maneira diferente.  Devemos lembrar que Maria não ficou parada diante da Sruz, lá ela estava em pé, com fé no que estava reservado. Quando ficar difícil, disse a catequista, lembre da palavra do Senhor:

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (Timotéo, 4,7)

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.