Acordar, preparar, sentir seu cheiro e… tomar aquela velha e boa xícara de café. Para milhões de brasileiros, de várias realidades diferentes, este ritual matinal indispensável é bem comum. Muito mais que uma simples bebida, o café é uma tradição da cultura nacional, faz parte da rotina e da história do país.
O Brasil é conhecido mundialmente pela qualidade do seu café, com uma produção que se destaca tanto em quantidade quanto em excelência. O processo do cultivo, do grão até a xícara, é cheio de etapas, culturas e curiosidades. Produtores rurais, em todo o país, se dedicam ao cultivo e hoje contam com aliados importantes, como a tecnologia e técnicas produtivas avançadas.
A história do café no Brasil começou no século XVIII, quando as primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa. Desde então, o café impulsionou a economia brasileira, moldou a paisagem social e cultural. Em muitas regiões, é sinônimo de hospitalidade e socialização. Afinal, tomar um cafezinho combina de encontro, conversa e visitas, como um gesto de carinho e acolhimento que continua sempre “em alta”.
Bastante diversificado, o café brasileiro produz tanto o arábica quanto o robusta em grande escala. O arábica, conhecido pelo sabor suave e aromático, é cultivado em altitudes mais elevadas. Já o robusta, mais encorpado e amargo, é cultivado em regiões mais baixas e quentes. Essa diversidade permite que o Brasil atenda a diferentes mercados e preferências.
Nos últimos anos, a sustentabilidade é uma questão de destaque da cafeicultura brasileira. A agricultura regenerativa, que propõe restaurar os ecossistemas e promover a biodiversidade, tem ganhado espaço entre os produtores, inclusive pelas necessidades do mercado e dos consumidores. A prática melhora a saúde do solo e a qualidade da água e também contribui para a mitigação das mudanças climáticas ao sequestrar carbono na terra.
Discutidas no mundo inteiro, as tendências buscam indicar o futuro da produção e do consumo, com inovação, sustentabilidade e colaboração. Veja cinco apostas, elaboradas pela Revista Cafeicultura, que devem influenciar fortemente a cafeicultura brasileira nos próximos anos:
Da história às tendências atuais, da produção ao momento de servir, mais forte ou mais suave: a todo momento, e de todos os jeitos, o café é muito importante para o Brasil e para os brasileiros. Muita coisa pode mudar, mas essa característica parece ter vida forte e longa.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.