Simples, discreto e carregado de significado, o desenho de um peixe continua como um dos símbolos importantes da fé cristã. Conheça a história do Ichthys, um sinal que nasceu em tempos de perseguição e se mantém como expressão de fé e identidade.
A palavra Ichthys vem do grego antigo (ἰχθύς), que significa literalmente “peixe”. Cada letra da palavra forma um acrônimo:
Assim, “Ichthys” pode ser traduzido como: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.
Esse pequeno desenho — aparentemente comum — era, na verdade, um código secreto usado por cristãos perseguidos no Império Romano. Em tempos em que a fé poderia custar a vida, fiéis utilizavam o sinal como forma de se reconhecerem em segurança. Era comum que um cristão desenhasse uma parte do peixe na areia; se o outro completasse a figura, confirmava que também era seguidor de Cristo.
O símbolo do peixe aparece em diversos momentos da vida de Jesus e tem relação direta com o anúncio do Reino de Deus:
Além de usado entre os primeiros seguidores de Cristo, o peixe foi encontrado em catacumbas e locais de sepultamento cristão, indicando que ali havia irmãos na fé.
Com o passar dos séculos, ele continuou como um sinal de pertença e evangelização. O Ichthys reaparece em adesivos, camisetas, chaveiros, joias, murais e redes sociais. É uma forma de reafirmar, com simplicidade, a fé em Jesus Cristo. E ainda carrega um convite: ser pescador de homens, alguém que segue o Evangelho e vive para anunciar o amor de Deus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.