Papa Leão XIV cria a Diocese de Baturité, no Ceará, e nomeia seu primeiro bispo

Papa Leão XIV cria a Diocese de Baturité, no Ceará, e nomeia seu primeiro bispo

Papa Leão XIV criou, nesta quinta-feira (1º/1), a Diocese de Baturité, no Ceará. Ao mesmo tempo, nomeou como primeiro bispo Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, franciscano capuchinho que foi arcebispo de Vitória da Conquista (BA) entre 2008 e 2019.

A nova diocese tem seu território desmembrado da Arquidiocese de Fortaleza (CE) e abrange 14 municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Canindé, Caridade, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Ocara, Palmácia, Paramoti e Redenção. A área total é de 7.072 km², com população estimada em 298.221 habitantes, segundo dados do Censo de 2022. A diocese contará com 21 paróquias e uma área pastoral.

No início de sua caminhada, a Diocese de Baturité terá o serviço pastoral de 28 sacerdotes diocesanos, 11 sacerdotes religiosos, um diácono permanente, seis seminaristas, 10 religiosos e 31 religiosas. Com a nova configuração, a Arquidiocese de Fortaleza passa a contar com 17 municípios, abrangendo uma área de 8.099 km² e população de 3.823.570 habitantes, com 124 paróquias e quatro áreas pastorais.

Quem é o primeiro bispo da Diocese de Baturité

Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu nasceu em Caruaru (PE), em 18 de fevereiro de 1957, e é membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Ingressou na formação religiosa em 1968, fez a profissão perpétua em 1980 e foi ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1982, na Diocese de Caruaru.

Possui mestrado em Direito Canônico pela Universidade Católica da América, em Washington (EUA), e doutorado pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma. Foi nomeado bispo diocesano de Afogados da Ingazeira (PE) em 2001, pelo Papa São João Paulo II, e transferido em 2008 para a Arquidiocese de Vitória da Conquista pelo Papa Bento XVI. Seu lema episcopal é Ne timeas, tecum ego sum (“Não temas, estou contigo” – Jr 1,8).

Saudação da CNBB à nova diocese

Em mensagem oficial, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou dom Luís Gonzaga Pepeu e o povo da nova Diocese de Baturité, destacando que a criação da diocese expressa o desejo da Igreja de estar cada vez mais próxima do povo. A mensagem recorda o chamado do Papa Leão XIV a uma Igreja sinodal, que caminha, busca a paz, a caridade e a proximidade com os que sofrem, confiando a nova diocese à intercessão de Maria, Mãe de Deus.

Fonte: CNBB

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.