A Igreja Católica é viva e está em constante busca por novas formas de se conectar com os fiéis, especialmente em um mundo cada vez mais digital. Nesse contexto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está desenvolvendo a Pastoral do Missionário Digital, uma iniciativa que busca acompanhar e apoiar aqueles que atuam como missionários digitais e utilizam as redes sociais e outras plataformas online para evangelizar.
A ideia de criar uma Pastoral voltada para os missionários digitais surgiu como resposta às mudanças tecnológicas e presença da Igreja no ambiente virtual. Ainda está em fase de desenvolvimento, mas as primeiras ações já começaram a ser implementadas, como o 1º Encontro Nacional de Missionários Digitais, realizado em 13 de julho de 2024, no Santuário Nacional de Aparecida, que teve a presença de líderes da Igreja, incluindo Monsenhor Lúcio, secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé. O tema do evento foi “Lançai vossas Redes” e o lema “Do Like ao Amém”.
Segundo Guilherme Cadois, influenciador digital e desenvolvedor do projeto de evangelização “Santa Carona”, que participa da construção dessa iniciativa no Brasil, a proposta está sendo estruturada com base no modelo do Sínodo Digital, realizado no Vaticano.
“O objetivo é criar um espaço dentro da estrutura da Igreja para que os missionários digitais possam atuar de maneira mais eficaz e estar mais próximos dos bispos”, explica.
De acordo com os planos, a pastoral deverá oferecer formação, eventos e subsídios para facilitar o trabalho dos missionários digitais.
“Muitas coisas na história da Igreja surgem motivadas pelo Espírito Santo e depois são organizadas. Agora, o desafio é entender como essas novas formas de evangelização podem ser integradas da melhor maneira possível”, contextualiza Guilherme.
Um dos pontos é a abertura e inclusão. “A ideia não é apresentar uma proposta pronta para ser simplesmente aplicada, mas sim construirmos isso juntos — especialistas, bispos e missionários digitais, em colaboração”, ressalta. A pastoral também tem como missão acompanhar de perto os missionários digitais para ajudar a melhorar suas técnicas e expandir o alcance de suas mensagens.
A evangelização digital já é uma realidade cotidiana para muitos católicos. Eventos como os Rosários online, que já são realizados há bastante tempo no Brasil, são exemplos do impacto positivo que a evangelização digital pode ter. Outros muitos exemplos são as ações da Associação Evangelizar É Preciso, que foram potencializadas devido à pandemia e seguem cada vez mais conectadas aos fiéis por todos os meios.
“A internet não é mais o futuro da evangelização; ela é o presente”, lembra o influenciador.
Entre as próximas etapas do projeto, há o Jubileu dos Missionários Digitais, programado para os dias 28 e 29 de julho de 2025, em Roma. O evento, que contará com a presença do Papa Francisco, é fundamental para a consolidação da Pastoral do Missionário Digital, e todos os missionários digitais ao redor do mundo estão convidados a participar.
“O que torna alguém um missionário é o chamado que recebe no Batismo e o envio que acontece no sacramento da Crisma”, explica. No entanto, ele sugere que os missionários fiquem atentos às iniciativas em suas dioceses e respondam aos convites feitos pelos Bispos.
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