O uso do véu nas missas ainda é recomendado?

O uso do véu nas missas ainda é recomendado?

Alguns jovens não devem sequer ter visto e outros podem lembrar, com certo esforço, de um item que foi por muito tempo marca da presença feminina nas Santas Missas e igrejas. A extinção quase completa do uso do véu pelas mulheres nas igrejas, quando estavam em momento de oração, é parte de uma mudança significativa da história recente da Igreja Católica. 

O uso do véu na Missa vem desde o início do cristianismo no Oriente, em um período em que o item era obrigatório para as mulheres. A determinação foi preservada pela comunidade por muito tempo. Quando alguém entrava na igreja para assistir à missa via todas as mulheres presentes com a cabeça coberta, seja por boinas, gorros, véus ou toalhas de renda.

Isso porque no Código de Direito Canônico de 1917, que vigorou até 1983, havia um cânon que falava sobre o assunto:

“Os homens, na Igreja ou fora dela, enquanto assistem aos ritos sagrados, devem trazer a cabeça descoberta, a não ser que os costumes aprovados do povo ou circunstâncias peculiares determinem de outra maneira; as mulheres, no entanto, devem trazer a cabeça coberta e estarem vestidas de forma modesta, especialmente quando se aproximarem da mesa da comunhão”. (Cân. 1262 §2).

No entanto, no Código atual, que vigora desde 1983, não se encontra mais nenhum cânon referente ao tema, ou seja, como é ele que está em vigor, não há mais essa obrigatoriedade. 

A tradição e o piedoso uso do véu

Como uma longa tradição da Igreja Católica, o uso do véu era compreendido como um hábito que inseriu a mulher em um espírito de ritualidade e adoração. Considerado um belo costume católico, seu uso era visto como importante para manter a modéstia dentro da igreja e o devido respeito à presença do Senhor.

Esse item assinalava a mulher como uma pessoa de oração, que sabia por que e por quem ia à igreja. Todas as moças e mulheres deveriam usar ainda em toda Santa Missa e, também, na hora da confissão.

Essa visão e compreensão católica estava amparada no preceito bíblico das palavras de São Paulo: 

Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem. Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem; nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem. Por isso, a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos (1Cor 11, 7-10).

 

Atualmente, o uso não é mais obrigatório. Mas ainda é permitido?

Com certeza: aquelas mulheres e moças que tenham desejo de usá-lo podem fazê-lo com tranquilidade. Sua desobrigatoriedade não significa proibição. Cada mulher é livre para usar o véu ou não, de acordo com as circunstâncias e com a realidade de sua paróquia. Muitas são as formas de devoção e a decisão por seu uso ou não deve ser tomada a partir do discernimento de cada mulher. 

É importante ter em mente, em todos os casos, que seu uso não foi abolido e, em diversas partes do mundo, mulheres ainda mantêm tal costume, sendo seguido principalmente por grupos tradicionais e conservadores da Igreja Católica romana e demais Igrejas do Oriente.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Henry
    Olá. Então a passagem onde Paulo fala sobre o uso do véu dá uma margem de interpretação dúbia pelo código de direito canônico pois aquela ordena uma coisa e esta não anula mas neutraliza a ordem . Quando um órgão especializado da igreja entra em choque com a sagrada escritura então nós já estamos MMA ou vale tudo. Doce , doce , doce como o mel. O resto é mimimi.
  • Maria Isabel de Souza costa
    Acho lindo de respeito a santa igreja e digno estar a presença do Senhor acho grandeza
  • PRISCILA GOMES DA SILVA
    E no meu caso , que fui casada na igreja por 9 anos , e me divorciei há 9 , tenho 36 anos hoje ,sirvo a Deus e estou em comunhão,poderia usar ,se sim , qual a cor ?
  • Márcia Arantes
    Eu gosto de usar o véu.. Deveria ser incentivado.. O véu é sinal de respeito a Deus
  • Vando
    Bem completo é a explicação que procurava muito bom.
  • Michely kirstus
    Amai e bem teresante,gostaria muito de usar o véu mas não sei se posso porque sou divórciada,atualmente sou solteira e que cor o caso poderia usar tenho 44anos. Se eu puder usar vou fazer muito gosto de agradecer a Deus por tudo...obrigada.
  • Valéria Gonçalves Hoffmann
    Olá amei conteúdo,e mostra como temos que ter respeito na casa do pai e selar pelo amor.nao sabia o significado de usar o véu achei bonito quem usa e parabenizo. Que Maria Santíssima os abençoee.
  • Rosalva
    Eu já usei véu quando era menina, e sempre achei lindo! Mas, quando a Igreja liberou o uso do véu e as igrejas foram ficando modernas, ninguém mais usava, e eu também não! Mas agora, em maio de 2023, fiz a minha consagração à Nossa Senhora e antes do dia me veio uma vontade de usar o véu para homenagear à Mãe de Céu! Então, comprei a renda e fiz o meu véu, depois comprei outro no Mercado Livre, e estou usando em todas as missas que vou. No primeiro dia eu fiquei com um pouco de vergonha, mas depois passou! Sou a única mulher usando véu na Igreja, mas não me importo, porque isto é “entre mim e Deus”. Estou com 65 anos e cada dia que passa tenho mais vontade de rezar e de estar mais próxima de Deus e de Nossa Senhora! O véu é apenas um acessório, mas eu gosto de usar e o faço em respeito à casa do Senhor!
  • Bom dia. Benedita Francisca Vieira Belentani
    Eu uso o véu pieque amo a Jesus Cristo e para mim é sinal de respeito e a vontde de Deus nas minhas orações.
  • Joyce Dayane Damas
    Ótimo conteúdo! Atentem-se para o 8º comentário abaixo do meu, da Alcione, ela fala sobre as cores indicadas do véu, para cada situação da mulher, moça, ou menina, com a Igreja. Estejam todos bem guardados na graça de nosso Senhor!
  • Clycia
    Desde criança sempre tive vontade de usar o véu. Agora decidi fazê-lo, mas sentia um pouco de vergonha. Rezei ao Senhor e Ele me instruiu. Estou usando. As pessoas olham, mas é entre Deus e eu.
  • Vânia
    Sempre que abro a biblia, cai na passagem a vestimenta da mulher,1Coríntios 11,2 a 16,entendo que Deus quer que use,então vou usar,já desobedecemos demais a Deus,não entendo pq o costume foi abandonado,se está na biblia,mas o padre Gabriel Vila Verde fala que nunca foi abolido,acho que os padres deveriam incentivar o uso do véu nas missas.
  • Jurema Nunes
    Acho lindo o uso do véu
  • Lúcia de Oliveira Pinto
    Tenho 76 anos e de uns anos pra cá voltei a usar o véu. Na minha comunidade só eu uso. Esse desejo brotou no meu coração e me sinto mais próxima de Deus. É como se fosse um RESPEITO☝️ que consegui recuperar. 🙏
  • Mari Emilia dos Santos Barbosa
    Achei ridiculo tirar o véu pois quando criança ia na igreja católica achava lindo o comporta mento hoje em dia ninguem saba quem o católico ou não somente conhece os cristãos por causa dos trajes e a congregaçao que até hoje continua usando véu pois outras não infelizmente mais mesmo assim respeito as atitudes de vcs e cada doutrina pois não sou juiz para julgar
  • Marlene Maia
    Gostei me ajudou nas dúvidas. Comprei.um veu e vou usar também. Estou em Espírito de oração e mortificacao. Vou usar.
  • Cris
    Devemos seguir tudo o que toca nosso coração, respeito e devoção nos remete ao mais profundo amor a Cristo.... Vou usar, eu nunca presenciei alguém usando... lembra nossa senhora, mãe do nosso senhor Jesus Cristo.
  • Alcione
    Eu não usava, véu onde eu cresci nunca vi mulher alguma com véu,era comunidade, quando mudei para o interior de São Paulo fui a uma Misa no bairro vi algumas mulheres usando, achei muito bonito,passei a frequentar aquela comunidade, depois de algum tempo perguntei para uma senhora,onde comprar o véu ela falou que teria que fazer, então comprei a renda e o barrado,vi um vídeo de uma moça mostrando como fazer, e fiz o meu véu manual ,comecei a usa-lo em casa quando ia rezar, depois passei a usa-lo na igreja,e até hoje uso , já entro na igreja com ele,e só tiro quando saio de dentro da igreja quando já estou na rua.Aprendi que: acor branca e para as crianças e jovens solteira,a cor bege é para as mães solteiras e a cor preta é para as senhoras casada na igreja católica.
  • Edna Maria Guimarães
    Sempre teve curiosidade e vontade de usar
  • Maria Correa
    Morro de vontade usar, sempre achei tão lindo e não consigo parar de olhar para uma mulher dentro de uma igreja a usar um véu. Mas tenho vergonha, não sei que cor comprar (sou casada), não sei como usar, nem que hora pô-lo. Se alguém que use, puder me dar dicas, agradeço <3
  • Terezinha m a
    Eu tenho 62 anos fiz primeira comunhão e fui filha de Maria por um tempo na vila penteado u da usava véu e achava lindo os padres deveria dizer na missa quem quer usar o véu fica a vontade assim muitas mulheres voltariam a usar fiquem com Deus
  • Noemia Cristello
    Achei que a partir de 1983, foi totalmente ignorado. Eu cresci vendo minha avó indo todos os dias na missa rezar o terço, levando seu véu. Quando fiz a primeira comunhão, aos 10 anos , estava esperando p colocar o véu, mas não usaram, ficou adormecida a vontade, hoje tenho 62 anos e não irei usar, pois ninguém usa e nenhum padre menciona a liberdade de poder usar.
  • Edileia Gonçalves
    Achei interessante, e agora sei o motivo do véu para as mulheres que rezam
  • Terezinha
    Deveria voltar a ser usado o véu, e ser proibido trajes indecentes como shortes regatas e degotes
  • Adevair
    .A achei muito legal
  • Rosalina
    Achei excelente é muito esclarecedora.
  • Vailton
    Bom esclarecedor
  • Teresa
    Eu era criança e acompanhava Minha Vó às missas e achava lindo, emblemática com quando ela desdobrava sua mantilha de renda e a punha sobre a cabeça e desfiava o terço, enquanto esperávamos a entrada do pároco. E eu olhava para ela e queria crescer e ter meu véu também. Mas! - aí, aí! - já não era usual nem quando eu era criança; era "coisa de velho". 😒 Hoje, com +50 anos, adotei o véu. E repito a mesma cena. Chego, persigno-me, cubro minha cabeça com o véu e tiro o terço. O véu convida a uma maior introspecção, é um suave muro que nós separa do mundanismo ao redor. Aumenta a sensação de reserva, concentração... É quase um estado meditativo, proporcionado pelo simbolismo do véu - até porque os outros evitam "puxar conversa" com quem está com o véu.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.