Desde que recebeu alta hospitalar no fim de março, Papa Francisco tem vivido dias de repouso e cuidados médicos na Casa Santa Marta, no Vaticano. Aos 88 anos, o Pontífice enfrentou um quadro de infecção pulmonar que mobilizou orações e preocupações no mundo todo. Agora, como informa a Santa Sé, ele apresenta evolução estável e segue sob observação.
A infecção respiratória, embora controlada, exigiu internação no Hospital Gemelli, em Roma, e forçou o Papa a suspender parte de sua agenda. Com histórico de complicações pulmonares — inclusive com a remoção de parte de um dos pulmões ainda na juventude —, sua saúde inspira atenção especial por parte da equipe médica que o acompanha diariamente.
De acordo com Vatican News, Papa Francisco está retomando gradualmente algumas atividades, como audiências privadas e a condução do Angelus dominical, mas com ritmo mais leve. Seu quadro é considerado “tranquilo e encorajador”, sem agravamentos desde a alta. A prioridade, neste momento, é garantir uma recuperação plena e segura.
O Santo Padre permanece assistido por uma equipe de confiança e, apesar da fragilidade, continua acompanhando de perto os assuntos da Igreja. Mesmo com a saúde debilitada, a disposição espiritual do Papa Francisco se mantém firme, com serenidade e consciência da necessidade de cuidar do corpo para continuar sua missão.
Ontem, na celebração do Domingo de Ramos presidida pelo Cardeal Leonardo Sandri (em que leu a homilia preparada pelo Papa Francisco), os fiéis foram surpreendidos ao final da Santa Missa. O Santo Padre apareceu na Praça São Pedro e ali permaneceu por cerca de 10 minutos. Ele se aproximou dos fiéis presentes, fez uma rápida saudação ao microfone e desejou: “Bom Domingo de Ramos! Boa Semana Santa”.
Na última quarta-feira (9), o Pontífice recebeu, em audiência privada em sua residência, a visita do Rei Charles III e da Rainha Camilla, do Reino Unido. Inicialmente, o encontro havia sido cancelado devido aos problemas de saúde do Papa. O casal de monarcas visitou a Itália em comemoração ao seu 20° aniversário de casamento.
Com mais de uma década de pontificado, Francisco segue como exemplo de coragem e fé. A Igreja permanece em oração, pedindo a Deus que lhe conceda força, amor e recuperação.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.