A oração é um alimento espiritual. É o momento de encontro com Deus, de se entregar a Ele e se fortalecer. As pessoas que têm ao longo da vida mais contato com os ensinamentos cristãos sabem que fazer suas orações é algo tão importante quanto as atividades do trabalho ou se alimentar. Em tempos modernos, de correria, interação por meio da tecnologia e outros apelos, muitas vezes quem não tem estímulo de seus ambientes, familiares ou do trabalho, acaba por não priorizar ou mesmo se esquece dos momentos de oração.
Porém, nunca é tarde para fazer o caminho da fé e ter a certeza de um amparo divino e perfeito para cada um. O contato e a intimidade com Deus vão sendo aperfeiçoados com o tempo. Quanto mais O buscamos, mais fortalecemos esse laço. Precisa ser cultivado, posto que é hábito, mas, acima de tudo, é preciso querer o encontro e a experiência com Deus.
De acordo com a religiosa Claudia Câmara, da Congregação Salvatoriana, existem muitas formas de rezar e cada pessoa pode ter o seu próprio jeito mais adequado e agradável.
“A oração é uma busca do encontro com Deus, seja no trabalho, seja em casa, seja na Igreja, podemos encontrá-lO em todos os lugares”. Ela acrescenta que, para quem segue a vocação religiosa, existem rotinas mais regradas.
Os grupos de oração, que existem em diversas paróquias, são uma ótima forma de ter mais contato com as orações e discipliná-las, já que há horários marcados para os encontros. Outro fator positivo é que todos ali também estão em busca dessa experiência e podem ser influências positivas na busca pelo fortalecimento da fé.
Anote tudo que você faz no dia e pense em qual ou quais daqueles momentos consegue melhor perseverar na oração. Portanto, é viável estabelecer um horário e se comprometer com ele. O ideal é que seja antes de sair para os compromissos para não permitir que o que está por vir, caso saia dos planos, altere o seu encontro de fé. Outra boa opção é fazer as orações antes de dormir ou assim que acordar. Com o tempo, o hábito vai se tornar tão natural e necessário para o seu dia que os acontecimentos não vão atrapalhar.
Tanto é válido rezar por você mesmo quanto pelo próximo. A gente precisa dessa força maior como base até mesmo para ajudar aos outros. Por isso, mesmo que suas orações sejam voltadas a outra pessoa, peça sempre que Deus, Maria, o Anjo da Guarda e os santos o protejam para que possa ser também um auxílio a quem precisa aqui na Terra.
Um lugar com plantas, com almofadas, claro ou a forma que for mais agradável e mais paz lhe proporcionar. Criar o seu espaço de orações é também uma forma de organizar a rotina de fé e ele deve ser o que faz você querer estar ali. Um objeto sagrado é também importante pela conexão feita. A partir do momento que você tem bem perto uma imagem de Maria, de Jesus ou outro símbolo sacro, a conexão e a sua fé podem ser fortalecidas. Estar no ambiente sagrado é um convite para uma oração.
Jesus muitas vezes ia até a montanha para fazer suas orações. Ele é o maior exemplo para nós e o contato com a natureza é também uma boa forma de fortalecimento da fé. Olhar tudo que Deus fez e pensar como Ele é maravilhoso e divino, como cada detalhe foi pensado, como as coisas são interligadas de maneira bela. Por isso, uma boa dica é procurar pelo menos um dia da semana ir até um lugar como parque, praia, um jardim e outras possibilidades que nos permitam essa conexão.
Conhecer a história dos santos é também uma boa forma de buscar a disciplina na fé. Saber como foi a vida deles, se inspirar e se identificar com eles e, assim, pensar que todos nós podemos buscar a santidade e seguir os caminhos de Deus. Esse envolvimento pode fazer muito bem para a alma e criar laços de fé com figuras importantes para a Igreja Católica e para Deus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.