Autor: Diácono Paulo Roberto Pacheco
“Portanto, eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá” (Marcos 11,24).
No setor de aconselhamento da Associação Evangelizar É Preciso recebemos muitos relatos de pessoas que dizem ter pedido a Deus uma determinada graça e não foram atendidas. Logo, essas pessoas se enxergam “acometidas” da privação da graça e comunhão com Deus. É como uma carência existencial em que, para elas, tudo é negado. Sentem-se invisíveis ao olhar de Deus. Mas será possível que Deus seja tão seleto assim a ponto de atender a uns e a outros não? A resposta para esse questionamento que muitos pensam é um peremptório NÃO.
Antes de dar prosseguimento, darei significação a dois conceitos, desejo e necessidade. Podemos dizer que desejo é o que queremos ter, algo que pode ser dispensável e podemos viver sem. Na maioria das vezes, é o ego que se manifesta. Já a necessidade é algo indispensável para nossa vida, nossa sobrevivência.
O Apóstolo São Tiago nos alerta:
“Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões” (Tg 4,3).
É evidente que Deus deseja a nossa felicidade e se compadece de nós. Porém, Ele sabe que muitas vezes o que pedimos e desejamos não será para o nosso bem, não nos edificará. São desejos e vontades e não necessidades. Muitas vezes, esses desejos estão ligados a coisas do mundo e não de Deus. Quando oramos a Deus de forma incorreta, quando o coração não está n’Ele mas nas coisas mundanas, trata-se de uma oração egoísta na qual o que prevalece é o “eu”. Portanto, ao orar e pedir algo a Deus, siga o exemplo de Jesus Cristo que antes mesmo do martírio que sofreria, orou ao Pai:
“Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: ‘Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres’” (Mt 26,39).
Orar a Deus é depositar toda nossa fé n’Ele, confiar em Sua vontade e aguardar o tempo certo. Se receber o que pediu, “Dai Graças a Deus” e, se não receber, também “Dai Graças a Deus”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.