Padre Cícero: Vaticano autoriza processo de beatificação

Padre Cícero: Vaticano autoriza processo de beatificação

Dom Magnus Henrique Lopes, Bispo da diocese de Crato (CE), anunciou no dia 20 de agosto, em Juazeiro do Norte, que a Santa Sé autorizou a abertura do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista e que ele receberá o título de Servo de Deus.

Dom Fernando Panico, que enviou a mensagem diretamente da Itália, foi o responsável pelo início dos estudos sobre o Processo de Reabilitação do padre Cícero Romão Batista, que estava em análise na Santa Sé. Em 2016, em um encontro com o Papa Francisco, ele agradeceu pessoalmente ao Santo Padre o envio da carta histórica que reconciliou a Igreja com o padre Cícero Romão.

Nascido no dia 24 de março de 1844 na cidade do Crato (CE), Padre Cícero foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1870. Celebrou sua primeira missa em Juazeiro (quando ainda era um povoado chamado de Tabuleiro Grande) na noite de Natal daquele mesmo ano. A partir daí passou a estar mais presente, atendendo o povo com suas palavras e com o seu exercício ministerial. Mas foi com um sonho que o padre Cícero percebeu como se daria a sua missão em Juazeiro.

No mencionado sonho, vislumbrando a última ceia, percebeu a presença de inúmeras pessoas ao redor de Jesus e dos apóstolos. Seriam os flagelados da seca que assolava o interior nordestino. Diante da cena, Padre Cícero escutou de Jesus as palavras que o acompanharam durante toda a sua vida: “e tu, Cícero, toma conta deste povo!”. Foi realmente um divisor de águas para um sacerdote recém-ordenado.

As atividades de Padre Cícero foram intensas e fomentaram as peregrinações a Juazeiro do Norte, o que permitiu alavancar a vida do pequeno povoado, pois muitos iam mesmo para residir e estar perto do “padrinho querido”. 

Homenagem a Padre Cícero na TV Evangelizar

Em 2012, o programa Evangeliza Show, que fazia parte da programação da TV Evangelizar, fez um homenagem a Padre Cícero, o “Padim Ciço”. Para falar sobre o assunto, Padre Reginaldo Manzotti entrevistou o professor e especialista Renato Casimiro, pesquisador da história de Juazeiro do Norte – município do Ceará considerado um dos maiores centros populares de religiosidade popular da América Latina. Confira as fotos desse momento aqui.

Fonte: Diocese do Crato/CNBB

 

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.