Papa deixa hospital, abençoa e agradece fiéis e reforça a esperança na “paciência do Senhor”

Papa deixa hospital, abençoa e agradece fiéis e reforça a esperança na “paciência do Senhor” Papa Francisco abençoa fiéis antes de voltar para casa./Foto: reprodução Vatican News.

 

A notícia que todos aguardavam chegou: Papa Francisco recebeu alta médica e deixou o Hospital Gemelli neste domingo. Antes de se dirigir à Casa Santa Marta, onde mora, ele apareceu na sacada do 5° andar da policlínica. Foi um pedido do Santo Padre para ficar mais próximo das cerca de 3 mil pessoas que estavam em frente de onde ficou internado por quase 40 dias. 

O Pontífice saudou, abençoou os fiéis e suas primeiras palavras foram: “Obrigado a todos”. Poucas palavras, mas cheias de significado.

 

Na Praça São Pedro, fiéis acompanham a saudação de Papa Francisco./Foto: reprodução Vatican Media Divisione Foto

Carmela Mancuso, de 78 anos, que todas as quartas-feiras participa da Audiência Geral e entrega um maço de rosas ao Santo Padre foi reconhecida em meio às pessoas: “E vejo essa senhora com as flores amarelas. É uma boa pessoa”, disse.

O anúncio da alta aconteceu ontem e a informação foi dada pelos médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone, que alertaram que o Papa estava mais magro. Contudo, Francisco pareceu bem e com um semblante sereno. Ele acenou para os fiéis fazendo o sinal de “joia” com o polegar e a bênção foi dada apenas com as mãos.

Depois que saiu do Gemelli, fez uma parada na Basílica de Santa Maria Maior, onde depositou as rosas de dona Carmela diante do ícone da Salus Popoli Romani, em agradecimento por sua recuperação. Na sequência, o Pontífice se dirigiu ao Vaticano e, antes de entrar pelo portão próximo à sua residência, fez uma última parada para saudar os militares que fazem a guarda naquele local.

Na mensagem de hoje para o Angelus, divulgada pela Santa Sé, Papa Francisco faz uma relação entre a parábola do Evangelho que fala da paciência de Deus e sua saúde. Confira:

“Neste longo período de recuperação, tive a oportunidade de experimentar a paciência do Senhor, que vejo também refletida na dedicação incansável dos médicos e dos profissionais da saúde, assim como nos cuidados e nas esperanças dos familiares dos doentes. Essa paciência confiante, ancorada no amor de Deus que nunca falha, é verdadeiramente necessária à nossa vida, especialmente para enfrentar as situações mais difíceis e dolorosas.”

Relembre 

Papa Francisco, de 88 anos, foi internado no Hospital Gemelli (Roma) no dia 14 de fevereiro, com um quadro de bronquite, após apresentar dificuldade para respirar por vários dias. A situação evoluiu para pneumonia nos dois pulmões, condição crítica de saúde, segundo boletins médicos. Exames após alguns dias indicaram também “insuficiência renal inicial leve”. O Santo Padre permaneceu em tratamento e foi, aos poucos, apresentando melhora. Finalmente, recebeu alta médica.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.