Pare de romantizar finais de ciclos

Pare de romantizar finais de ciclos

O ser humano tem uma capacidade incrível de romantizar finais de ciclos já esperados e concluídos. No amor, então, nem se fala! 

Quantas pessoas ainda romantizam o final de um relacionamento que já terminou há 3, 6 e até 20 anos, contando e repetindo para si mesmos, a teoria de que foi o destino que quis assim, que a vida os separou, entre tantos outros motivos românticos que só existem em filmes. 

Temos uma capacidade baixíssima de nos despedirmos de algo ou de alguém que amamos, e é justamente a nossa baixa capacidade de lidar com finais de ciclos e com a rejeição, que cria no nosso cérebro cria um mecanismo de defesa, onde romantizamos aquela história que já teve fim. Porque romantizar, faz doer menos. Você se isenta de uma culpa ou da uma responsabilidade que era somente sua, e de quem fez parte daquele ciclo. 

Colocamos a culpa no destino, na vida, e no universo. Menos em nós. Menos no outro, que decidiu não seguir ou não compartilhar a sua vida conosco. 

Criamos e acreditamos em justificativas insensatas e mentirosas. Porque nós, simplesmente, não temos a capacidade de lidar com o NÃO e com a REJEIÇÃO.

É preciso PARAR. É preciso olhar a vida e os finais das histórias vividas por nós, com os olhos francos nus da experiência Vai doer? Ô, se vai. Mas a verdade, é a forma mais sensata de agir com você mesmo(a) nessas situações.

Precisamos entender que nós NÃO fomos feitos para ser o passado inesquecível de ninguém. Nós fomos feitos para ser PRESENTE e FUTURO. 

Pare de romantizar o final de um ciclo, com alguém que, mesmo tendo a opção de escolher você, optou por, de livre e espontânea vontade, não ser seu. 

Quando o passado bater em sua porta, dizendo que está com saudades porque isso acontece –, tenha a coragem de dizer a ele: “Você não me pertence mais. Eu já te disse adeus há muito tempo. Siga em paz.” 

Romantizar finais, te faz aceitar ser o passado inesquecível de alguém.  E quando você aceita ser só o passado inesquecível de alguém, você se limita e perde as felicidades que poderiam te encontrar na jornada. 

Se você escolher ir para frente, o seu passado PRECISA ficar para trás.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Selda Goes
    Ach ei ótimo,mas,precisam falar sobre como nao romamtizar no trabalho

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.