A campanha “De Olho Nos Olhinhos” acontece amanhã e domingo, 16 e 17 de setembro, em shopping centers de nove cidades do Brasil. Nesses locais, o público receberá informação sobre o retinoblastoma, um tumor que pode surgir dentro dos olhos de crianças de até 5 anos de idade. Descobrir esse tipo de câncer e iniciar o tratamento o mais cedo possível melhoram as chances de cura – a doença pode ser fatal.
Médicos voluntários estarão disponíveis para explicar sobre a doença e esclarecer dúvidas dos adultos, enquanto as crianças poderão aproveitar algumas atividades especialmente preparadas para elas. Confira os shoppings que vão acolher a campanha: Eldorado e Shopping Taboão em São Paulo (SP); Via Parque no Rio de Janeiro (RJ); Boulevard BH em Belo Horizonte (MG); Shopping da Bahia em Salvador (BA); Shopping Passeio das Águas em Goiânia (GO); Shopping Curitiba (PR); Manauara Shopping em Manaus (AM) e Boulevard Belém no Pará (PA).
O Conselho Federal de Medicina (CFM) apoia a ação, que foi uma iniciativa dos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert, pais de Lua. A menina foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses de vida e ainda está em tratamento. Hoje ela tem quase 3 anos.
Desde que descobriram o câncer em Lua, Tiago e Daiana iniciaram um trabalho de conscientização e uma campanha pelo diagnóstico precoce. Criaram o site De Olho Nos Olhinhos, onde informam sobre o retinoblastoma, sinais de atenção que os pais ou responsáveis devem ter com os olhinhos das crianças e uma maneira fácil de perceber um possível tumor, que é pelo reflexo branco, ou “olho de gato”.
Quando alguém tira uma foto com flash, normalmente sai com as pupilas vermelhas. Esse reflexo vermelho é geralmente associado a um olho normal e saudável. Porém, em pacientes com retinoblastoma, é muito comum que o reflexo volte branco ou amarelado, o que os médicos chamam de leucocoria, o “reflexo pupilar branco”. Para muitos, parece um “olho de gato”. Isso também é observado quando um raio de sol bate no rostinho da criança.
Mas o casal sugere que é melhor não contar com a “sorte” para detectar uma leucocoria graças a uma foto ou luz. Para eles, é importante levar as crianças ao oftalmologista uma vez por ano desde o nascimento. Esse profissional é o mais adequado para investigar possíveis problemas nos olhos.
Donizetti Dimer Giamberardino Filho, membro do Conselho Federal de Medicina pelo estado do Paraná, defende que, do ponto de vista de boas práticas médicas, o Teste do Olhinho (hermenêutica do exame ocular) é um dever do médico.
“Entre seus deveres de atualização, de informação da família e de diligência do exame físico, do ponto de vista ético do CFM, o médico tem que cumprir com uma boa prática. Nesse sentido, há uma obrigatoriedade, mesmo que não esteja em lei. Todo médico que decide atender crianças precisa fazer o exame do olho. Você não pode terceirizar esse exame ao oftalmologista. A primeira consulta é fundamental para dar à criança o acesso ao oftalmologista”, declarou Donizetti Filho ao participar de uma live na rede social de Daiana Garbin.
Veja o vídeo do pai de Lua no qual ele chama a sociedade para a missão de espalhar informação:
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