Os milagres que levaram à canonização de São João Paulo II, o “grande peregrino”

Os milagres que levaram à canonização de São João Paulo II, o “grande peregrino”

“Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo”. O autor dessa frase e ensinamento foi São João Paulo II, que nasceu Karol Józef Wojtyła e deixou um legado forte e inspirador. Nascido na Polônia, em 1920, o seu caminho até a santidade foi marcado por momentos que transformaram pessoas e lugares. Conhecido como o “grande peregrino”, ele foi um verdadeiro missionário da paz, do amor e da diplomacia.

O papado de São João Paulo II se estendeu por quase 27 anos e ele foi canonizado em 27 de abril de 2014, com uma Santa Missa celebrada pelo Papa Francisco, que escreveu:

“São João Paulo II, apaixonado pela vida e fascinado pelo mistério de Deus, do mundo e do homem, foi um dom extraordinário do Senhor à Igreja. Recordemos a sua fé: que seja de exemplo para viver o nosso testemunho hoje”.

A canonização de João Paulo II

O processo de canonização requer a confirmação de pelo menos dois milagres atribuídos à intercessão do candidato à santidade.

O primeiro milagre que levou à sua canonização foi a cura da Irmã Marie Simon-Pierre, freira francesa que sofria de doença de Parkinson, a mesma condição que afligiu o Papa João Paulo II nos últimos anos de sua vida. Após a morte do Santo em 2005, ela orou por sua intercessão e experimentou uma recuperação inesperada e completa, o que os médicos e profissionais da saúde consideraram inexplicável.

O segundo envolveu uma mulher costa-riquenha chamada Floribeth Mora. Ela estava à beira da morte devido a um aneurisma cerebral e, após rezar a São João Paulo II, foi curada. A equipe médica que a tratou reconheceu a intervenção divina como a única explicação para sua recuperação.

A vida de São João Paulo II é marcada até hoje pela fé, graças alcançadas e também pelo seu legado de ensinamentos cristãos. Seu papado foi exemplo pela promoção da justiça social, pelos esforços ecumênicos e por sua defesa da vida e da família.

Seu carisma e sua mensagem de amor e esperança conquistaram corações mundialmente, inclusive no Brasil, que recebeu três visitas apostólicas do Papa João Paulo II, em 1980, 1991 e 1997.

  • Neste post do IDe+, você confere como foi a sua visita a Curitiba (PR). 

Uma maneira de conhecê-lo ainda melhor é por meio das suas obras. São João Paulo II é autor de numerosas encíclicas e documentos que abordam questões importantes para a Igreja e o mundo, como “Evangelium Vitae” (O Evangelho da Vida) e “Fides et Ratio” (Fé e Razão).

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.