Padre Duda, participante do Vozes, fala sobre origens e iniciação na música

Padre Duda, participante do Vozes, fala sobre origens e iniciação na música Foto: Vozes – Felipe Gusso

Em 1º de abril estreou, na TV Evangelizar, o Vozes – Mostra Nacional de Música Católica, que aposta na música como instrumento de evangelização. A cada edição, o programa conta a história de um Sacerdote, Religioso ou Religiosa, de várias partes do Brasil, que se dedicam à música, nos mais variados estilos musicais. No primeiro episódio, Vozes contou a trajetória do Padre Sandro Duda, ou simplesmente Padre Duda, como é mais conhecido pelos fiéis. Foi possível saber um pouco mais sobre sua história e como a fé e a música entraram para sua vida, marcada por viagens pelo país desde cedo, quando ainda era criança em Arapiraca, no estado de Alagoas, onde nasceu.

Foto: Felipe Gusso

Por conta das atividades do pai, Duda como ele, viajava sempre a São Paulo – isso até os 16 anos de idade, quando mudou definitivamente para a capital paulista com a família e fixou residência. Filho e neto de sanfoneiro, o pequeno Sandro sentiu gosto pela música desde cedo.

“A minha mãe dizia que eu era estranho, porque… imagina uma criança lá do sertão do Nordeste parar para escutar ópera. Ouvia as cantoras líricas cantando; eu me recordo que eu mudava a rádio do jornal pra escutar. Eu sabia que todo dia, às seis da tarde, tinha uma cantora cantando ópera. E eu ia e sentava ali e ficava escutando”, lembra Padre Duda.

Uma família musical

Ele conta que sua família sempre foi muito musical, principalmente seu avô e seu tio, que faziam muitos shows pela região Nordeste. “Quem era sanfoneiro naquela época, era rei. Você entrava em todos os lugares com muita facilidade”, comenta o Sacerdote, lembrando que seu pai viajava muito a São Paulo pra realizar shows.

Para a família, seu pai dizia que ia a São Paulo trabalhar sem dizer onde, porém todos sabiam que o trabalho dele era em casas noturnas, cantando com um grupo de forró que já conhecia há muitos anos. Padre Duda conta que seu pai chegava a viajar até três vezes por ano, passando temporadas relativamente longas, que duravam até três meses – o que deixava saudades.

“Era sempre assim. Voltava, aí trazia o sustento da família, depois ele voltava novamente, e assim a gente foi crescendo, vendo isso. Era, na verdade, uma certa ausência, mas a gente entendia que era o carisma dele. E a minha mãe nunca se importou com isso. A gente sempre conviveu muito bem, e assim ficou”, relembra Padre Sandro Duda.

Já seguindo sua vocação de Padre, o jovem Sandro nunca esqueceu a vontade de cantar e chegava a ficar chateado por não conseguir dar vazão a esse talento nato. “Eu sempre tive uma briga muito grande com umas coisas da Igreja, porque eu sempre quis cantar o salmo e nunca deixaram (risos).”, comenta, sempre bem-humorado.

A música sempre fez parte da vida do Padre Duda | Foto: Felipe Gusso

“Eu ouvia aqueles salmistas cantando e dizia: Eu podia cantar melhor! Ou podia cantar, pelo menos. Mas nunca me deram oportunidade”, continua o relato. Até que, depois de entrar para o seminário, foi convidado pelo amigo, hoje Padre Rodrigo, para cantar no lançamento de um livro seu.

Decidiram fazer então um dueto de canto gregoriano, para o gosto e aplauso dos presentes. E eis que, terminada a Missa, uma senhora que estava na igreja, na Paróquia de Santo Antônio, em Engordadouro, Jundiaí, em São Paulo, se aproximou e perguntou onde ele cantava e fez um convite.

“Ela me disse: Eu queria que o senhor emprestasse sua voz pro meu coral, o Coral Pio X. Se o senhor quiser, vai ter, a partir de hoje, quanto tempo quiser. Nós vamos lhe dar uma bolsa pra aprender a cantar no estilo clássico. Então, em todas as minhas folgas, eu guardei meu compromisso de estar no conservatório cantando e aprendendo música clássica e daí pra frente aconteceu”, compartilha o padre cantor, que reverencia com seu cantar a fé cristã e a força do povo nordestino.

Para conferir o programa Vozes na íntegra basta acessar o canal da TV Evangelizar no YouTube.

SERVIÇO

Vozes: Mostra Nacional de Música Católica Contemporânea
Estreia: sábado, dia 1º de abril, às 21h, na TV Evangelizar.
Programação: dias 1º e 2, 8 e 9, 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de abril | sábados e domingos, às 21h.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • José Carlos pinto Da silva
    Este padre realmente é uma benção de Deus e que Deus continue abençoando sua trajetória sempre.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.