Quando a fé e o humor se encontraram no Vaticano, o resultado foi de bons risos e orações. Papa Francisco recebeu em audiência, na sexta-feira (14), na Sala Clementina, cerca de duzentos humoristas do mundo todo. Entre os presentes, estavam brasileiros, como Fábio Porchat, Cacau Protásio e Cristiane Wersom. A atriz e comediante americana Whoopi Goldberg também participou do encontro organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, que tem o objetivo de aproximar a Igreja das artes e celebrar a importância do humor na vida de todos.
O Pontífice deu as boas-vindas aos artistas e destacou a relevância do trabalho daquelas pessoas.
“Tenho grande estima por vocês artistas que se expressam com a linguagem da comédia, do humorismo e da ironia. Vocês têm o dom de fazer as pessoas rirem em meio a tantas notícias sombrias, espalhando serenidade e sorriso,” disse o Papa.
O Pontífice falou sobre o poder unificador do riso.
“À sua maneira, vocês unem as pessoas, porque o riso é contagioso. É mais fácil rir juntos do que sozinhos. A alegria permite o compartilhamento e é o melhor antídoto contra o egoísmo e o individualismo,” afirmou o Papa.
Ele ainda mencionou que o riso ajuda a quebrar barreiras sociais e a criar conexões entre as pessoas.
Para o Papa, os humoristas têm a capacidade de despertar o senso crítico por meio do riso.
“Vocês conseguem fazer sorrir mesmo quando lidam com problemas, pequenos e grandes fatos da história. Vocês denunciam os excessos de poder, dão voz a situações esquecidas e evidenciam abusos, mas sem espalhar alarme ou terror,” disse Francisco.
Como lembrou, de acordo com a Bíblia, a Sabedoria divina praticava sua arte para o benefício do próprio Deus, o primeiro espectador da história.
“Lembrem-se disto: quando vocês conseguirem fazer com que sorrisos inteligentes brotem dos lábios de até mesmo um só espectador, vocês também fazem Deus sorrir,” afirmou.
O Pontífice citou São Tomás More e compartilhou que pede ao Senhor que lhe traga senso de humor para encarar tudo que precisa. Para isso, recomendou a “Oração do Bom Humor de São Tomás More”:
“Dai-me, Senhor, uma boa digestão, mas também alguma coisa para digerir. Dai-me a saúde do corpo e a necessária boa disposição para mantê-la. Dai-me uma alma santa, Senhor, que tenha olhos para a beleza e a pureza, que não se assuste ao ver o pecado, mas que encontre o meio de colocar as coisas de volta no lugar. Dai-me uma alma que não conheça o tédio, as murmurações, os suspiros e os lamentos, e não permitais que eu me preocupe demais com essa coisa incômoda demais que se chama ‘eu’. Dai-me, Senhor, o senso do bom humor. Concedei-me a graça de entender uma brincadeira, para descobrir na vida um pouco de alegria e para partilhar com os outros. Amém.”
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.